domingo, 30 de dezembro de 2012

Lc 2, 41-52 - "Jesus é encontrado por seus pais no meio dos doutores"



Segunda-feira
Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, pela festa da Páscoa. Quando Ele fez doze anos, subiram até lá, como era costume nessa festa. Quando eles regressavam, passados os dias festivos, o Menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que os seus pais o soubessem.

Meditação
Os pais de Jesus, como era hábito de todos os Judeus, deslocam-se de Nazaré, local onde viviam, a Jerusalém, levando consigo Jesus. Celebrava-se nesta altura a Festa da Páscoa, ocasião em que todos os Judeus se deslocavam a Jerusalém para adorarem Deus e agradecerem a sua libertação do Egipto. Era natural que houvesse muita confusão, e daí fácil Jesus se afastar dos seus pais. Mas não, Jesus não se perde, apesar da pouca idade, Ele sabe que tem uma missão: questionar os doutores na casa do Pai.

Oração
Meu Deus, ajuda-me quando me perco, quando me afasto da família, dos amigos, dos que precisam de mim, da Tua Palavra, faz de mim um ser melhor.

Acção
Hoje vou lembrar-me da festa da família, vou durante a semana, convidar toda a minha família a ir à casa do Pai no próximo domingo.

Terça-feira
Julgando que Ele vinha na caravana, fizeram um dia de viagem e começaram a procura -l’O entre os parentes e conhecidos. Não O encontrando, voltaram a Jerusalém, à sua procura.

Meditação
Jesus foi uma criança como outra qualquer. Deu aos seus pais, Maria e José, alegrias e preocupações. Era a hora de crescer noutra dimensão.
Ficou para trás seguir os desígnios do Seu Pai do céu, o nosso Deus e Senhor.

Oração
Meu Deus, eu creio que sois Pai, Filho e Espírito Santo.
Ajuda–me a clarificar a minha fé, para não ser surpreendida  por vezes a duvidar do Teu amor.

Acção
Vou tentar envolver-me mais com a minha família cristã.


Quarta-feira
Passados três dias, encontraram-n’O no templo, sentado no meio dos doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos aqueles que O ouviam estavam surpreendidos com a sua inteligência e as suas respostas.

Meditação
Há aqui da parte de Jesus muita vontade e sabedoria em esclarecer dúvidas.
Primeiro: Ele não se preocupa com o tempo que passa no templo, todo o tempo é pouco quando se trata de ouvir a Palavra de Deus;
Segundo: Ele deixou ir os seus pais, ou seja, ele deixou a família por algum tempo para estar com Deus, para Ele neste momento isso era mais importante.
Os doutores que o escutavam, estavam admirados como era possível uma criança com doze anos estar tão esclarecida e ter tanto interesse de conhecimentos sobre a palavra de Deus.
E nós? Esforçamo-nos por esclarecermos as nossas dúvidas acerca da vida de Jesus, para mais facilmente podermos informar os outros? Fazer catequese?

Oração 
Obrigado meu Deus pela minha existência e dai-me força e vontade de saber mais sobre a Tua Palavra.

Acção
Hoje vou abrir a Bíblia ao acaso, ler pelo menos todos os versículos de uma página, meditar sobre o que li e, caso tenha dúvidas, procurar quem me ajude a esclarecê-las.

Quinta-feira
Quando viram Jesus, seus pais ficaram admirados; e sua Mãe disse-Lhe: “Filho, porque procedeste assim connosco? Teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura.”

Meditação
Maria e José eram pais iguais a nós. Podemos imaginar a grande aflição que
sentiram numa situação como esta que viveram.

Oração
Jesus, não deixeis que eu me sinta algum dia numa situação parecida.
Aumenta a minha fé e ilumina os meus caminhos.

Acção
Com muita calma e dedicação vou rezar um Pai-Nosso e meditar no que digo enquanto rezo.

Sexta-feira
Jesus respondeu-lhes: Porque Me procuráveis? Não sabíeis que Eu devia estar na casa de meu Pai?” Mas eles não entenderam as palavras que Jesus lhes disse.

Meditação
Jesus apesar de ter apenas na altura doze anos, sabe perfeitamente ao que vem e qual a Sua missão, Ele sabe que para isso tem de deixar por algum tempo os seus pais da terra, para estar com o Pai, daí a resposta: “ não sabíeis que Eu devia estar na casa de meu Pai?”
Nós também precisamos de momentos em que temos de esquecer as coisas da terra e darmos mais atenção e tempo ao nosso Pai do céu, o nosso Deus; provavelmente nos próximos tempos, de algumas dificuldades, teremos oportunidade de fazer a experiência, Ele escutar-nos-á.

Oração
Recomendamos-Te as nossas famílias, faz com que cada um de nós consiga ter mais paciência, paz e tempo para Te ouvir.

Acção
Hoje vou visitar alguém que já não tenha familiares, ou que se encontre só.

Sábado  
Jesus desceu então com eles para Nazaré e era-lhes submisso. Sua Mãe guardava todos estes acontecimentos em seu coração. E Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e em graça, diante de Deus e dos homens.

Meditação
Estamos perante o maior exemplo de uma família cristã, que tem como base o amor de Deus, numa atitude de compreensão, respeito, amor e serviço.
Maria e José aceitaram que Jesus não era exclusivamente seu, tinha a Sua identidade e a Sua própria missão.

Oração
Bom Deus, ajudai todas as famílias do mundo a seguir o exemplo de Maria e José.

Acção
Em família vou esforçar-me por compreender e aceitar as atitudes dos outros, sem imposições.