domingo, 2 de março de 2014

Mt 6, 24-34 - "Não vos inquieteis com o dia de amanhã"



Segunda–feira
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há-de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro

Meditação
Jesus convida-nos a fazer a nossa escolha, e essa escolha só pode ser uma: amar a Deus sobre todas as coisas. No Reino de Deus não há dinheiro, nada se vende; há amor, dedicação e ajuda aos que precisam, há a partilha com o próximo, a alegria de viver. Pode ter-se todo o dinheiro do mundo, mas se na nossa vida não seguirmos os ensinamentos de Deus, não valeu apena, não terá sentido, será inútil, porque foi vivida baseada no egoísmo, sem amor, amizade, caridade e paz, a paz de Deus.

Oração
Meu Deus ajuda-me a seguir os Teus ensinamentos, pois tenho alguma dificuldade em praticá-los. Quantas vezes esqueço a Tua Palavra e dou mais importância às coisas mais supérfluas da vida, perdoa-me pelas minhas fraquezas.

Acção
Hoje vou lembrar-me de que servir a Deus é muito mais importante que servir o dinheiro, é mais difícil servir a Deus, mas muito mais compensador, não há dinheiro que pague a paz e a felicidade.


Terça–feira
Por isso vos digo: «Não vos preocupeis, quanto à vossa vida, com o que haveis de comer, nem, quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que o vestuário?

Meditação
A verdade é que tanto o comer como o vestir são nossa preocupação constante. Quantas vezes nos esquecemos que temos primeiro que arrumar o nosso coração e purificar o nosso modo de estar e de confiar em Deus nosso protetor? De nada nos servirá comer e vestir bem, se não confiarmos no Senhor.

Oração
Senhor, pai santo e misericordioso, ajuda-me a ser simples de coração, e fiel a Ti.

Acção
Vou rezar um Pai Nosso, oração que o Senhor nos ensinou.

Quarta–feira
Olhai para as aves do céu: não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros; o vosso Pai celeste as sustenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Quem de entre vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à sua estatura? E porque vos inquietais com o vestuário?

Meditação
Quantas vezes nós já avaliámos uma pessoa, que não conhecemos pessoalmente, pelas roupas que veste? De certeza que algumas, e dessa apreciação falhámos sempre, porque apreciámos apenas a embalagem e não o seu conteúdo. Deus ensina-nos como proceder, “não vos inquietais com o vestuário”, o que é realmente importante, são as acções que praticamos.

Oração
Senhor ajuda-me a ser uma pessoa mais humana a ter mais atenção ao meu semelhante, a cumprir a tua Palavra.

Acção
Hoje vou seguir a Tua Palavra, vou ser mais humilde, não dar tanta importância aquilo que visto, mas sim às minhas acções.


Quinta–feira
Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam; mas Eu vos digo: nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.

Meditação
Deus manda-nos contemplar a natureza. Uma criação só possível por um Deus que é amor, e que deixa preparada uma natureza impossível de imaginar. Já alguma vez olhámos ao redor para agradecer a Deus o cenário que nos ofereceu? E como o homem se tem encarregado de ir destruindo tamanha beleza!

Oração
Obrigada Bom Deus pelo Mundo que preparaste para nos acolher. Dá-nos coragem e sabedoria para saber conservá-lo nas devidas condições.

Acção
Hoje vou rezar a contemplar a natureza e louvar a Deus criador.


Sexta-feira
Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao forno, não fará muito mais por vós, homens de pouca fé? Não vos inquieteis, dizendo: ‘Que havemos de comer? Que havemos de beber? Que havemos de vestir?’

Meditação
Deus mostra-nos como há coisas muito mais importantes na vida do que aquelas que realmente nos preocupamos, nos tempos que correm, habituamo-nos a ter necessidades que nos foram criando, tais como telemóveis, computadores, roupas caras, etc e infelizmente fomos esquecendo aquilo que realmente é importante, a fé em Deus, não é possível viver sem fé, a fé é o sal da vida.

Oração
Que Deus me ajude a aumentar a minha fé, e que através dos meus actos consiga também ajudar aqueles que a perderam.

Acção
Hoje, meditando nas palavras que digo, vou rezar várias vezes o credo, a oração da fé.


Sábado
Os pagãos é que se preocupam com todas estas coisas. Bem sabe o vosso Pai celeste que precisais de tudo isso. Procurai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, porque o dia de ama­nhã tratará das suas inquietações. A cada dia basta o seu cuidado».

Meditação
Deus apenas nos pede que confiemos. A nossa fidelidade é a escada para atingirmos a plenitude da sua atenção. Como um pai presente estará sempre connosco para nos pegar no colo.

Oração
Deus criador e Senhor de todas as coisas visíveis e invisíveis, dai-nos um grande coração, para grandes obras.

Acção
A igreja precisa de todos nós, Vou disponibilizar-me para o que for preciso.