domingo, 20 de abril de 2014

Jo 20, 1-9 - "Ressurreição do Senhor"


Segunda- feira
No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi de manhãzinha, ainda escuro, ao sepulcro e viu a pedra retirada do sepulcro.

Meditação
Maria Madalena vai muito cedo ao sepulcro e encontra-o diferente daquilo que estava a contar encontrar, a pedra tinha sido retirada. Houve uma mudança com a qual não contava, mas Jesus já a tinha anunciado “ Ressuscitarei ao terceiro dia,” esta mulher tal como nós, muitas vezes, não acreditamos facilmente na palavra de Jesus, o seu pensamento foi que alguém tinha levado o corpo de Jesus em vez de ter pensado imediatamente na Ressureição de Jesus, a sua fé neste momento vacilou, e nós? Quantas vezes por dia também vacilamos?

Oração
Jesus, neste tempo Pascal, ajuda-me a ter mais fé; ajuda-me a seguir a Tua Palavra para que eu não vacile na humildade, na esperança, na caridade, no exemplo que me deste, para que eu tenha sempre coragem para seguir-Te.

Acção
Durante o dia de hoje vou procurar viver a alegria da Ressureição de Jesus e demonstrá-la a quem me rodeia.



Terça-feira
Correu então e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo que Jesus amava e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde O puseram». Pedro partiu com o outro discípulo e foram ambos ao sepulcro

Meditação
Era imensa a aflição dos discípulos, mas Pedro já não tem medo que saibam que conhecia Cristo. e afirma com confiança que Cristo ressuscitou dos mortos. Seremos nós anunciadores desta verdade? Ou faremos de conta que não sabemos de nada como Pedro fez, quando Jesus estava a ser julgado?

Oração
Jesus que morreste na cruz, barbaramente tratado, perdoa-me quando não aceito os males que a vida me traz. Não deixes que a minha cobardia seja superior à minha fé. Dá-me a Tua companhia e o teu olhar de santo.

Acção
Vou rezar o credo, afirmando assim a minha fé.. .


Quarta- feira                        
Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo antecipou-se, correndo mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro. Debruçando-se, viu as ligaduras no chão, mas não entrou.

Meditação
João chegou primeiro ao sepulcro, viu as ligaduras no chão, mas não entrou. Provavelmente lembrou-se das palavras que Jesus lhe havia dito várias vezes, Ressuscitarei ao terceiro dia; Ficou um pouco espantado, pois ele acreditaria que Jesus ao ressuscitar o faria em festa e não anonimamente, afinal Jesus procedeu da mesma maneira que até então o tinha feito, cumpria a Sua Palavra mas sem festa, “que a tua mão esquerda não saiba o que a direita faz”. A fé em Cristo deve ser vivida assim, com humildade, não deixando no entanto de a ensinar aos outros.

Oração
Jesus dá-me a alegria de viver a Tua fé, que eu tenha a força necessária para Te poder servir, servindo os outros.

Acção
Hoje vou utilizar algum tempo do meu dia para meditar a ressurreição de Cristo e os benefícios que Ele nos trouxe.


Quinta–feira
Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no sepulcro e viu as ligaduras no chão e o sudário que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não com as ligaduras, mas enrolado à parte

Meditação
Se alguma dúvida existia sobre a ressurreição de Jesus as provas estavam à vista. Era ver e crer. Factos são factos e nós não temos motivos para não acreditar. Era o milagre da ressurreição de Jesus, para nossa salvação.

Oração
Eu creio em ti Jesus, Creio no Pai, no Filho e no Espírito Santo. Jesus Cristo salvai -me.

Acção
É tempo de alegria. Deus deu-nos o sorriso. Não o neguemos a ninguém. O sorriso lava a alma diz o povo, e sabe bem a quem o recebe.


Sexta –feira
Entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro: viu e acreditou.

Meditação
O outro discípulo era João, que imediatamente compreendeu o que Jesus queria dizer quando falava na Ressurreição, compreendeu que Jesus ao vencer a morte terrena, nos mostrava o caminho da fé em Deus, a salvação divina para os homens. Que precisamos nós para vermos na ressurreição de Jesus a força do despertar da nossa fé?

Oração
Jesus, obrigado pela Luz que nos trouxeste, pois que esta luz consiga iluminar as mentes e os corações daqueles que continuam na profunda escuridão.

Acção
Hoje, vou acreditar e ir ao encontro deste Jesus ressuscitado, pois só assim me sentirei verdadeiramente feliz.


Sábado
Na verdade, ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.

Meditação
Os discípulos, tal como muitos de nós, não tinham ainda conseguido entender que Cristo está presente na hóstia consagrada que comungamos. E nós temos consciência disso, quando nos dirigimos ao altar. Estaremos com o nosso coração limpo para receber tão divino Bem?

Oração
Obrigada Bom Jesus pelo sacrifício da Tua vida a favor da humanidade. Ajuda-nos a merecer tão grande sofrimento.

Acção
Durante este dia vou dizer muitas vezes; Senhor eu creio em Ti, mas aumenta a minha fé.