domingo, 16 de março de 2014

Mt 17, 1-9 - "O seu rosto ficou resplandecente como o sol"


Segunda – feira
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e levou-os, em particular, a um alto monte e transfigurou-Se diante deles: o seu rosto ficou resplandecente como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.

Meditação
Jesus sobe a uma montanha com alguns de seus discípulos que o vêem a sua glória total, tão brilhante como o sol. No Antigo Testamento, as montanhas são lugares sagrados onde as pessoas encontram Deus pela oração. A esta mudança, no rosto de Jesus que O torna luminoso como o Sol, chamamos “Transfiguração”. Esta foi uma foma de encorajar os discípulos na missão que se avizinhava e de incentivá-los na caminhada. Na “Transfiguação” Jesus revela-Se e também revela o destino do homem.

Oração
Ajuda-me Senhor, a dar-me como Tu Te dás. Com entrega e sem pedir nada em troca.

Acção
Neste dia procurarei ter mais tempo para Deus, para a oração e, para a leitura meditada da Bíblia.


Terça-feira
E apareceram Moisés e Elias a falar com Ele. Pedro disse a Jesus: «Senhor, como é bom estarmos aqui! Se quiseres, farei aqui três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias».

Meditação
Pedro fica ainda mais maravilhado quando vê ao lado de Jesus, Moisés e Elias, eles que represetavam a história de Israel. Não querendo perder o encanto do momento, Pedro prontifica-se a arranjar três tendas. Ele tinha razão: deve ter sido um momento inesquecível estar ali imersos na luz do amor entre o Pai e o Filho. Para saborear aquele momento extraordinário basta-nos ter um coração atento para ouvir a Palavra de Deus. 

Oração
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coiss visíveis e invisíveis.

Acção
Neste dia proponho-me estar atenta e perceber todos os sinais que Deus coloca no meu caminho.


Quarta – feira
Ainda ele falava, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra, e da nuvem uma voz dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência.
Escutai-O».

Meditação
Escutar! É a melhor forma de nos prepararmos para a Páscoa. Escutar a palavra de Jesus, escutar com os ouvidos, mas sobretudo com o coração e assim também o nosso rosto se transfigurará. Infelizmente, nos nossos dias, o rosto de Jesus aparece mais desfigurado que transfigurado. Desfigurado em tantos rostos humanos, pela pobreza, pela doença, nos jovens desorientados, perdidos, nos idosos abandonados pela sociedade, nos desempregados, enfim por tantos outros problemas.

Oração
Eu Te peço, meu bom Jesus que nos ajudes a testemunhar a quantos vivem na miséria material, moral e espiritual, a Tua Mensagem.

Acção
Esforçar-me-ei, neste dia por me privar do que for mais difícil para mim.


Quinta–feira
Ao ouvirem estas palavras, os discípulos caíram de rosto por terra e assustaram-se muito.

Meditação
Jesus sabia que seus discípulos iriam caminhar com Ele ao longo da vida e que muitas vezes os seus caminhos seriam bastante escuros e espinhosos. A vida humana é feita de alegrias, de tristezas, de dor e de prazeres. Jesus mostra-nos através dos discípulos que havia ali uma luz de vida que ultrapassa toda e qualquer escuridão e que nos sustentará perante qualquer tempestade. 

Oração
Ensina-me Senhor a ser anunciadora da Tua palavra e a viver à semelhança de Teu filho.

Acção
Vou manter os meus olhos e os meus ouvidos bem atentos para poder escutar Deus.


Sexta–feira
Então Jesus aproximou-Se e, tocando-os, disse: «Levantai-vos e não temais». Erguendo os olhos, eles não viram mais ninguém, senão Jesus.

Meditação
Esta deve ter sido uma experiência deslumbrante para os apóstolos, a ponto de ficarem assustados, mas Jesus diz-lhes: «Levantai-vos e não temais». É tempo de uma mudança radial nas nossas vidas. Neste 2.º domingo da quaresma somos chamados a viver à imagem de Cristo e a deixarmo-nos conduzir pela Sua palavra, somos convidados a sair do nosso comodismo, do nosso conforto, a aceitar as dificuldades e a ajudar os mais desprotegidos.

Oração
Pedimos ao Espírto Santo que reforce em nós a atenção pela miséria humana.

Acção
Como cristãos, vamos mostrá-lo por palavras e acções.


Sábado
Ao descerem do monte, Jesus deu-lhes esta ordem: «Não conteis a ninguém esta visão, até o Filho do homem ressuscitar dos mortos»
  
Meditação
Jesus percebe que Pedro estava un pouco equivocado e recomenda aos discípulos que não façam comentários sobre o que viram no alto da montanha. Tal como Pedro também, nós cristãos, só poderemos anunciar Cristo se tivermos a convição de que Nele um dia seremos todos tranfigurados, o que não é fácil num Mundo cheio de falsas esperanças em que vivemos. Que neste empo de quaresma, possamos testemunhar a quantos vivem na miséria material, moral e espiritual, a mensage evangélica que se resume ao anúncio do AMOR do Pai.

Oração
Rezemos o Pai-nosso. Pai Nosso, que estais no Céu Santificado seja o Vosso Nome Venha a nós o Vosso Reino Seja feita a Vossa Vontade, Assim na Terra como no Céu O Pão-Nosso de cada dia nos daí hoje Perdoai-nos as nossas ofensas Assim como nós perdoamos a Quem nos tem ofendido E não nos deixeis cair em tentação Mas livrai-nos do Mal. Amém

Acção
Questionar-me-ei a cerca do que me poderei privar a fim de ajudar os mais desprotegidos.