domingo, 16 de fevereiro de 2014

Mt 5, 20-22a.27-28.33-34a.37 - "Foi dito aos antigos... Eu, porém, digo-vos..."



Segunda –feira
Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Se a vossa justiça não superar a dos escribas e fariseus,
não entrareis no reino dos Céus.

Meditação:
Justiça, é dar a cada um o que lhe pertence, é dar a cada um o que ele merece ou o que é seu.
Será que a nossa justiça não está pior do que a dos escribas e fariseus?
Pessoas que roubam, são presos e pouco tempo depois estão livres para roubar de novo, pessoas que matam e muitas vezes ficam impunes, jovens que maltratam outros jovens e não são punidos, condutores que alcoolizados atropelam peões, muitas vezes causando-lhes a morte e pouco tempo depois voltam a conduzir…
Que justiça é esta? Esta é a nossa realidade, não a justiça de Deus.
A justiça dos homens para ser justa deve seguir a justiça anunciada por Jesus, mas antes pelo contrário, cada vez mais nos afastamos desta justiça, cada vez mais estamos mais longe de entrar no reino dos Céus. 

Oração :
 Meu Deus, ajuda o Homem a se afastar desta justiça terrena, ajuda-o a se aproximar cada vez mais da Tua justiça. 
Ajuda-o a cumprir os Teus mandamentos, e a ser justo conforme a Tua vontade, e não a vontade dos Homens.
Ajuda-me a mim a ser fiel aos Teus mandamentos e à tua justiça.
Amém

Acção:
Hoje vou refletir na minha semana com a minha família, no meu trabalho, com os meus amigos, vou procurar se em algum momento ou em alguma situação fui injusto (a), se o fui, vou pedir perdão a quem prejudiquei ou magoei com a minha injustiça.


Terça feira
Ouvistes que foi dito aos antigos:
‘Não matarás; quem matar será submetido a julgamento’.
Eu, porém, digo-vos:
Todo aquele que se irar contra o seu irmão
será submetido a julgamento

Meditação
Ao limites podem variar segundo as épocas da vida e segundo as circunstâncias mas, de uma maneira ou de outra tendemos a acreditar que até certo ponto,podemos relacionar-nos com os outros usando meios violentos.Jesus ajuda-nos a ver que do homicídio ás palavras agressivas a logica é a mesma. É uma logica que desrespeita o outro-

Oração
Ensina-me Senhor a deitar fora as armas, as palavras agressivas,os silêncios que magoam,os olhares que agridem.  Ensina-me a viver o Teu amor com os outros. Ensina-me que a verdadeira força está na tua paz.

Acção
Hoje vou ter atenção para não magoar o outro através das palavras.


Quarta-feira
Ouvistes que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, digo-vos: Todo aquele que olhar para uma mulher com maus desejos já cometeu adultério com ela no seu coração.

Meditação:
Uma chamada de atenção para não cobiçarmos o que não nos pertence e não querermos ter o que não é nosso por direito.

Oração:
Jesus, ajuda-me a arrancar as raízes do mal do meu coração para que não cobice o que não me pertence.

Acção:
Limpar o meu coração de todas as “ervas-daninhas”, usando para isso a oração diária.


Quinta–feira
Ouvistes ainda que foi dito aos antigos:
‘Não faltarás ao que tiveres jurado,
mas cumprirás diante do Senhor o que juraste’

Meditação :
Quando temos necessidade de jurar por algo, estamos a assumir  a existência de alguma desconfiança…aos olhos de Jesus, tudo é mais simples e a desconfiança não faz parte do Seu Reino, tem de haver confiança e sinceridade, um sim ou um não bastam.
Não basta cumprir um conjunto de regras para assegurar a salvação nem o acesso à vida eterna. Passa por uma adesão total, com a mente o coração, com a vida às propostas de Deus.
Será que é isso que se passa na minha vida? Os mandamentos são para mim princípios sagrados que eu tenho que cumprir mecanicamente sob a pena de receber castigos ou são indicações que me ajudam a manter a minha relação com Deus e a não me desviar do caminho que me conduz à vida.
Andarei eu a enganar-me a mim próprio (a) com juramentos, quando para Deus, basta um sim ou um não…  

Oração:
Senhor quantas vezes já jurei aos meus pais, aos meus irmãos aos familiares e amigos e depois não cumpri…
Quantas vezes através de juramento já Te decepcionei, a meus irmãos e a todos os a quem fiz juramentos…
Senhor ajuda-me a jurar menos e a cumprir mais, ajuda-me a saber dizer sim,sim e não, não.
Ajuda-me Senhor a ser uma pessoa mais firme.
Amém

Acção
Hoje, e de hoje em diante, a cada vez que sentir necessidade de jurar, irei repensar a minha resposta ou afirmação e substitui-la por um sim ou um não.


Sexta–feira
Eu, porém, digo-vos que não jureis em caso algum.

Meditação
A proposta de Jesus parece-nos muito complicada,será possível que o que sentimos e sabemos possa ser dito,sem distorções,em palavras simples? E o que aquilo que dizemos seja acreditado? Sim. Mas para isso será necessário renunciar a tantas máscaras, deixar cair os interesses ocultos, voltar a acreditar no caracter verdadeiro dos outros. 

Oração
Senhor, Tu que és a verdade, só podes querer que nós nos habituemos a viver em tudo, na verdade. É difícil mudar para ser como Tu, mas fico mais tranquilo quando recordo que Tu falas sempre claro, quando dizes que estás do nosso lado, sei que posso acreditar.

Acção
Hoje vou fazer um esforço para  ser sincero e direto na minha comunicão para com os outros e revejo a minha maneira de falar  e interpretar os outros.


Sábado
A vossa linguagem deve ser: ‘Sim, sim; não, não’. O que passa disto vem do Maligno

Meditação:
Para quem confia verdadeiramente em Deus Pai bastam palavras simples como o “sim” e o “não”. Deus simplifica tudo… nós é que temos a mania de complicar.
Façamos da nossa vida um compromisso constante com Deus, onde uma simples palavra basta…

Oração:
Ilumina Senhor os Teus servos, para que nunca hesitem em dizer-te SIM!

Acção:
Rezar todos os dias para agradecer o dom da vida.