domingo, 20 de janeiro de 2013

Jo 2, 1-11 - "O primeiro milagre de Jesus"



Segunda-feira
Naquele tempo, realizou-se um casamento em Caná da Galileia e estava lá a Mãe de Jesus. Jesus e os seus discípulos foram também convidados para o casamento.

Meditação
O evangelista João transporta-nos para Caná da Galileia, uma simples aldeia, situada perto de Nazaré e rodeada de pequenas colinas cobertas de oliveiras, onde se vai realizar uma festa, um casamento, onde há um convidado muito especial -  Jesus - acompanhado dos Seus discípulos e onde já se encontrava Maria, mãe de Jesus, por ser íntima dos familiares dos noivos.

Oração
Eu Te peço, Senhor que toques os nossos corações para que também nós, à semelhança de Maria, nos possamos sensibilizar para as realidades dos nossos dias.

Acção
Hoje vou rezar e pedir a Jesus pelos outros, pelas suas necessidades.

Terça-feira
A certa altura faltou o vinho. Então a Mãe de Jesus disse-Lhe: “Não têm vinho.” Jesus respondeu-lhe: “Mulher, que temos nós com isso? Ainda não chegou a minha hora.”

Meditação
Já a festa ia avançada e eis senão quando falta o vinho. Maria, por ser amicíssima da família dos noivos, não estava disposta a que algo faltasse ou corresse menos bem e sem que ninguém percebesse dirigiu a Seu filho e diz-lhe “Não têm vinho.” Jesus não respondeu com a amabilidade habitual e disse: “Mulher que temos nós com isso?
 Maria serve de mediadora daquela gente pedindo a Seu Filho que interceda para que nada falte.
Que esperava Maria de Jesus? Quando chegará a sua hora? A hora do Senhor é o momento da manifestação do seu amor. Certamente já chegou a hora de Jesus em muitos momentos de nossa vida. Talvez ignoremos algumas destas horas, deixando de perceber os seus sinais divinos em nossa vida.

 Oração
Ajuda-me, Senhor a ser humilde e a testemunhar por actos e palavras que Jesus está vivo.

Acção
Procurarei, neste dia, imitar Cristo e ser testemunha da Sua palavra.

Quarta-feira
Sua Mãe disse aos serventes: “Fazei tudo o que Ele vos disser.” Havia ali seis talhas de pedra, destinadas à purificação dos judeus, levando cada uma cerca de duas a três medidas. Disse-lhes Jesus: Enchei essas talhas de água.”

Meditação
Apesar da resposta de seu Filho, Maria sabe que pode confiar Nele, no Seu amor por toda a humanidade e ordena que Lhe obedeçam.
“Havia seis talhas de pedra” o número sete indica a totalidade, o número seis indica a imperfeição, logo algo não estava correcto.
Faltou vinho, vinho é símbolo de amor, de alegria, logo que este falte, a festa fica sem sabor.

Oração
Vem, Senhor Jesus para nos ajudares a sair deste Mundo de mentira, falsidade….

Acção
De MARIA aprendemos o gosto e a disposição para ajudar, mas também aprendemos a humildade para aceitar a vontade de Deus. Esforcemo-nos por imitá-La.  

Quinta-feira
Eles encheram-nas até acima. Depois, disse-lhes: “Tirai agora e levai ao chefe de mesa.” E eles levaram. Quando o chefe de mesa provou a água transformada em vinho – ele não sabia de onde viera, pois só os serventes que tinham tirado a água, sabiam -,

Meditação
Em festas como esta há sempre um responsável, um chefe de mesa, que tem por incumbência estar atento ao desenrolar da festa e às provisões. No entanto, este responsável não se deu conta da falta do vinho e a festa deveria terminar antes do previsto. Mas Jesus não deixa que tal aconteça - foi o primeiro milagre de Jesus.
Quantas vezes, esta bebida, não está escondida no interior dos nossos relacionamentos... É preciso não perder a alegria, os sonhos, os ideais e assim pouco a pouco a fé se vai tornando o centro da vida e, com ela o amor. 

 Oração
Jesus preciso de Ti. Sem a Tua presença sinto-me insegura. Não deixes que eu me perca nos caminhos, nem que tropece nas pedras.

Acção
Rezar é falar com Deus. Rezemos…

Sexta-feira
chamou o noivo e disse-lhe: “Toda a gente serve primeiro o vinho bom e, depois de os convidados terem bebido bem, serve o inferior. Mas tu guardaste o vinho bom até agora.” Foi assim que, em Caná da Galileia, Jesus deu início aos seus milagres.

Meditação
O relacionamento entre Deus e o Seu povo era simbolizado por um casamento. O amor de Deus pelo Seu povo é um amor que nada consegue quebrar: nem o nosso egoísmo, nem as nossas recusas.
Ele está sempre à nossa espera sem nada pedir em troca. Esse amor gera festa, alegria e felicidade para todos os que por Ele se deixam conduzir.

Oração
Pai Nosso, que estais no Céu; santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino; seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amen.

Acção
Olharei para o meu próximo, como se ele fosse Jesus.

Sábado
Manifestou a sua glória e os discípulos acreditaram n’Ele.

Meditação
Estamos a celebrar, este ano, o Ano da Fé. O Santo Papa, faz-nos um convite em sua Carta Apostólica “Porta Fidei”, nº6 a uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do Mundo. Mais à frente no n.º 10 diz-nos: “…o professar com a boca indica que a fé implica um testemunho e um compromisso públicos. O cristão não pode jamais pensar que o crer seja um facto privado. A fé é decidir estar com o Senhor, para viver com Ele. A fé precisamente, porque é um ato da liberdade, exige também assumir a responsabilidade social daquilo que se acredita…”

 Oração
Vamos rezar o CREDO: Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém

Acção
Esforçar-me-ei por ser Tua testemunha fiel, nos meus gestos, acções e palavras.