domingo, 4 de setembro de 2011

Mt 18, 15-20 - "Se te escutar, terás ganho o teu irmão"

Que bonita lição Jesus nos dá hoje através do Evangelho: perdoar aqueles que nos ofenderam...
É difícil para nós pensar sequer em travar uma simples conversa com alguém que nos fez uma ofensa, quanto mais pensar num gesto de reconciliação e/ou perdão.
Mas se vivermos verdadeiramente a Palavra na nossa vida e nas nossas atitudes do dia-a-dia, procederemos conforme a vontade de Jesus e o Amor reinará entre todos.

Segunda-feira
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se o teu irmão te ofender, vai ter com ele e repreende-o a sós.

Meditação:
O facto de sermos irmãos não nos impede da possibilidade de enfrentarmos divergências nos relacionamentos da família, da fé, pois temos diferenças de criação, de formação, de doutrina, de visão e outras que sem desejarmos nos colocam em situação de ofendidos por algum de nossos irmãos. Por isso, como o Pastor que procura a ovelha perdida, a justiça do Reino não se cansa e tenta outra forma de aproximar quem errou.

Oração:
Tu sabes Senhor, quanto difícil é o relacionamento entre pessoas. Dá-nos pois a humildade necessária para podermos agir em amor para com nossos irmãos.

Acção:
Hoje, de um modo especial, procurarei reconhecer os meus defeitos e os meus próprios pecados à luz de Deus.

Terça-feira
Se te escutar, terás ganho o teu irmão. Se não te escutar, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão fique resolvida pela palavra de duas ou três testemunhas.

Meditação:
Para estarmos em comunhão é necessária humildade. Perdoar sempre? Tudo bem. Mas quando a pessoa que ofendeu não reconhece seu erro e não pede perdão? Jesus diz-nos que devemos ir ter com o nosso irmão sem que ninguém mais saiba e fazê-lo ver a sua falta. Ao procedermos desta forma, se o irmão em causa reconhecer o seu pecado e se arrepender, ficamos em comunhão, mas se o nosso irmão não reconhecer o seu procedimento devemos levar duas pessoas para testemunhar a acusação para que tudo fique resolvido.

Oração:
Não é fácil por em prática a Tua doutrina. Ensina-me Senhor a ver os outros com o respeito e a ternura que Tu tens por eles.

Acção:
Neste dia procurarei esforçar-me para superar as dificuldades de relacionamento com o meu semelhante, tudo fazendo para que prevaleça a vontade de Deus.

Quarta-feira
Mas se ele não lhes der ouvidos, comunica o caso à Igreja; e se também não der ouvidos à Igreja, considera-o como um pagão ou um publicano.

Meditação:
A vida em comunidade é essencial para que possamos sentir a presença de Jesus no meio de nós e usufruir dessa mesma presença.
Chegar perto de uma pessoa e conversar sobre algo que nos ofendeu parece-me um pouco distante da nossa realidade … Mas é exactamente isso que Jesus nos pede. Para quebrar esta barreira temos de nos despir de muita coisa, essencialmente do orgulho e enchermo-nos de misericórdia.

Oração:
Peço-te Senhor que me ajudes a libertar do meu orgulho e encher-me da Tua misericórdia.

Acção:
Esforçar-me-ei para preparar o meu coração para perdoar e lembrar-me que também sou pecador(a).

Quinta-feira
Em verdade vos digo: Tudo o que ligardes na terra será ligado no Céu; e tudo o que desligardes na terra será desligado no Céu.

Meditação:
Jesus deixa-nos muito claro que devemos ser criativos no esforço de recuperar quem erra. Em todas as comunidades há tensões entre as pessoas: há os que se julgam superiores aos outros; há os que tomam atitudes prepotentes e ofendem os mais humildes; há os que têm dificuldade em perdoar as faltas dos outros…
É importante estar em sintonia com Jesus, que nos convida à simplicidade, à humildade, ao perdão, ao amor e só pela oração conseguiremos vencer.

Oração:
Dá-me Senhor um coração inteligente para que eu possa escutar os Teus apelos e pô-los em prática.

Acção:
Neste dia procurarei retirar todos os pedregulhos existentes no meu poço.

Sexta-feira
Digo-vos ainda: Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus.

Meditação:
Jesus ensina-nos o jeito de nos reconciliar com os outros e ajuda-os a reconciliarem-se.
Sem regras, sem oração, é impossível viver em igreja. Somente em unidade com Jesus seremos uma comunidade verdadeira.

Oração:
Senhor, ensina-me a tudo fazer para que a Tua vontade vença e não a minha.

Acção:
Procurarei, neste dia, ter em conta as Tuas advertências e a interiorizá-las.

Sábado
Na verdade, onde estão dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles».

Meditação:
Jesus diz-nos que devemos reunir-nos em Seu nome, em oração para que possamos sentir a necessidade de viver à luz de Cristo tendo em vista a unidade e a construção do Amor.

Oração:
Ajuda-me, Senhor a encontrar os caminhos que me levam ao perdão.

Acção:
Vou analisar com muita misericórdia a forma de chegar às pessoas que me magoam, no dia-a-dia.