quarta-feira, 13 de julho de 2011

Terço - Intenção: terceira aparição de Nossa Senhora


1º Mistério
A Ressurreição


Meditação:
A ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo é algo que, embora todos digam que acreditam, ainda é difícil de compreender, especialmente nos dias de hoje, em que só se acredita naquilo que se vê.
Também os pastorinhos de Fátima não perceberam certos acontecimentos do dia 13 de Julho de 1917.
Segundo reza a história, embora fosse Verão, uma brisa fresca soprou sobre a terra, seguida de um reflexo de luz.
Era Nossa Senhora que, tal como tinha prometido, uma vez mais se anunciava aos pastorinhos.

Oração:
Nossa Senhora de Fátima, que a brisa que fizeste soprar sobre a terra no dia da Tua 3ª aparição, se transforme hoje em brisa de amor e harmonia nos nossos corações, para que possamos amarmo-nos uns aos outros como irmãos, tal como o Teu Filho nos pediu.

2º Mistério
A Ascensão

Meditação:
A ascensão de Jesus ocorreu quarenta dias depois da Sua ressurreição, ascendeu aos céus onde se encontrou na presença de Deus Pai.
Os pastorinhos, quando Nossa Senhora lhes apareceu, perguntaram de onde Ela tinha vindo, ao que Nossa Senhora respondeu que tinha vindo do Céu.
Mãe e Filho estavam em harmonia na presença de Deus, olhando por todos os pecadores do mundo, tendo escolhido os três pastorinhos para revelarem a Sua presença.

Oração:
Maria, tu que estás junto do Teu Filho olhando por todos nós, perdoa-nos por todas as vezes em que não honramos o Teu Santo Nome, em que não fomos portadores da paz e semeamos a discórdia.
Ajuda-nos a ser pessoas melhores.

3º Mistério
A descida do Espírito Santo sobre os apóstolos

Meditação:
Os apóstolos, ao serem contemplados com o Espírito Santo, que se manifestou através de línguas de fogo, começaram a falar todas as línguas, demonstrando que aos olhos de Deus todos são iguais.
E foi também nesse sentido que Nossa Senhora pediu aos pastorinhos para rezarem o terço todos os dias - Nossa Senhora queria a salvação do mundo, que estava a sofrer com a guerra.
Mesmo sabendo que a humanidade estava a viver em pecado, Nossa Senhora preocupava-se e pedia que se rezasse para remissão de todos os pecadores.

Oração:
Maria, sabemos que cada vez que pecamos o Teu doce coração de Mãe fica amargurado e triste. De cada vez que recusamos ajudar o próximo ficamos mais distantes da Tua presença.
Que o terço que hoje aqui rezamos sirva para ficarmos mais perto de Ti.

4º Mistério
A Assunção de Nossa Senhora

Meditação:
Nossa Senhora, ao terminar a sua missão na terra, ascendeu de corpo e alma ao Céu, em Glória celestial.
E foi precisamente do Céu que Nossa Senhora se apresentou às três crianças,
Na aparição de 13 de Julho Nossa Senhora mostrou aos pastorinhos a visão do Inferno, para onde iriam as almas dos pecadores.
A salvação era muito simples: sacrificarem-se e rezar muito, para que Deus estabelecesse no mundo a devoção ao Seu Imaculado Coração.
Que tristes ficaram os pastorinhos ao verem a terrível visão do Inferno… Será que se fosse hoje também nós ficaríamos tristes?
Ou preferíamos voltar as costas a essa imagem e fingir que não tínhamos visto nada?

Oração:
Nossa Senhora de Fátima, por vezes ainda caímos na tentação de ignorar os problemas, pensando que por ignorá-los eles desaparecem.
Por vezes ainda achamos que não vale a pena rezar, pois as orações não resolvem nada.
Ajuda-nos a ter a coragem necessária para resolver os “infernos” da nossa vida, tendo sempre presente a oração nesses momentos.

5º Mistério
A coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra

Meditação:
Nossa Senhora não é apenas a Mãe de Jesus, é também a Mãe de toda a Humanidade. É a nossa Rainha, protege-nos e olha por nós, intercedendo por todos junto do Seu Filho muito amado.
E que imagem tão bela os três pastorinhos tiveram de Nossa Senhora - descreveram-na como uma senhora muito bonita, vestida de branco, mais brilhante que o Sol. Que graça tamanha serem contemplados com tal aparição!
Nossa Senhora soube escolher o local e as pessoas a quem contemplar com a Sua presença - crianças de coração puro, que acolheram tudo o que Nossa Senhora lhes pediu e permitiram que o “sol” da Sua Graça lhes inundasse o coração.

Oração:
Maria, como eu gostava de ter um coração puro como Francisco, Lúcia e Jacinta!
Mas por vezes deixo-me levar pelas tentações e peco, tendo pensamentos e atitudes impuras.
Ajuda-me a “limpar” o meu coração e a minha vida de toda a “sujidade” do pecado. Peço-te que sejas sempre um Sol na minha vida para iluminares todos os meus passos.