domingo, 3 de julho de 2011

Mt 11, 25-30 - "Sou manso e humilde de coração"

A Palavra de hoje chama-nos à atenção para o seguinte facto: o que importa não é o que fazemos para Deus, mas sim o que Deus, no seu grande e infinito amor, faz por nós.
Jesus convida-nos, a todos nós que estamos/andamos cansados, a ir até Ele, pois Ele nos aliviará e nos descansará.
Jesus, manso e humilde de coração, aliviará todas as pessoas sofridas, abatidas e fatigadas.

Segunda-feira
Naquele tempo, Jesus exclamou: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos.

Meditação:
Jesus faz um louvor ao Pai, para Jesus o Senhor é absoluto, os sábios não conseguem perceber as palavras e acções de Jesus.
O projecto de Deus concretiza-se a favor dos pobres.
Jesus convida-nos a sermos pequeninos, ou seja quando somos pequenos precisamos de protecção e confiança.
Quando confiam em nós a nossa auto-estima aumenta e perdemos o medo, é isso que Jesus nos pede -  para crescermos com ele na fé.

Oração:
Jesus, Tu és sereno e confiante, ouves as minhas orações, reclamações e dúvidas.
O barulho da minha inquietude nem sempre me deixa ouvir-Te, mas Tu estás ao meu lado para me acalmar, atenuar o meu coração e descansar a minha alma.

Acção:
Hoje vou pedir ao Senhor que me ajude a revelar aos outros as coisas boas que me tem ensinado.

Terça-feira
Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Tudo Me foi dado por meu Pai.

Meditação:
Jesus desceu à terra, por vontade do seu Pai e tudo lhe foi dado. Deus enviou-nos o Seu Filho para nos amar e ensinar o caminho para a Sua casa.
Jesus em tudo obedeceu ao Seu Pai, sofreu, morreu e foi crucificado para nos salvar.
Seremos nós capazes de reconhecer e compreender esta missão?

Oração:
Senhor, ajuda-nos a encontrar o caminho para a Tua casa e a aceitar o Teu sacrifício para que este não tenha sido feito em vão.

Acção:
Vamos hoje reconhecer e agradecer os sacrifícios que os nossos pais também fizeram por nós.

Quarta-feira
Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

Meditação:
Jesus parece dizer uma banalidade, mas nunca é demais recordar àqueles que O ouvem, quem é Deus, um Pai que nos conhece, seus filhos, como ninguém.
Neste dia, a meio da semana, somos confrontados com um palavra interpelativa e inquietante. Pois parece que Jesus só revela o Pai a alguns, um grupo de pessoas bem comportadas, no entanto não é bem assim, pois Jesus quer revelar o Pai a todos os homens, mas para isso é preciso estar atento e escutar Jesus.
Eu escuto Jesus?

Oração:
Senhor Jesus, ajuda-nos a estarmos atentos aos Teus sinais, sinais que revelam o Pai, para que nós O conheçamos cada vez melhor, para assim sermos filhos verdadeiros.

Acção:
Hoje, vou procurar ser como uma criança que recebe um novo presente: alegre, feliz e ansiosa para o mostrar aos seus amigos: vou mostrar o Pai a todos aqueles que se cruzam comigo.

Quinta-feira
Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.

Meditação:
“Vinde a mim” são palavras de amor e carinho que Jesus nos dirige. Quando nos entregamos a Jesus ficamos mais fortes e a nossa vida tem mais sentido.
Jesus oferece descanso a todos os que estão a sofrer, dá paz e serenidade a todos os que se encontram oprimidos e cansados pelas tristezas e angústias da vida e consola-nos com a Sua bondade.

Oração:
Senhor todas as noites quando falo conTigo, sei que também estás com os mais desprotegidos e que as minhas preces e o Teu amor aliviam os seus corações.

Acção:
Vou rezar por aqueles que estão a penar, para que Jesus lhes dê paz e serenidade de espírito.

Sexta-feira
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas.

Meditação:
Jesus sofreu e carregou o peso da cruz por nos amar, sofreu em silêncio e, sem condenar os que O maltrataram, perdoou e amou.
Jesus veio à terra para amar e dar a conhecer o amor infinito que Deus tem por nós.
Ao abrirmos o coração para Jesus e ao perdoarmos quem nos ofende alcançaremos o descanso e a paz para as nossas almas.

Oração:
Senhor, ajuda-nos a vencer as dificuldades, a perdoar quem nos ofende e a encontrar no nosso coração o Teu amor por nós.

Acção:
Hoje vamos, com palavras e acções, ajudar os nossos irmãos e amigos a abrir o coração para Deus.

Sábado
Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».

Meditação:
Mais uma vez Jesus revela de forma simples o quão Deus ama o homem, pois não lhe quer mal, pelo contrário, o jugo é suave e a carga leve.
Muitas vezes para mim ser cristão é um fardo, algo que não me faz feliz, isso quer dizer que não conheço Deus, sinal de que a minha fé está baseada no facilitismo e no egoísmo.
Como posso mudar?

Oração:
Jesus, hoje diz-me que é fácil seguir-te, mas para mim é bem pelo contrário, pois o meu “eu” quer esquecer e negar, peço-Te que me ajudes a olhar para a Igreja como meio e forma de ser mais feliz.

Acção:
Hoje, vou fazer algo que não gosto muito com um sorriso na cara: ouvir uma vizinha que não gosto tanto, não ralhar com o meu marido/minha esposa, tentar perceber o meu filho/meus pais...