sábado, 23 de abril de 2011

Via Sacra - 8ª Estação - Jesus encontra as santas mulheres

Palavra:
Grande multidão O seguia, e as mulheres batiam no peito e lamentavam-se por causa d'Ele. Jesus, porém, voltando-Se para as mulheres, disse: "Filhas de Jerusalém, não choreis por Mim, mas antes sobre vós mesmas e sobre os vossos filhos. Dias virão em que se dirá: Felizes as estéreis cujas entranhas nunca deram à luz e cujos seios nunca amamentaram. Pois se tratam assim o lenho verde, o que acontecerá com o seco?"
Meditação:
Jesus encontra-se com as mulheres que o acompanham neste caminho doloroso. É natural a dor e tristeza destas mulheres, pois se para quem não convivesse habitualmente com Jesus já não seria fácil visualizar esta cena, quanto mais aqueles que conviviam com Jesus. Por isso parece estranho escutar a resposta de Jesus, parece que não reconhece o porquê deste sofrimento.
Mas a realidade é outra, as palavras de Jesus são um desafio às nossas vidas. Muitas vezes preocupamo-nos demasiado com a vida dos outros, não que isso não seja nobre, mas é importante perceber que a nossa vida deve ser sinal da presença de Deus no nosso peregrinar.

Oração:
Nesta estação queremos pedir por todos nós, para que saibamos olhar para as nossas vidas como momentos em que somos chamados a acolher a nossa cruz.
Agradeçamos toda a nossa vida, os momentos bons e menos bons, para que o futuro seja sempre melhor.
Amén.