domingo, 31 de julho de 2011

Mt 14, 13-21 - "Todos comeram e ficaram saciados"

Jesus vem hoje, uma vez mais, mostrar-nos o prodigioso poder da multiplicação, ao alimentar uma multidão com um simples gesto.
É importante que percebamos que quando nos dispomos a partilhar o "nosso pouco" com os outros, aos olhos de Deus o "nosso pouco" transforma-se em muito.
Seguindo os ensinamentos de Jesus todos ficaremos saciados.
Segunda-feira
Naquele tempo, quando Jesus ouviu dizer que João Baptista tinha sido morto, retirou-Se num barco para um local deserto e afastado. Mas logo que as multidões o souberam, deixando as suas cidades, seguiram-n’O por terra.

Jesus naquele tempo já era seguido pelas multidões por causa dos milagres que realizava naqueles que se encontravam doentes. Jesus ao saber da morte de João Baptista retirou-Se num barco para um local deserto e afastado. Mas nem mesmo assim as multidões deixaram de O seguir, seguindo-O por terra.
Meditação:
E eu? Sou um dos que seguem Jesus no dia-a-dia? Ou acomodo-me e só O busco quando preciso dos Seus milagres para ser curado (a)? Será o meu seguimento incondicional e sem segundas intenções?
Oração:
Senhor, ajuda-me a reconhecer os Teus milagres, que às vezes passam desapercebidos. Ajuda-me a ser Teu fiel seguidor.
Acção:
De hoje em diante vou procurar reconhecer em todas as minhas alegrias os Teus milagres.

Terça-feira
Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e, cheio de compaixão, curou os seus doentes.

Meditação:
Por vezes estamos doentes, não doentes fisicamente…mas doentes na fé. Temos necessidade da misericórdia do Senhor, mas somos fracos e temos vergonha de ir ao encontro deste desembarque em busca daquele que é compassivo e misericordioso para connosco. Temos medo de procurá-Lo, temos medo de incomodá-lo. Ele porém está sempre ao nosso lado para curar as nossas «doenças».

Oração:
Senhor, quero curar-me da minha «doença». Por isso vou ao Teu encontro na minha oração, para me encontrar conTigo e entregar-me, de coração aberto, para que possa sentir o Teu abraço acolhedor na minha vida.

Acção:
Procura Jesus…no café, numa conversa com amigos, no teu trabalho. Não tenhas medo de incomodá-Lo, atreve-te…
Quarta-feira
 Ao cair da tarde, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram-Lhe: «Este local é deserto e a hora avançada. Manda embora toda esta gente, para que vá às aldeias comprar alimento».

Com o avançar da hora, os discípulos de Jesus ficaram preocupados com todas aquelas pessoas que ficaram para ouvir Jesus, o alimento que tinham era escasso, os olhos deles não viam que o alimento espiritual era mais importante…estando saciados espiritualmente estariam com menos fome. Dizem a Jesus que o melhor é Ele mandá-los embora para que a comida chegue para todos…Jesus faz com que eles O ouçam e depois mostra-lhes que se fizerem o que Ele diz terão alimento para todos.
Meditação:
Com a Palavra ficamos saciados e nada nos faltará, desde que a conheçamos e a ponhamos em pratica…não devemos achar que a Palavra é só para alguns a entenderem. Jesus dá o exemplo da importância da Palavra nas nossas vidas. Primeiro o alimento espiritual depois a comida para o corpo. Hoje todos nos preocupamos demasiado com o que comemos: uns comem demais e ficam obesos outros desnutridos e a morrer de fome. Será que, se a Palavra de Deus, fosse conhecida e posta em prática não estaríamos todos muito melhor? Estaremos nós saciados ou andamos à procura de algo e nem sabemos bem o quê?

Oração:
Senhor, agradeço todos os dias a Tua presença e compreensão respeitando o tempo da nossa ignorância e compreendendo as nossas faltas para conTigo.

