domingo, 9 de março de 2014

Mt 4, 1-11 - "Jesus jejua durante quarenta dias e é tentado"


Segunda–feira
Naquele tempo,
Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto,
a fim de ser tentado pelo Diabo.
Jejuou quarenta dias e quarenta noites
e, por fim, teve fome.

Meditação
O número quarenta apresentado no Evangelho tem um significado de “provação” e aparece muitas vezes na Bíblia Sagrada: 40 dias ficou Moisés no monte, 40 anos vaguearam os Israelitas pelo deserto, 40 dias é o espaço de tempo entre a ressurreição e ascensão de Jesus. Toda a palavra que Deus nos dirige está carregada de simbolismo para que melhor a possamos interiorizar.
Jesus, passado este longo período de jejum, teve fome. E nós? Sentimos “fome” do Senhor? Necessitamos da Sua Palavra para nos alimentarmos?
Ou estamos de “dieta” em relação a Deus?

Oração
Perdoa-me meu Deus por todas as vezes em que fiz jejum de Ti e em que busquei na Tua Palavra o alimento para o meu bem-estar.

Acção
Dizem os especialistas que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Complementemos esta refeição com uma oração matinal, para que o nosso dia comece de forma iluminada e abençoada.


Terça–feira
O tentador aproximou-se e disse-lhe:
«Se és Filho de Deus,
diz a estas pedras que se transformem em pães».
Jesus respondeu-lhe:
«Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem,
mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’».

Meditação
O Diabo é realmente um ser muito malicioso, pois poderia ter tentado Jesus assim que este chegou ao deserto. Mas deixou passar os quarenta dias pois sabia que nessa altura Jesus estaria cansado e fisicamente esgotado, e quando alguém está fragilizado é muito mais fácil cair em tentação.
Jesus mostra-nos que, apesar do Seu cansaço, não perde de vista os Seus objectivos. Não se deixa iludir pelas “palavras bonitas” do Diabo e mantém Deus no centro da Sua vida.

Oração
Ajuda-me Jesus a ser forte como Tu e não me deixar tentar por “palavras mansas”, mantendo sempre Deus no centro da minha vida, pois Ele é e sempre será a “luz ao fundo do túnel” para todos nós.

Acção
Não me “apaixonar” nem iludir por bens materiais e/ou “conversas mansas”… apaixonar-me antes pelos meus próximos e, acima de tudo,  por Deus.


Quarta–feira
Então o Diabo conduziu-O à cidade santa, levou-O ao pináculo do templo e disse-Lhe: «Se és Filho de Deus, lança-Te daqui abaixo, pois está escrito: ‘Deus mandará aos seus Anjos que te recebam nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra”.

Meditação:
Esta cena com o diabo é dramática. No diálogo do diabo com Jesus há uma provocação sobre a condição de Jesus ser filho de Deus, propondo-lhe o desafio: “Se és Filho de Deus, lança-Te daqui abaixo…”

Oração:
Senhor, eu sou Teu filho, ajuda-me a confiar Ti, e não dar ouvidos a provocações.

Acção:
Pedir perdão ao Senhor por todas as vezes que não confiei Nele.


Quinta–feira
’».Respondeu-lhe Jesus:
«Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’».

Meditação
Jesus mostra-nos uma vez mais a sua face humilde, de respeitar Deus acima de tudo, embora o Diabo O tenha tentado a desafiar e desobedecer a Deus.
Quantas vezes somos tentados a desafiar os outros e nos deixamos cair nessa tentação? Quantas vezes respondemos ou agimos de forma brusca com os nossos pais/filhos, com os nossos colegas, com os nossos chefes, com os nossos professores?
Estas atitudes não representam o verdadeiro cristão, pois quem crê em Cristo deve ter sempre presente a humildade e a doçura nas suas atitudes.

Oração
Jesus, fazei de mim uma pessoa humilde e doce para os meus irmãos.

Acção
Ser humilde nas minhas palavras e atitudes, tendo sempre presente Jesus na minha vida.


Sexta–feira
De novo o Diabo O levou consigo a um monte muito alto,
mostrou-Lhe todos os reinos do mundo e a sua glória
e disse-Lhe:
«Tudo isto Te darei,
se, prostrado, me adorares»

Meditação
Pela última vez o Diabo tenta aliciar Jesus com bens materiais, com riqueza, com fama, desde que Jesus o adore. Mas para Jesus nada é superior a Deus, só a Deus se deve adorar, não importam os bens materiais, não importa a fama, não importa a fortuna… o que realmente importa é adorar o Senhor Nosso Deus.
Não nos deixemos iludir por “outros deuses” e sigamos o exemplo de Jesus: amar a Deus acima de todas as coisas.

Oração
Senhor Jesus, por muitas riquezas que se cruzem no meu caminho não me deixarei iludir… é a Ti que eu quero amar, é a Ti que eu quero adorar. Obrigado Jesus por gostares tanto de mim.

Acção
No final do dia respirar fundo, relaxar, deixar de lado as preocupações e ler um excerto da Bíblia Sagrada.


Sábado
Respondeu-lhe Jesus: «Vai-te, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele prestarás culto’». Então o Diabo deixou-O, e aproximaram-se os Anjos e serviram-n'O

Meditação:
Jesus, convicto de ser Filho de Deus, manda satanás embora e relata-lhe inspirando-se no primeiro mandamento da Lei de Deus: Amar a Deus sobre todas as coisas. A Palavra de Deus é um suporte para vencer as tentações que nos afastam de Deus, Pai que nos ama e nos chama a uma vida nova.

Oração:
Rezar o Pai Nosso dando ênfase à frase: “E não nos deixeis cair em tentação”.

Acção:
Dar testemunho da meditação de hoje a alguém que me é próximo e que não frequenta a igreja.