domingo, 24 de julho de 2011

Mt 13, 44-52 - "Vendeu tudo quanto possuía para comprar aquele campo"

As parábolas do Evangelho de hoje chamam-nos a atenção para a opção pelo Reino da justiça, pelo qual vale a pena arriscar tudo, sem olhar para trás e sem receio.
Podemos perceber que o Reino da justiça está ao alcance de todos nós...

Segunda-feira
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «O Reino do Céu é semelhante a um tesouro escondido num campo. O homem que o encontrou tornou a escondê-lo e ficou tão contente que foi vender tudo quanto possuía e comprou aquele campo.

No texto, Jesus fala-nos do tesouro encontrado no campo, no seu valor e da alegria da descoberta. No imperativo de vender tudo pelo único bem, que é o Reino do Céu.

Meditação:
O tempo presente oferece a possibilidade de adquirir o tesouro inestimável do Reino dos Céus. Estamos nós dispostos a romper com a indiferença, com o egoísmo, com a vaidade, com o orgulho, com tudo aquilo que não é de Deus, para entrarmos no Reino dos Céus?

Oração:
Senhor, tenho vivido a vida à minha maneira. Desejo agora vivê-la como Tu queres.
Preciso de Ti, Senhor, e peço agora que assumas o controlo da minha vida.
Peço-Te que ocupes o trono e o centro da minha vida. Ajuda-me a viver da maneira que Tu queres.

Acção:
Hoje vou tentar descobrir Deus na minha vida - “o tesouro escondido” - e transmitir aos outros a alegria da descoberta.

Terça-feira
O Reino do Céu é semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Ao encontrar uma de grande valor, foi vender tudo quanto possuía e comprou essa pérola.

Jesus compara o Reino do Céu a um negociante que procura pérolas preciosas e que vende tudo o que possui para adquiri-la.

Meditação:
Jesus dá-nos a conhecer como é o Reino do Céu. É tão belo que o compara a uma pérola preciosa muito rara. Deseja que o não troquemos por coisa alguma deste mundo. Assim, vale a pena deixar tudo e seguir Jesus.
Seremos nós capazes de tomar esta opção?

Oração:
Senhor, fortalece em nós os propósitos de seguir os Teus passos com alegria pelas veredas da vida, para que consigamos fazer parte do Teu tesouro, que é o Reino do Céu.

Acção:
Hoje vou procurar com muita atenção alguma pedra preciosa que antes tenha passado desapercebida, num encontro, na família, num amigo....

Quarta-feira
O Reino do Céu é semelhante a uma rede que, lançada ao mar, apanha toda a espécie de peixes. Logo que se enche, puxam-na para a praia e, sentando-se, escolhem os bons para os cestos e os que não prestam deitam-nos fora.

Esta parábola sublinha a coexistência de maus e bons até ao fim dos tempos dentro da comunidade cristã. Assim como é preciso separar o bom peixe do mau, também o que é bom fará crescer o Reino, o que é mau tem de ser lançado fora.

Meditação:
Jesus veio ao mundo e lançou as redes do Reino de Deus, para que nela nos prendéssemos por amor.
Seremos nós capazes de nos deixarmos prender nestas redes?
Como seria bom que se enchessem os cestos da bondade e vazios ficassem os cestos da maldade. 

Oração:
Senhor, peço-Te que me prendas na rede do Teu amor.
Ajuda-me a crescer todos os dias no amor, a fim de que possa atingir a salvação.

Acção:
Com  a ajuda de Deus vou esforçar-me por crescer a sério como cristão(ã), inspirando-me na carta de Paulo aos Filipenses: “-trabalhai com temor e tremor pela vossa salvação. Pois é Deus quem, segundo o seu desígnio opera em vós o querer e o agir” (Filipenses 2:12,13)

Quinta-feira
Assim será no fim do mundo: os Anjos sairão a separar os maus do meio dos justos e a lançá-los na fornalha ardente. Aí haverá choro e ranger de dentes.»

Jesus faz a comparação entre o bom e o mau peixe com o “fim do mundo”. Assim como são escolhidos os bons peixes para os cestos e os que não prestam deitam-nos fora, também no “fim do mundo”, os justos serão escolhidos para entrar no Reino do Céu.

Meditação:
Ao lermos a Palavra podemos ficar um pouco assustados... mas se estivermos atentos e vivermos em obediência ao Evangelho, aquando do juízo final, e acontecer a separação dos bons e dos maus, de certeza que os Anjos nos levarão para o Reino do Céu.

Oração:
Senhor, Tu que nos amas tanto, ajuda-nos a cada instante, a romper com o passado, a viver a nossa vida como Tu queres, por mais que nos custe, para adquirir um lugar no Teu Reino, porque só Tu és o caminho para chegar até Deus.

Acção:
Com o encontro conTigo, Senhor, ajuda-nos a levar aos outros, a certeza que tudo vale a pena fazer para Te servir.

Sexta-feira
«Entendestes tudo isto?» Eles responderam-Lhe: «Entendemos.»

A pergunta que Jesus formula é importante porque pretende saber se os discípulos e todos nós compreendemos o ensinamento de Jesus.

Meditação:
Jesus pergunta não só aos seus discípulos como a nós também se entendemos os seus ensinamentos. Será um “sim” a nossa resposta, como a dos discípulos?
Se respondemos afirmativamente, então temos de ter sempre presente que Deus nos predestinou a sermos conformes à imagem de seu Filho e prepararmo-nos também para o último dia, tal como fizeram os Apóstolos, os cristãos do tempo de Cristo, que morreram pela fé, se quisermos possuir para sempre o Reino do Céu.
                                                                                                                     
Oração:
Senhor, ajuda-nos a entender os Teus ensinamentos.
Ajuda-nos a ser hoje melhores que ontem e amanhã melhores do que hoje e dá-nos um coração grande, capaz de amar sem reservas.

Acção:
Senhor, inspira-me a todo o momento para que eu possa levar os Teus ensinamentos aos irmãos menos crentes.

Sábado
Disse-lhes então Jesus: «Por isso, todo o escriba instruído sobre o Reino do Céu é semelhante a um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e coisas velhas.»

Jesus compara o escriba a um pai de família.

Meditação:
Jesus refere “coisas novas e velhas” e insiste que não veio substituir a Lei de Moisés ou o ensino dos profetas, mas cumpri-los (Mat 5,17).
Por isso os velhos tesouros da Lei recebem novo significado no Reino do Céu. O escriba tira do tesouro da Escritura (Antigo Testamento e Novo Testamento) a doutrina que continuamente aplica às situações da comunidade cristã.
E nós, entendemos o que Jesus nos pede? O Reino de Deus é-nos oferecido pela concretização do projecto que Deus tem para cada um de nós.
Estamos nós dispostos a abandonar as coisas vãs pelo que é mais importante  - “Jesus”?

Oração:
Senhor preciso sempre da Tua ajuda e agora mais uma vez Te peço que me dês a força necessária para conseguir deixar tudo o que me impede de seguir-Te.

Acção:
Vou procurar escutar de coração aberto o que Jesus tem para me dizer.