domingo, 27 de janeiro de 2013

Lc 1, 1-4; 4,14-21 - "Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura"



Segunda-feira
Já muitos empreenderam narrar os factos que se realizaram entre nós, como no-los transmitiram os que, desde o início, foram testemunhas oculares e ministros da palavra, também eu resolvi, depois de ter investigado cuidadosamente tudo desde as origens, escrevê-las para ti, ilustre Teófilo, para que tenhas conhecimento seguro do que te foi ensinado.

Meditação
Neste evangelho são nos apresentadas duas épocas, sendo a primeira baseada no antigo testamento, e a segunda  80 anos após o aparecimento de Cristo.

Oração
Senhor Deus, ensinai-nos a entender as narrações que nos vão sendo apresentadas ao longo dos tempos.
Que o Espírito Santo nos ilumine.

Acção
Vou dedicar o meu tempo livre a ler a Bíblia e fazer a ligação entre o que diz o Antigo e o Novo Testamento.

Terça-feira
Naquele tempo, Jesus voltou da Galileia, com a força do Espírito, e a sua fama propagou-se por toda a região. Ensinava nas sinagogas, e era elogiado por todos.

Meditação
São Lucas conta que Jesus, vindo da Galileia e cheio do Espírito Santo, ensinava e proclamava os Seus valores e todos O admiravam e elogiavam.

Oração
Bom Deus, fazei que também nós, pobres mortais, saibamos admirar, elogiar e aplicar os ensinamentos e exemplos de Jesus.

Acção
A oração é a melhor atitude a ter com Jesus. A oração dá-nos proximidade.
 Aproveitemos o dia para rezar muito.

Quarta-feira
Foi então a Nazaré, onde Se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou na sinagoga a um sábado e levantou-Se para fazer a leitura. Entregaram-Lhe o livro do profeta Isaías e, ao abrir o livro, encontrou a passagem em que estava escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim,

Meditação
Ao chegar à sua terra natal, Nazaré, Jesus foi à sinagoga. Leu um texto do profeta Isaías, tendo a preocupação de escolher alguns versículos que se enquadravam naquela comunidade.
O texto descreve como é que o Messias concretizará a Sua missão na terra.

Oração
Ajuda-nos Senhor a descobrir as nossas capacidades para melhor servir a nossa comunidade paroquial e o nosso próximo

Acção
Manifestemos a Deus como lhe queremos ser fiéis.
Rezemos com fé o Credo.

Quinta-feira
porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres. Ele me enviou a proclamar a redenção aos cativos e a vista aos cegos,

Meditação
Está claro que a missão de Jesus era destinada sobretudo a quem mais necessitava, os pobres e oprimidos. Era uma missão que trazia consigo esperança, conforto e a boa nova de que melhores dias estariam para chegar.

Oração
Fazei Senhor que também nós não nos esqueçamos dos mais desprotegidos.
Que o Espírito Santo nos ilumine de modo a termos sempre a palavra e a atitude certa para servir quem de nós precisar.

Acção
Sorrir… pois um sorriso franco vale mais do que algumas frases.


Sexta-feira
a restituir a liberdade aos oprimidos e a proclamar o ano da graça do Senhor.” Depois enrolou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-Se. Estavam fixos em Jesus os olhos de  toda a sinagoga.

Meditação
Jesus escolheu os versículos que deverão ser o lema de todo o cristão. Ser cristão é ser irmão de Cristo, membro da Igreja.
Se nós falharmos, a Igreja falhará connosco.

Oração
Ó Deus que criastes o mundo com o propósito de sermos felizes, dá-nos a sabedoria para o conseguirmos ser e rodear os outros de bons sentimentos, transmitindo–lhes alegria.

Acção
Rezemos a oração que o Senhor nos ensinou; PAI NOSSO…


Sábado
Começou então a dizer-lhes: “Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.”

Meditação
A palavra de Cristo dita e explicada, é aplicada no dia a dia da vida e conduz-nos a uma Igreja mais Santa.

Oração
Que saibamos tirar da Palavra algo que nos leve a ser um bocadinho mais santos.

Acção
Hoje faremos os possíveis por saudar quem connosco se cruzar, seja rico ou pobre, feio ou bonito…