Acção:
Hoje vou alimentar o meu existir com a palavra de Deus e amolecer o meu duro coração com as Suas palavras de amor.
Quinta-feira
Mas Jesus respondeu-lhes: «Não precisam de se ir embora; dai-lhes vós de comer». Disseram-Lhe eles: «Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes».

Jesus vendo o desespero dos Seus discípulos disse-lhes: “ não precisam de se ir embora e dai-lhes vós de comer.” Mesmo sabendo que a quantidade de pão e peixe não era suficiente para a multidão, Jesus quis mostrar aos discípulos que, apesar da escassez de alimento, a maior falta dos seus discípulos era a falta de fé em Jesus.

Meditação:
Estarei eu atento (a) a Jesus, quando Ele solicita a minha ajuda? Ou desculpo-me com a pobreza dos meus meios? Será que me entrego, dou o melhor de mim, partilho, sou generoso (a) e acima de tudo confio em Jesus ?

Oração:
Obrigado Jesus por fazeres de mim o Teu instrumento. Quando me dás a fé, eu dou o testemunho; quando me mostras o caminho eu partilho-o com os outros; quando me dás a vida, eu posso oferecer aos outros a vontade de viver. Obrigado Jesus por contares comigo.

Acção:
Hoje e sempre irei esforçar-me para cada vez mais dar o Teu testemunho àqueles que ainda duvidam de Ti, mostrar-lhes o caminho, e para aqueles que pelas mais diversas razões não têm vontade de viver, vou mostrar-lhes a vontade de viver. 
Sexta-feira
Disse Jesus: «Trazei-mos cá». Ordenou então à multidão que se sentasse na relva. Tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao Céu e recitou a bênção. Depois partiu os pães e deu-os aos discípulos e os discípulos deram-nos à multidão.


Meditação:
Jesus em tudo é perfeito e a multiplicação dos pães e do peixe é a prova disso. Cinco pães e dois peixes, igual a sete…o número perfeito. Se cada um de nós souber partilhar aquilo que tem, esse pouco transformar-se-á em muito e o mundo será melhor para todos. Que estes pães e estes peixes que o Senhor deu em comunhão sejam suficientes para saciar a nossa «fome» de fé.
                                                                                                                  
Oração:
Aqui estou Senhor e entrego-me a Ti, para que possa entrar na Tua intimidade. Peço-Te o pão de cada dia, pois só Tu, Senhor, és o Pão da vida. «Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim jamais terá fome».

Acção:
Está nas tuas mãos passar da palavra à acção, vai ter com alguém que está a passar por dificuldades e oferece-lhe o teu amor, o teu carinho, o que de melhor tens para oferecer.
Sábado
Todos comeram e ficaram saciados. E, dos pedaços que sobraram, encheram doze cestos. Ora, os que comeram eram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

A palavra que sacia, o pão que alimenta e Jesus como grande exemplo.

Meditação:
Todos ficaram saciados …será que nós quando vamos à missa também nos sentimos saciados com a Palavra? Ou sentimos necessidade de aprofundar o nosso conhecimento para que possamos ser pessoas livres de escolher o que queremos? Pensemos nisto para que a multiplicação dos pães não seja uma coisa com um significado simples e fácil de entender, porque multiplicar não é só para matemáticos …multiplicar o amor não é tarefa só para alguns…é tarefa para toda a gente e está ao alcance de todos.

Oração:
Olá Senhor. Tu que tudo sabes sobre mim! Não Te vou chatear com grandes palavras caras, mas olha para todas as minhas faltas com carinho e dá-me o que eu precisar. Sei que nem sempre compreendo o que fazes, já me habituei que está sempre certo. Posso não entender no momento porque ainda tenho o coração duro, mas depois de algum tempo sei que foi o mais correcto. Obrigada. 

Acção:
Hoje vou escrever três frases da bíblia e oferecer a quem estiver mais distante de mim e eu sinta saudades - pode ser por telemóvel ou computador ou ainda por carta.