domingo, 10 de julho de 2011

Mt 13, 1-9 - "Saíu o semeador a semear"

Uma vez mais Jesus vem ensinar-nos através de parábolas. E porquê esta forma de ensinar?
Jesus quer mostrar-nos, através de uma forma simples e de uma sittuação da vida, que os valores do Evangelho são para serem vividos intensamente e não apenas para escutar. Devemos unir a fé à vida.

Segunda-feira
Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-Se à beira-mar. Reuniu-se à sua volta tão grande multidão que teve de subir para um barco e sentar-Se, enquanto a multidão ficava na margem.

Meditação
O texto refere-se a Jesus como a alguém cuja presença e mensagem arrasta multidões por onde quer que passa.
Hoje com todas as solicitações da sociedade, saberemos nós também ter tempo para seguir Jesus?

Oração
Senhor, ajuda-me a confrontar constantemente a minha vida com a Tua mensagem e o Teu comportamento.

Acção
Procurarei, neste dia, aprofundar a Tua Palavra e pô-la em prática .

Terça-feira
Disse muitas coisas em parábolas, nestes termos: «Saiu o semeador a semear. Quando semeava, caíram algumas sementes ao longo do caminho: vieram as aves e comeram-nas.

Meditação
Jesus quando falava, procurava ilustrar a sua mensagem com coisas práticas da vida.
Esta parábola tem a ver com a forma como os vários tipos de pessoas a ouvem e a maneira com a põem em prática.

Oração
Peço-te Senhor que me ajudes a ser “boa terra” de forma a tornar-me fiel discípulo de Cristo.

Acção
No meu trabalho vou dar o meu melhor, pensando ser uma boa semente.

Quarta-feira
Outras caíram em sítios pedregosos, onde não havia muita terra, e logo nasceram, porque a terra era pouco profunda; mas depois de nascer o sol, queimaram-se e secaram, por não terem raiz.

Meditação
Nós somos por vezes aqueles solos em que a semente não vinga. Está na nossa mão tratar o terreno que é o nosso coração, lendo a palavra de Deus, ouvindo os conselhos da Igreja, rezar, ser alegre e sobretudo perdoar.
Jesus compara as pessoas aos vários tipos de solo. Dependendo do coração e da mente de cada pessoa, assim a sua palavra dará frutos.

Oração
Faz de mim, Senhor um coração bom de modo que a semente caia e dê “bons frutos”.

Acção
Vou tentar estudar os meus comportamentos, verificar até que ponto preciso purificar-me e modificar as minhas atitudes e pensamentos.

Quinta-feira
Outras caíram entre espinhos e os espinhos cresceram e afogaram-nas.

Meditação
O fruto produzido depende da resposta à palavra. Quando as sementes caiem entre espinhos, as pessoas ouvem-nas, mas no decorrer dos dias elas afogam-se com os cuidados e a riqueza da vida.

Oração
Ajuda-me, Senhor a conhecer as Tuas Escrituras de modo a aprofundar a minha fé para que não coloque os meus interesses acima da Tua Palavra.

Acção
Procurarei viver esta semana de coração aberto à Palavra de Jesus e a pô-la em prática.

Sexta-feira
Outras caíram em boa terra e deram fruto: umas, cem; outras, sessenta; outras, trinta por um.

Meditação
As que caiem em “boa terra” representam as pessoas que ouvem a palavra com o coração aberto, aceitam-na, trabalham-na e produzem frutos na sua própria vida.

Oração
Ajuda-me, Senhor a partilhar a Tua Fé. Que o meu comportamento, sirva de exemplo a outros cristãos.

Acção
A oração é melhor modo de limpar o nosso coração. Hoje vou dedicar os meus pensamentos a falar com Deus.

Sábado
Quem tem ouvidos, oiça».

Meditação
Quantas vezes isso acontece na nossa vida? Dizemos que entra por um ouvido e sai por outro.
Quer dizer que a Palavra entrou no ouvido, mas a nossa mente estava virada para outras coisas e não ficou nada. Os outros pensamentos apagaram o que foi dito por Deus.

Oração
Senhor, reconheço que nem sempre sou o ouvinte que Tu mereces.
Ajuda-me a libertar das incertezas que tantas vezes me levam a fechar o meu coração.

Acção
Saber ouvir é um acto que agrada a Deus. Hoje vou saber escutar os outros.