domingo, 21 de abril de 2013

Jo 10, 27-30 - "Eu dou a vida eterna às minhas ovelhas"

Segunda-Feira
Naquele tempo, disse Jesus: «As minhas ovelhas escutam a minha voz.


Meditação
Jesus “O Bom Pastor” diz-nos que as suas ovelhas escutam a Sua voz. Ele referia-se ao povo que o seguia, que tinha fé; será que, também nós hoje, escutamos a Sua voz, ou apenas a “ouvimos” ao Domingo na missa e depois facilmente a esquecemos e não a praticamos? Escutar a voz do Bom Pastor é ser convidado a segui-Lo, a praticar aquilo que Ele nos diz.

Oração
Jesus, Bom Pastor, perdão pelas vezes em que falhei, quando devia escutar a Tua palavra e em vez disso, apenas a ouvi e não dei a atenção que mereces.

Acção
De hoje em diante vou procurar estar mais atento às Tuas palavras, procurar perceber o seu verdadeiro significado, tentando assim seguir os teus ensinamentos.


Terça-feira
Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me.

Meditação
Como sempre Jesus nas Suas palavras, procurava exemplos do dia-a-dia daqueles tempos. Na região a maioria das pessoas eram pastores. Neste texto Jesus é o pastor e o povo as ovelhas. Tal como no campo o pastor chama as ovelhas pelos seus nomes, assim Jesus conhecia os que com ele conviviam para O ouvir.

Oração
Senhor Deus de Misericórdia, faz de nós cristãos conscientes, obedientes e atentos aos sinais de Jesus, nosso Supremo Pastor.

Acção
Hoje vou dar mais atenção ao que se passa ao meu redor e ajudar sem que me peçam.

Quarta-feira
Eu dou-lhes a vida eterna

Meditação
Como um bom pastor ensina o caminho ao seu rebanho para os bons pastos, Jesus ensina-nos o caminho para alcançarmos a vida eterna, para isso basta que ouçamos os Seus ensinamentos, é tão fácil como isto, basta termos fé, segui-Lo, tentar imitá-Lo naquilo que Ele nos convida a praticarmos: a bondade, o amor ao próximo, a fé, a oração e a entrega incondicional a Deus sem quaisquer exigências.

Oração
Meu Bom Pastor obrigado/a pela Tua misericórdia, pela Tua bondade, pelo Teu amor ao Teu rebanho, que quantas vezes não houve a Tua voz, mas mesmo assim Lhe concedes o Teu perdão e a salvação eterna.

Acção
Hoje vou rezar o credo, com calma, meditando e interiorizando todas as palavras que digo, procurando assim alicerçar melhor a minha fé em Deus.


Quinta-feira
e nunca hão-de perecer e ninguém as arrebatará da minha mão.

Meditação
É Jesus, fonte de conforto, que nos protege e segura nas nossas quedas. Sabemos que a nossa vida não acaba. A eternidade é qualquer coisa que dura para sempre. A mão de Deus é forte e pronta a acolher-nos.

Oração
Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino; seja feita a Vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido; e não nos deixeis cair em tentação; mas livrai-nos do mal.

Acção
Hoje vou dedicar as minhas preces a todos os que se dedicam à evangelização dos povos.

Sexta-feira
Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos e ninguém pode arrebatar nada da mão do Pai.

Meditação
Deus entregou-Lhe o rebanho, sabendo que nada nem ninguém Lho podia tirar. Mas por nossa culpa, foi preciso o Bom Pastor sacrificar a Sua vida para salvar este rebanho que anda tresmalhado; Jesus ofereceu a Sua própria vida para nos salvar, mostrando-nos o caminho que muitas vezes nós teimosamente continuamos a não querer seguir, fechando o nosso coração à Sua bondade e não querendo seguir pelo caminho da felicidade e da salvação eterna.

Oração
Bom Pastor, agradeço-Te de todo o coração, com sinceridade e fé, pelo Teu sacrifício e por tudo o que sofres-Te por mim e para minha salvação.

Acção
De hoje em diante, em vez de ser o ”lobo mau” que tenta dispersar o rebanho, vou tentar através das minhas acções, tolerância, amor e compreensão, agir como o Bom Pastor, ou seja, juntar o rebanho.


Sábado
Eu e o Pai somos um só».

Meditação
É o mistério da Santíssima Trindade. O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Todos são Deus. Deus Pai que criou, Deus filho que deu a vida para salvação dos homens e Deus Espírito Santo que nos ilumina e encaminha.

Oração
 Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Deus que sois infinitamente bom olhai por nós pecadores.

Acção
Hoje rezemos pelo clero, que saibam transmitir com clareza a mensagem de Jesus.