sábado, 13 de agosto de 2011

Terço - Intenção: quarta aparição de Nossa Senhora

Hoje é dia 13 de Agosto. Faz hoje 94 anos que Nossa Senhora apareceu em Fátima aos três pastorinhos.
Rezam os relatos que foi uma época muito dolorosa para as crianças e seus familiares.
As autoridades da altura queriam, por todos os meios, que os pequenos desmentissem o que afirmavam. Firmes na palavra e fiéis à promessa de nada dizer, sofreram os horrores da prisão e a ameaça de serem queimados com azeite quente E, entre mentiras e manobras, de os levar a pensar que, isoladamente, algum deles já teria contado.

1º Mistério - A anunciação do Anjo a Nossa Senhora
Meditação
Quando o Arcanjo S. Gabriel anunciou a Maria que fora escolhida de entre todas as mulheres para ser a mãe do Messias, Ela aceitou com humildade e respondeu: -“Eis aqui a escrava do Senhor, Faça-se em Mim segundo a Sua vontade”.
Para Maria bastou um simples convite de Deus para sem receio aceitar. Na nossa vida Deus está constantemente a fazer-nos convites. Quando estamos doentes convida-nos a ter paciência, se encontramos um mendigo somos convidados a ser misericordiosos, perante uma zanga Deus convida-nos a apaziguar.
Mas nem sempre a mensagem de Deus chega com clareza ao nosso coração. Precisamos estar atentos.
Oração
Senhor, abre os nossos corações e desperta os nossos sentidos de modo a estarmos atentos aos Teus sinais e aos Teus convites. Fazei com que estejamos disponíveis e abertos às mensagens transmitidas e dá-nos sabedoria para saber interpretá-las.
2º mistério - Visitação de Maria a Sua prima Santa Isabel
Meditação
Logo que soube da gravidez de Sua prima Isabel, que já não era nada nova, Maria decidiu pôr-se a caminho para ajudá-la. A morada era distante, mas isso não impediu Maria de fazer o que achava certo. Ser solidária com quem naquela hora estava carente de cuidados. Um acto de coragem e sacrifício que talvez muitos de nós hesitaríamos antes de fazê-lo.
Oração
Senhora, Mãe de Jesus e nossa Mãe, faz-nos solidários. Ajuda-nos a olhar os outros como irmãos em Cristo. E não há ninguém que não necessite do próximo. Faz sempre faltaum sorriso, uma palavra de ânimo ou de júbilo, um ombro amigo, um ouvido atento e uma mão para segurar.
3º mistério - Nascimento de Jesus
Meditação
De tudo o que há escrito sobre o nascimento de Jesus leva-nos a concluir que Deus, que tudo pode, quis que fosse assim e teve um propósito ao permitir que assim fosse.
Jesus, que estava destinado a ser uma pessoa importante, nasceu no limite da pobreza. Isto faz-nos pensar... Afinal para ser bom, exemplar e o melhor dos mortais não precisamos nascer em berço de ouro, nem cheios de comodidades. Não é que isso seja mau, mas a mensagem é clara -  o que realmente conta é a vivência do amor.
Oração
Santa Isabel ao saudar Maria iniciou a grande oração da Ave-Maria.
Senhora Nossa mãe e exemplo de todas as mães, ilumina a humanidade, amolece-lhes o coração e abre-lhes os ouvidos, de modo que os ensinamentos de Teu filho Jesus sejam tidos em conta no dia a dia de cada um, no sentido de caminharmos para um mundo mais justo e equilibrado.

4º Mistério - A apresentação de Jesus no Templo
Meditação
Quando chegaram os dias levaram Jesus ao Templo para o oferecerem a Deus, conforme está escrito na lei do Senhor.
Nossa Senhora, tal como S. José obedeceram ao que a Lei de Deus mandava, e nós sabemos como eles eram especiais aos olhos do Senhor. Deveria ser esta hoje e sempre a nossa atitude de cristãos assumidos. Mas quantas vezes estas pequenas coisas nos passam ao lado deixando para logo, e esse logo não chega…
Oração
Ajuda-nos Maria a obedecer sempre à vontade do Teu Filho Jesus, para que possamos atingir o projecto de santidade que Deus tem para cada um de nós.

5º Mistério - O menino Jesus perdido e achado no Templo
Meditação
O Menino Jesus ficou em Jerusalém e seus pais ao fim de muito procurarem encontraram-no no Templo calmamente dialogando com os doutores da Igreja.
Imaginemos a aflição dos pais. O seu filho foi ficando para trás e acerta altura seus pais ficaram preocupados e, como pais humanos e normais, trataram de procurá-lo. Ao fim de três dias foram encontrá-lo no templo entre os homens que estudavam as leis de Deus. Estavam perante uma criança especial que perguntava e que respondia como se fosse como eles.
Quantas vezes nós, pobres humanos, não nos perdemos e afastamos de Jesus? Mas sempre que tivermos essa noção, procuremos Jesus e conversemos arrependidos, no sacramento da penitência e decerto ficaremos mais confortáveis e leves.
Oração
Meu Jesus, sabes quanto sou pecadora. Sabes quantas vezes os Teus ensinamentos me são indiferentes. Não deixes que isso me aconteça.
Tu, que tudo sabes e vês, dá-me um sinal e faz-me sentir que não vou pelo melhor caminho. Confio em Ti Senhor!