sábado, 23 de abril de 2011

Via Sacra - 4ª Estação - Jesus encontra a Sua mãe

Palavra:
Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: "Este menino está aqui para queda e ressurgimento da muitos em Israel e para sinal de contradição; uma espada trespassará a tua alma."
Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração.
Meditação:
Na Via-Sacra de Jesus também entra a sua Mãe. A mãe de Jesus pautou a Sua vida pela obediência à vontade de Deus. Desde o nascimento de Cristo que Maria Santíssima aceitou os desígnios de Deus Pai. Nesta altura é uma mulher que sofre e as suas recordações vêm mais claras ao seu coração.
Recorda o momento da Anunciação pelo anjo S. Gabriel: Ele será grande e chamar-Se-à Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono do Seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob, e o Seu reinado não terá fim.
Um reinado difícil de aceitar por uma mãe, só que não é uma mãe qualquer. É Nossa Senhora que confia e sabe que o sofrimento levará à Grande Luz.
O rosto de Maria é o rosto da dor, pois acima de tudo Maria era  um ser humano que via na Sua frente o Seu amado Filho numa humilhação e prostração sem limites.

Oração:
Meu bom Jesus, como deves ter sofrido! É para mim difícil imaginar tanta dor. E nós por cá continuamos indiferentes à Tua mensagem de amor.
Recorremos hoje a Maria nossa Mãe do Céu, pedindo-lhe que nos ampare na nossa vida, e que abrace de modo especial todas as mães que por razões diversas viram os seus filhos partir deste mundo e lhes dê o consolo que os seus corações tanto necessitam.
Amén.