domingo, 6 de janeiro de 2013

Mt 2, 1-12 - "Viemos do Oriente adorar o Rei"

Segunda-feira
Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. «Onde está – perguntaram eles – o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O».

A estrela como sinal de Luz, sinal que anuncia algo de importante e bom que está para vir…

Meditação:
Os três Reis Magos, de que tantas vezes já ouvimos falar, representam, no contexto bíblico, toda a humanidade: os três são de raças e idades diferentes, cada qual tem a sua cultura, os seus usos e costumes… Mas nenhum deles hesitou, nem por um momento que fosse, em seguir a “estrela anunciadora da boa-nova”.
Que quer isto dizer? Que foram atrás da estrela na ânsia de ver um espectáculo? Ou seguiram a estrela, sem medos, para poderem fazer parte do maior acontecimento que estava para vir – o nascimento do Menino que haveria de nos salvar?
O nascimento do Menino Jesus foi para todos, independentemente da raça, idade, cultura (tal como representam os Reis Magos), Jesus nasceu para trazer ao mundo uma mensagem de Amor e Esperança.
Teríamos nós coragem de “seguir a estrela” nos dias de hoje? Ou estamos muito cansados e/ou ocupados?

Oração:
Senhor, nem sempre sigo a Tua “estrela”, nem sempre ligo aos sinais que Tu me envias.
Ajuda-me a ser como os Reis Magos, a ter disponibilidade e forças para seguir a Tua luz ao longo da minha vida.

Acção:
Hoje rezarei uma oração à minha escolha, pedindo perdão a Jesus por todas as vezes em que não fui capaz de me deixar guiar pela Sua Luz!


Terça-feira
Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo Profeta:

Meditação:
Herodes ficou perturbado, talvez mesmo assustado, pois a notícia do nascimento do Messias, significava que nascera alguém com mais poder, coisa que Herodes não podia conceber.

Oração:
Bom Jesus, não permitas nunca que nos deixemos deslumbrar pelo poder. Conserva-nos humildes e dispostos a servir-Te.

Acção:
Durante este tempo vou dar-me aos outros. Sorrindo, ajudando, consolando.


Quarta-feira
‘Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo’». Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela.

Meditação:
Após o nascimento de Jesus, Belém tornou-se uma cidade famosa por ter sido lá que nasceu o Salvador.
A Estrela indicou o caminho aos Magos para irem até Belém, adorar o Menino. Poderá dizer-se que o caminho indicado pela estrela não foi visto por todos, como tal, Herodes, por ser rei, ficou curioso e quis saber informações pormenorizadas junto dos Magos. 

Oração:
Jesus ajuda-me a ver a estrela que indica o Teu caminho na minha vida. 

Acção:
Durante o dia de hoje, disponibilizar tempo na oração com Jesus.


Quinta-feira
Depois enviou-os a Belém e disse-lhes: «Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l’O». Ouvido o rei, puseram-se a caminho.

Herodes sentia-se ameaçado pelo nascimento do Menino e, fingindo falso interesse, envia os Magos a procurá-Lo.

Meditação:
Que atitude tão diferente a dos Magos e a de Herodes. Os Magos tinham um interesse genuíno e verdadeiro em conhecer e adorar o Menino.
Mas Herodes tinha medo, sentia-se alarmado e incomodado. A sua atitude era de angústia e maldade, por pensar que aquele Menino lhe iria roubar o protagonismo, iria ser mais importante do que ele – que era “O Rei Herodes” – e que exigia ser tratado e adorado como tal. Herodes queria todas as atenções sobre si, e tudo o que lhe pudesse eventualmente roubar o protagonismo era repudiado.
Não somos nós, que nos dizemos cristãos, tantas vezes como Herodes? Não queremos o protagonismo e “glórias” sempre para nós?
Não queremos que o nosso pároco nos elogie pelas flores que colocamos, pelas leituras que fizemos, pelos cânticos que cantamos…?
E se o nosso pároco não nos elogia e não nos bajula sempre que nós queremos, não “amuamos” e não nos sentimos “ameaçados” por achar que outros fizeram melhor do que nós?
Mas afinal… fazemos o que fazemos para o nosso pároco? Para dar nas vistas? Ou fazemos para Deus???
É que aos olhos de Deus todos somos iguais… e todas as boas acções têm valor. Pensemos nisto…

Oração:
Senhor, muitas vezes me sinto com Herodes – ameaçado por me roubarem o protagonismo… Ajuda-me a perceber que aos Teus olhos todos somos iguais e todos temos igual valor. Ajuda-me a praticar boas acções, pois serão essas que brilharão aos Teus olhos.

Acção:
Fazer o bem sem olhar a quem e perceber que ninguém é mais importante que ninguém – quem realmente deve importar na minha vida é Jesus!


Sexta-feira
E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O.

Meditação:
Eis um misto de humildade e de grande fé. Eles, os Magos, pessoas de posses, curvaram-se diante do Menino e Seus pais  em adoração, sem dúvidas nem reservas.
Sabiam estar no lugar certo a adorar a pessoa certa - Jesus Menino.

Oração:
Senhor, cremos em Ti, mas aumentai a nossa Fé. 
Senhor faz de nós cristãos presentes em qualquer momento e circunstância.

Acção:
Rezemos uma Avé Maria


Sábado
Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.

Meditação:
Os presentes que os Magos ofereceram ao Menino, apontam para a globalidade da missão de Jesus.
O ouro simboliza a realeza, Jesus é um verdadeiro Rei para os pobres e pequenos, daí merecer o ouro como presente.
O incenso simboliza a divindade, Jesus é Pai, por isso, merecerá também todo o louvor.
A mirra simboliza a paixão, Jesus entrega totalmente a Sua vida pela humanidade, por meio da sua paixão e morte, neste sentido é que entendemos a mirra, perfume que será utilizado no sepultamento de Jesus.

Oração:
Rezar um Pai-Nosso por aqueles que não partilham.

Acção:
Neste ano 2013 saber partilhar.