domingo, 23 de março de 2014

Jo 4, 5-15.19b-26.39a 40-42 - "A fonte da água que jorra para a vida eterna"


Segunda-feira
Naquele tempo, chegou Jesus a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, junto da propriedade que Jacob tinha dado a seu filho José, onde estava o poço de Jacob. Jesus, cansado da caminhada, sentou-Se à beira do poço. Era por volta do meio-dia. Veio uma mulher da Samaria para tirar água. Disse-lhe Jesus: «Dá-Me de beber». Os discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos. Respondeu-Lhe a samaritana: «Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber, sendo eu samaritana?». De facto, os judeus não se dão com os samaritanos.

Meditação
Jesus sentiu cansaço. Próprio do ser humano e sentou-se a descansar. Mas a caminhada também lhe deu sede. A sede de Jesus era sede de água do poço para se refrescar.
E nós quanta sede teremos? Temos sede de amor, sede de justiça, de perdão, de carinho e até de um sorriso. Temos ainda sede de trabalho, de liberdade e respeito e alguma caridade.

Oração
Bom Deus de Misericórdia, a nossa vida é muito complexa. Por vezes a nossa sede não tem limites.
Dai-nos Pai Santo a sabedoria para nos controlarmos e não irmos querer demasiado.

Acção
Pela oração chegaremos mais facilmente ao Coração Divino. Oremos ao Senhor.


Terça -feira
 Disse-lhe Jesus: «Se conhecesses o dom de Deus e quem é Aquele que te diz: ‘Dá-Me de beber’, tu é que Lhe pedirias e Ele te daria água viva». Respondeu-Lhe a mulher: «Senhor, Tu nem sequer tens um balde, e o poço é fundo: donde Te vem a água viva? Serás Tu maior do que o nosso pai Jacob, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu, com os seus filhos e os seus rebanhos?». Disse-Lhe Jesus: «Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede. Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente que jorra para a vida eterna».

Meditação
Há aqui da parte da samaritana uma grande desconfiança. Como é que aquele homem judeu lhe pedia água sendo ela samaritana, e sendo de povos inimigos ?
A dúvida estava instalada. Parecia um inimigo, mas também um profeta.
Na nossa vida quantas vezes desconfiamos? Quantas vezes duvidamos da misericórdia de Deus?

Oração
Senhor, dai-nos confiança. Fazei-nos portadores de certezas em relação a Ti e espertos para entender os Teus sinais.

Acção
No silêncio do quarto digamos a Deus: Senhor confio em Ti.


Quarta -feira
 «Senhor, – suplicou a mulher – dá-me dessa água, para que eu não sinta mais sede e não tenha de vir aqui buscá-la». Disse-lhe Jesus: «Vai chamar o teu marido e volta aqui». Respondeu-lhe a mulher: «Não tenho marido». Jesus replicou: «Disseste bem que não tens marido, pois tiveste cinco e aquele que tens agora não é teu marido. Neste ponto falaste verdade». Disse-lhe a mulher: «Senhor, vejo que és profeta. Os nossos antepassados adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar». Disse-lhe Jesus: «Mulher, acredita em Mim: Vai chegar a hora em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vai chegar a hora – e já chegou – em que os verdadeiros adoradores hão-de adorar o Pai em espírito e verdade, pois são esses os adoradores que o Pai deseja.

Meditação
Aquela mulher ficou admirada. Afinal aquele homem era diferente. Até sabia da vida dela. E falava com naturalidade , mesmo sendo ela uma mulher olhada pelos outros como perversa e pecadora. Na sua frente estava alguém iluminado, distinto dos outros homens que havia conhecido. Estava encantada.

Oração
Senhor ajuda-nos a sentir a Tua presença no quotidiano das nossas vidas.

Acção
Neste dia vamos ler na Bíblia, os textos que dizem respeito a este acontecimento.


Quinta-feira
 Deus é espírito e os seus adoradores devem adorá-l’O em espírito e verdade». Disse-Lhe a mulher: «Eu sei que há-de vir o Messias, isto é, Aquele que chamam Cristo. Quando vier, há-de anunciar-nos todas as coisas». Respondeu-lhe Jesus: «Sou Eu, que estou a falar contigo». Nisto, chegaram os discípulos e ficaram admirados por Ele estar a falar com aquela mulher, mas nenhum deles Lhe perguntou: «Que pretendes?», ou então: «Porque falas com ela?». A mulher deixou a bilha, correu à cidade e falou a todos: «Vinde ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Não será Ele o Messias?». Eles saíram da cidade e vieram ter com Jesus. Entretanto, os discípulos insistiam com Ele, dizendo: «Mestre, come».

Meditação
Jesus revelou-se naquele momento e a samaritana achando maravilhoso aquele encontro, cheia de entusiasmo correu a anunciar o que achara do homem.

Oração
Deus Pai, faz-me confiante  e cheia de entusiasmo pelas coisas do Espírito. Por vezes tudo parece tão longe. Dai-me Senhor o empenho que me falta.

Acção
É tempo de quaresma e de reflexão. Vou parar para ver o que tenho de mudar na minha atitude.


Sexta –feira
Mas Ele respondeu-lhes: «Eu tenho um alimento para comer que vós não conheceis». Os discípulos perguntavam uns aos outros: «Porventura alguém Lhe trouxe de comer?». Disse-lhes Jesus: «O meu alimento é fazer a vontade d’Aquele que Me enviou e realizar a sua obra. Não dizeis vós que dentro de quatro meses chegará o tempo da colheita? Pois bem, Eu digo-vos: Erguei os olhos e vede os campos, que já estão loiros para a ceifa. Já o ceifeiro recebe o salário e recolhe o fruto para a vida eterna e, deste modo, se alegra o semeador juntamente com o ceifeiro. Nisto se verifica o ditado: ‘Um é o que semeia e outro o que ceifa’. Eu mandei-vos ceifar o que não trabalhastes. Outros trabalharam e vós aproveitais-vos do seu trabalho»

Meditação
Os discípulos estranharam que Jesus estivesse a falar com uma mulher da Samaria, que até não teria grande reputação. Mas Jesus ama a todos por igual.

Oração
Senhor dá-me um coração puro, para que no meu coração eu encontre em cada pessoa com quem convivo, alguém igual a Ti.

Acção
No dia de hoje vou rezar muito e oferecer a oração a Deus como agradecimento pelas regras de vida que nos transmitiu.


Sábado
Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram em Jesus, por causa da palavra da mulher, que testemunhava: «Ele disse-me tudo o que eu fiz». Por isso os samaritanos, quando vieram ao encontro de Jesus, pediram-Lhe que ficasse com eles. E ficou lá dois dias. Ao ouvi-l’O, muitos acreditaram e diziam à mulher: «Já não é por causa das tuas palavras que acreditamos. Nós próprios ouvimos e sabemos que Ele é realmente o Salvador do mundo».

Meditação
Felizes aqueles habitantes da Samaria  que privaram de perto com Jesus. Já não era a palavra da mulher, mas aquilo que eles próprios viram e ouviram. Que experiência tão gratificante!

Oração
Senhor faz–me sentir como aquela gente. Que eu sinta a Tua presença para aonde me dirija.

Acção
Vou rezar um Pai Nosso, e pensar bem no que vou dizendo.