domingo, 17 de julho de 2011

Mt 13, 24-30 - "Deixai-os crescer ambos até à ceifa"

O bem e o mal, duas coisas inecitáveis na vida dos cristãos, estão hoje figurados nesta parábola como o trigo e o joio.
Por vezes é difícil separar o trigo (bem) do joio (mal), mas a Palavra de Deus hoje ensina-nos como fazê-lo.

Segunda-feira
Naquele tempo, Jesus disse às multidões mais esta parábola: «O reino dos Céus pode comparar-se a um homem que semeou boa semente no seu campo.

Jesus gostava de falar por parábolas. Sabemos que Ele se sentia bem entre os humildes, e por isso, tinha de arranjar exemplos e casos que fossem fáceis de entender.

Meditação:
Neste texto Jesus coloca-nos na posição de seara, campo cujas sementes podem crescer juntamente com outras.
É a nossa vida. É a nossa comunidade. É a nossa sociedade na qual os nossos exemplos postura e trabalho têm uma influência primordial.
Por acaso pensamos nisso?

Oração:
Senhor, tenho consciência que sou mais vezes joio do que boa semente. Ajuda-me a mudar. Sozinho não sou capaz, mas confio em Ti para o conseguir.

Acção:
Em grupo, na solidão do meu lar ou num passeio ao ar livre, tentarei ser o trigo que o semeador plantou.


Terça-feira
Enquanto todos dormiam, veio o inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi-se embora. Quando o trigo cresceu e começou a espigar, apareceu também o joio.

Na parábola Jesus avisa-nos que até a dormir o perigo espreita. Apela à vigilância constante.
O vício, o pecado, o mal, crescem connosco na vida. É preciso estar atento, na certeza, porém, de que Deus confia na nossa conversão até ao último dos nossos dias.

Meditação:
Todos nós diariamente nos confrontamos com o joio. Por vezes não seremos nós também joio na nossa comunidade, na nossa família ou no nosso trabalho?
Como procedemos para nos afastarmos do mal?
Conseguimos conviver e viver tendo sempre presente o Bem?

Oração:
Meu Deus, sabeis como é perigosa a vida. De todo o lado surgem tentações.
Ajuda-nos a distinguir o Bem do Mal e ensina-nos o caminho correcto a seguir.

Acção:
Não discriminarei ninguém, independentemente da sua condição social, ideologia política ou religião professada.

Quarta-feira
Os servos do dono da casa foram dizer-lhe: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem então o joio?’.

A semente na parábola pode entender-se como a Palavra Sagrada. Ao ouvi-la pode haver quem a deturpe e confunda. Ao confundir a Palavra de Deus está a estragar a seara que é a Igreja no seu todo, comparando-se assim ao joio.

Meditação:
Na comunidade, na família, no trabalho, há elementos bons e há elementos maus. O convívio entre todos é inevitável, mas todo o cuidado é pouco.
Temos de aprender a separar as águas com sabedoria.
Quantas vezes nos deparamos com pessoas de mau íntimo e ficamos atrapalhados?

Oração:
Senhor, aceita-nos assim com todas as nossas fragilidades. Divino Espírito Santo tende paciência connosco e mais uma vez dá-nos sabedoria para distinguir o que é trigo e o que é joio na nossa sociedade.

Acção:
Preciso semear a paz. Preciso aprender a sorrir. Com a ajuda de Deus Pai, vou tentar.


Quinta-feira
Ele respondeu-lhes: ‘Foi um inimigo que fez isso’.

Jesus responde: foi o inimigo que fez isto. No caso desta seara foi um inimigo real, uma pessoa de má índole que queria prejudicar o lavrador.
Na vida de cada um de nós acontece o mesmo. Há inimigos reais que com palavras mansas nos aliciam, por vezes com a maldade nas entrelinhas, e que nós não conseguimos perceber.

Meditação:
A nossa vida é a nossa seara. Colhemos sempre aquilo que semeamos.
Se semearmos virtudes cabe-nos o dever de desenvolvê-las e transmiti-las.
Se nos encantarmos com os vícios teremos que ser fortes e inteligentes para os afastarmos do nosso trajecto de vida.

Oração:
Desvia, meu Deus, as pedras do meu caminho. Conduz-me pela estrada e não me deixes cair.
Senhor dá-me o Teu colo quando o obstáculo for difícil de transpor.

Acção:
Esta semana vou aprender a escutar as mensagens do Senhor e apurar os meus sentidos.

Sexta-feira
Disseram-lhe os servos: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’. ‘Não! ­­– disse ele – não suceda que, ao arrancardes o joio, arranqueis também o trigo.

A parábola é clara. Na seara como na comunidade “Vivemos e Convivemos”.

Meditação:
Na seara o trigo e o joio crescem juntos. Na comunidade crescemos todos e connosco cresce a verdade e a mentira, o ódio e o perdão, a guerra e a paz, o pecado e o amor.
O Reino de Deus é o caminho. Há que preparar esse caminho de modo que na seara da Igreja não cresça joio.

Oração:
Ajuda-me Senhor a não ser joio na minha comunidade e na própria sociedade.

Acção:
Vou rezar um Pai-Nosso sempre que me sentir cair em tentação.


Sábado
Deixai-os crescer ambos até à ceifa e, na altura da ceifa, direi aos ceifeiros: Apanhai primeiro o joio e atai-o em molhos para queimar; e ao trigo, recolhei-o no meu celeiro».

É a vida na terra que a parábola quer referir. Todos nascemos, crescemos e todos morreremos. Entre o nascer e o morrer há uma vida, e somos livres de vivê-la como entendermos.

Meditação:
Na vida na terra crescemos em sociedade. Fazemos as nossas escolhas. Convivemos com pessoas boas e menos boas, com crentes e ateus, com sérios e falsos.
No fim do Reino será feita a separação.
Quem na terra tiver sido boa semente, entrará no Celeiro do Céu e quem tiver sido má semente não será convidado para se sentar com Deus Pai.

Oração:
Senhor quero ser boa semente do Teu Reino. Para isso preciso da tua força. Ensina-me a ver as diferenças. Quero ser um cristão com letra grande.

Acção:
No final desta semana vou reler novamente esta passagem bíblica e fazer uma auto-avaliação, tentando perceber o que mudou em mim durante estes dias.