sábado, 23 de abril de 2011

Via Sacra - 2ª Estação - Jesus toma a sua cruz

Palavra:
Então os soldados do governador, levando Jesus para o Pretório, reuniram toda a corte. Despiram-n'O e puseram-lhe uma capa escarlate e, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e uma cana na mão direita; e depois, enquanto se ajoelhavam diante d'Ele, faziam troça dizendo: "Salve, rei dos judeus!"
E cuspindo n'Ele, tiraram-lhe a cana e batiam-Lhe com ela nas cabeça. Depois, despiram-Lhe a capa escarlate, vestiram-n'O com as suas vestes e levaram-n'O para O crucificar.

Meditação:
Jesus estava num estado de fraqueza, tanto a nível físico como a nível emocional e os soldados, aproveitando-se disso, escarneceram dele e torturaram-no o mais que puderam.
Quantas vezes ao longo da nossa vida somos como estes soldados malvados, que ao vermos as fraquezas do próximo, escarnecemos e damos palpites? Quantas vezes vemos os nossos irmãos carregandos pesadas cruzes e nada fazemos para os aliviar do peso do sofrimento...
Jesus foi provocado até ao limite: agredido, torturado com gestos e palavras, chicoteado... mas nunca fugiu do seu caminho, pois sabia que só tomando a sua cruz ao longo do caminho conseguiria chegar ao Pai.

Oração:
Jesus, foste testado até ao máximo da tua coragem e resistência, mas nunca vacilaste nem proferiste palavra alguma contra o que Te estava a acontecer, demonstraste sempre uma atitude de firmeza e dignidade.
Ajuda-nos também a aceitarmos de forma firme e digna as cruzes que nos vão aparecendo ao longo da vida, para que as possamos carregar com a mesma coragem com que Tu o fizeste, pois só assim será possível alcançarmos o caminho da santidade.
Amén.