domingo, 14 de abril de 2013

Jo 21, 1-14 - "Jesus aproximou-Se, tomou o pão e deu-lho, fazendo o mesmo com os peixes"



Segunda-feira
Naquele tempo, Jesus manifestou-Se outra vez aos seus discípulos, junto ao mar de Tiberíades. Manifestou-Se deste modo: Estavam juntos Simão Pedro e Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e mais dois discípulos de Jesus. Disse-lhes Simão Pedro: «Vou pescar». Eles responderam-lhe: «Nós vamos contigo».

Meditação:
Jesus manifesta-se pela terceira vez aos seus discípulos, porem eles ainda não O viram. Contudo este lugar é de extrema importância, este foi o lugar do primeiro chamamento. 
Pedro, que com Jesus se tornará pescador de homens, torna ao mar para fazer o que fazia antes, ser um simples pescador, pois uma vez que Jesus morrera, nada mais havia a fazer, e com ele foram mais dois discípulos. Contudo a pesca que se aguardava não era a melhor…

Oração:
Senhor, por vezes na minha vida sou como Simão Pedro, também eu vacilo e volto a atrás, também eu duvido da Tua presença na minha vida. Também eu me esqueço que fui chamado(a) a ser pescador de homens e que é esta a minha missão.

Acção:
Hoje, antes de fazer qualquer coisa, vou reflectir e pensar: “Se Jesus estivesse aqui perante esta situação, como agiria Ele?”
E depois tomarei a minha decisão confiante de que irei fazer o mesmo que Jesus faria, pois é desta forma que Jesus permanece vivo entre nós, através das nossas acções através da nossa evangelização.


Terça-feira
Saíram de casa e subiram para o barco, mas naquela noite não apanharam nada. Ao romper da manhã, Jesus apresentou-Se na margem, mas os discípulos não sabiam que era Ele. Disse-lhes Jesus: «Rapazes, tendes alguma coisa de comer?». Eles responderam: «Não».

Meditação:
A nossa atitude perante um indivíduo popular e famoso é diferente da que temos com um indivíduo pobre e desconhecido. A nossa maneira de falar muda. Usamos um tipo de linguagem mais enriquecida e temos todo o cuidado com a nossa aparência. Pois bem, quando Jesus apareceu na margem não se apresentou como “Jesus, o Filho de Deus”. Apresentou-se de uma forma simples, sem se preocupar com o modo como lhe iriam falar.
Este é um bom exemplo para usarmos nos nossos dias. Quando falamos com uma pessoa nova será que começamos a pensar se tem muito ou pouco dinheiro, se comprou ou não roupa de marca ou não a avaliamos e limitamos a conhecê-la?

Oração:
Hoje não vou avaliar e julgar os que me rodeiam. Vou tentar tratar todos os meus familiares, amigos, colegas de igual forma sem ter em conta o dinheiro, a roupa, as ocupações que eles têm.

Acção:
Senhor, peço perdão pelas vezes em que caí na tentação de julgar o outro. Pelas vezes em que não confiei em Ti e me deixei levar pelo diabo.


Quarta-feira
Disse-lhes Jesus: «Lançai a rede para a direita do barco e encontrareis». Eles lançaram a rede e já mal a podiam arrastar por causa da abundância de peixes. O discípulo predilecto de Jesus disse a Pedro: «É o Senhor». Simão Pedro, quando ouviu dizer que era o Senhor, vestiu a túnica que tinha tirado e lançou-se ao mar.

Meditação:
Quando confiamos e temos fé em Deus os milagres acontecem… só se tivermos fé é que pudemos confiar, pois só a fé é que nos leva a acreditar que Deus nunca nos faltará e por isso somos capazes de confiar no Pai, ao ponto de nos cedermos nos seus braços, estando entregues a este Deus que nos ama.
Os discípulos confiaram e lançaram de novo as suas redes mesmo sabendo que anteriormente nenhum peixe tinham pescado.Eles sabiam que Jesus nunca lhes faltaria e por isso quando sentiram as suas redes cheias de peixe, sabiam que só poderia ser o Senhor, pois Ele jamais lhes faltaria, tanto nos momentos de dificuldade como nos de alegria. Pois o Senhor está sempre presente na nossa vida.

