domingo, 21 de agosto de 2011

Mt 16, 13-20 - "Tu és Pedro e dar-te-ei as chaves do reino dos Céus"

A Palavra de hoje fala-nos de um modo claro da fundamentação da Igreja de Cristo.
Jesus, antes de partir, queria deixar bem claro aos seus discípulos quem Ele era e o que Ele iria fazer no mundo.
Nós, como cristãos, nos dias de hoje, saberemos verdadeiramente quem é Jesus e o que Ele nos pede?

Segunda-feira
Naquele tempo, Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do homem?».

Jesus sabe que ainda há quem não acredite que Ele é o Filho de Deus, por isso interroga as pessoas para saber o que pensam. As interrogações de Jesus são sempre muito “saudáveis”, pois é ouvindo o seu povo que consegue perceber onde residem as suas dúvidas.

Meditação:
Tantos sinais que Jesus já deu aos discípulos, ao povo e a todos aqueles que o seguem, tantas provas que já deu do seu amor e da sua dedicação ao Pai… e mesmo assim ainda há quem se sinta confuso e não saiba quem é o Filho de Deus.
Como é possível não conseguirem ver o que está mesmo diante dos seus olhos?
Não seremos nós assim também muitas vezes ao longo da nossa vida?
Deus coloca-nos todos os sinais mesmo na nossa frente e nós, teimosamente, não os vemos ou decidimos atribuir esses sinais a outras entidades.

Oração:
Jesus, quando um dia me confrontares com a pergunta “Quem é o Filho do homem?”, que eu nunca hesite na resposta nem nunca tenha dúvidas, pois o Filho de Deus és Tu.

Acção:
Vou rezar uma oração à minha escolha e pedir perdão a Jesus por todas as vezes em que não tive ciente na minha vida que Ele é o verdadeiro Filho de Deus Pai.

Terça-feira
Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas».

Meditação:
Ao chegar a uma terra estranha, Jesus quis saber a opinião dos habitantes acerca da Sua pessoa.
As respostas não foram as melhores. Cada um alvitrava uma opinião diferente. Faltava a essa gente uma visão melhor de quem é Jesus. Se a pergunta nos tivesse sido feita a nós como seria a nossa resposta? Talvez em teoria soubéssemos responder, mas no nosso coração que lugar tem Jesus?

Oração:
Pai-Nosso que estais no céu, ensina-me a entender e a definir quem é Jesus. Faz com que no meu lidar com os outros se note que Jesus é um amigo e companheiro de boas obras.

Acção:
Pelas nossas atitudes se vê o nosso carácter. Vou esforçar-me por ser correcto no meu modo de estar e de agir.

Quarta-feira
Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo».

Meditação:
Jesus interroga-nos individualmente acerca da sua identidade: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Pedro sem hesitar responde: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". Cada um de nós será capaz de reconhecer sem hesitação, assim como Simão Pedro, a identidade do nosso Salvador?

Oração:
Senhor, por vezes tenho momentos de fraqueza e fico titubeante da presença grandiosa que Tu tens na minha vida. Por todos esses momentos perdoa-me!

Acção:
Afirmar sem indecisão quem é Jesus e o quanto eu sou feliz na Sua companhia.

Quinta-feira
Jesus respondeu-lhe: «Feliz de ti, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que to revelaram, mas sim meu Pai que está nos Céus.

Simão era um homem feliz porque acreditou. Sem hesitar respondeu que Jesus é o Messias. Quem acredita em Deus sabe que terá a salvação eterna, por isso vive feliz com esse facto.
Acreditar em algo faz com que as pessoas tenham algo a que se agarrar. Acreditar em Deus é saber que nunca se está sozinho, aconteça o que acontecer…

Meditação:
A afirmação de Simão e a resposta espontânea que Jesus lhe dá faz-nos reflectir na grande alegria que é para todos nós acreditarmos que há um Deus vivo e ressuscitado presente na nossa vida, na vida da nossa Igreja e de todos aqueles que nos acompanham.

Oração:
Senhor Meu Deus, nós Te damos Graças por Te teres feito homem através do Teu Filho que morreu para nos salvar.
Nós Te damos Graças por tudo o que nos dás, as coisas boas e as menos boas, as alegrias e as tristezas, pois tudo faz parte da vida e tudo serve para crescermos ao longo da nossa caminhada.

Acção:
Hoje vou tentar estar em profunda “sintonia” com Deus através da oração: vou rezar mas, após a minha oração, vou escutar para ouvir o que Deus tem para me dizer.

Sexta-feira
Também Eu te digo: Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus».

Meditação:
Ao dirigir-se a Pedro nestes termos Jesus está a referir-se à fé que Pedro manifesta. É sobre essa fé a que Jesus chama pedra que é instituída a primeira Igreja, sendo Pedro nomeado o responsável por conduzi-la à luz da fé, sabendo nós que a fé move montanhas e dá força para ultrapassar os momentos menos bons.

Oração:
Senhor, Meu Deus e Meu Pai, colocai São Pedro no meu caminho para fazer de mim uma pedra viva da Igreja de Cristo

Acção:
Procurarei mostrar por acções que sou um pequeno pilar da Igreja Católica.

Sábado
Então, Jesus ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que Ele era o Messias.

Meditação:
Jesus determina que os discípulos não digam quem Ele é. Que cada um de nós seja capaz de oferecer Jesus com gestos e palavras, dando a conhecer aos outros a existência do Salvador.

Oração:
Perdoa-me Senhor, de todas as vezes que te “escondi” com péssimos gestos e palavras medonhas.

Acção:
Esta semana vou viver humildemente.