Oração:
Senhor, neste ano de fé, peço-Te hoje que me ajudes a fortalecê-la, para que a minha confiança em Ti cresça diariamente e me aproxime da santidade.

Acção:
Hoje vou confiar num amigo ou vizinho e contar-lhe-ei um segredo.


Quinta-feira
Os outros discípulos, que estavam apenas a uns duzentos côvados da margem, vieram no barco, puxando a rede com os peixes. Quando saltaram em terra, viram brasas acesas com peixe em cima, e pão.

Meditação:
Quando chegados a terra, os discípulos depararam-se com as brasas acesas prontas para comer. Mais tarde os discípulos serão convidados a comer por Jesus, que mais uma vez prova que com Ele tudo é possível, sem Ele estamos na escuridão, na noite, mas com Ele chega a luz e o dia.
Podemos aprender também que não devemos andar para trás, nem desistir como Pedro fez, que ao duvidar que Jesus voltaria à vida retomou a sua antiga atividade.

Oração:
Apesar de todas as nossas falhas e negações, Jesus está sempre a renovar a sua presença junto de nós, mostrando-nos de diversas formas que todo o caminho é mais fácil com Ele presente. Basta abrir o nosso coração as palavra de Jesus: “TU, VEM E SEGUE-ME”

Acção:
Hoje irei analisar na minha vida, (na família, escola, trabalho, paróquia) se estou realmente a seguir o caminho do Senhor fazendo aquilo que Ele me pede ou se estou a ceder à minha única/própria vontade.


Sexta-feira
Disse-lhes Jesus: «Trazei alguns dos peixes que apanhastes agora». Simão Pedro subiu ao barco e puxou a rede para terra cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de serem tantos, não se rompeu a rede. Disse-lhes Jesus: «Vinde comer».

Meditação:
Depois de saberem que era o Senhor, os discípulos confiaram sem medo em Jesus. Vejam como a carga de peixe era tão grande e a rede não se rompeu, porque confiaram nas palavras do Senhor.
Enquanto cristãos que dizemos ser, confiamos em pleno no Senhor? Confiamos que é através do poder da oração que vamos resolver os nossos problemas? Enquanto cristãos temos de dar o exemplo de Cristo, o exemplo de confiar e acreditar que Deus tem um plano para nós. Um plano que nos trará a total felicidade!

Oração:
Senhor, dou graças por Te ter na minha vida. Dou graças por nunca desistires de mim e pelo plano que tens para mim! Obrigado, Senhor!

Acção:
Hoje, vou entrar no meu íntimo e partilhar os meus medos, as minhas alegrias, os meus objetivos, as minhas falhas com Deus. Vou confiar e estar atento aos Seus sinais.

Sábado
Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar: «Quem és Tu?», porque bem sabiam que era o Senhor. Jesus aproximou-Se, tomou o pão e deu-lho, fazendo o mesmo com os peixes. Esta foi a terceira vez que Jesus Se manifestou aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dos mortos.

Meditação:
Após todas estas demonstrações de que Jesus estava realmente presente, após ter ressuscitado, os discípulos acreditaram neste cegamente pois sabiam que todos aqueles actos só poderiam vir do Pai. E nós, acreditamos cegamente neste Jesus ressuscitado? Que nos ajuda em todos os momentos e que jamais nos faltará?
Que está sempre com os braços abertos para nos acolher, tal e qual como somos, com a nossa essência de pecadores? Acreditamos nós realmente neste Jesus?
É importante que tenhamos fé neste Jesus, pois é este o nosso Deus. É Aquele que não aponta o dedo, não recrimina, mas está sempre pronto a ajudar-nos, nos piores momentos, pois quando o alimento nos faltar, o Senhor estará lá para nos saciar.

Oração:
Jesus peço-Te perdão por todos os momentos em que não acredito que Tu estás presente para me amparar.

Acção:
Hoje vou dar o meu ombro a alguém que necessite de ser amparado, escutando quem precise de ser ouvido.