domingo, 13 de janeiro de 2013

Lc 3, 15-16.21-22 - "Jesus foi baptizado e, enquanto orava, abriu-se o céu"

Segunda-feira
Naquele tempo, o povo estava na expectativa e todos pensavam em seus corações se João não seria o Messias.

Após o Natal Jesus surge para o anúncio do Reino. É um “homem novo” filho de Deus, é aquele que devemos seguir assumindo o Seu projecto. A Sua missão é a salvação de todos os homens.

Meditação:
O povo esperava a vinda de um “Messias”, apareceu João Baptista e pela sua pregação e estilo de vida aumentou as suas expectativas e esperança.
Hoje também nós esperamos a vinda do “Messias”, para dar sentido às nossas vidas.

Oração:
Senhor, esperamos por Ti para que nos libertes e purifiques. Transforma os nossos corações de pedra em amor e ternura.

Acção:
Hoje vou rezar pela vinda de Jesus.

Terça-feira
João tomou a palavra e disse-lhes: «Eu baptizo-vos com água, mas vai chegar quem é mais forte do que eu, do qual não sou digno de desatar as correias das sandálias.

Meditação:
João afirma com toda a honestidade que não é o Messias. Coloca Jesus no topo, pois nem sequer é digno de tocar nas correias nas suas sandálias e marca perfeitamente com honestidade e humildade a sua posição.
Nos dias de hoje, perante tanta ânsia de poder, certamente quem deixaria perder a oportunidade de João Baptista para subir na escala social?
Como reajo a tais comportamentos? Condeno? Acuso? Ou pior, procedo da mesma forma?

Oração:
Senhor, ajuda-me a reconhecer-me na verdade, para que não pareça mais do que sou. Que seja feliz e livre perante todos, pois sei que perante os Teus olhos sou amado.

Acção:
Hoje vou viver na alegria e saborear a liberdade da verdade!

Quarta-feira
Ele baptizar-vos-á com o Espírito Santo e com o fogo».

Baptizar no Espírito Santo é dar uma nova vida em Deus, e a referência ao fogo, como meio de purificação e mudança de vida.

Meditação:
João tem consciência que ele não é o Messias e que o seu baptismo é exterior, apesar de poder mudar a vida, como aconteceu certamente, mas é com Jesus que tudo ganha um novo sentido. Ser Baptizado por e em Jesus, é ganhar uma nova vida, não mudar de vida. Esta é a primeira e grande novidade do Baptismo.
Um Baptismo que neste texto é acompanhado da presença do Espírito Santo, pois é Ele que opera esta novidade de uma nova vida em nós. O fogo é uma imagem muito poderosa na Bíblia pois representa a morte, mas também o ressurgir de uma nova vida. Este é o grande desafio de Deus aos homens, que morram para poder viver, como Jesus diz noutra passagem, é preciso que a semente morra para nascer outra que dará muito mais.
Nós deixamos Deus entrar nas nossas vidas? Eu fui baptizado com o baptismo de Jesus ou de João?

Oração:
Senhor Jesus, hoje quero agradecer pelo dia em que me deste a oportunidade de ser chamado de Teu filho.
Senhor Jesus, hoje quero recordar esse dia em que nasci para a vida eterna.
Senhor Jesus, hoje peço-Te por todos aqueles que, apesar de serem Baptizados, ficaram no baptismo de João.
Senhor Jesus, hoje peço-Te por todos aqueles que ainda não descobriram a beleza de ser Baptizado.

Acção:
Hoje vou perguntar a alguém se se lembra da data de baptismo e, se não se lembrar, que procure saber para poder celebrar esse dia glorioso.


Quinta-feira
Quando todo o povo recebeu o baptismo, Jesus também foi baptizado;

Meditação:
Jesus dá a vez a todos ficando para o fim, sem se fazer notar diferente dos outros, embora sendo filho de Deus, em sinal de humildade e de comunhão com todos.
Jesus, com o Seu baptismo, abre as portas à universalidade de filhos de Deus, passa a ser o anúncio do “homem novo” em que nos tornamos ao sermos baptizados

Oração:
Senhor, diante do Teu baptismo penso no que terá sido o meu… ajuda-me a viver como um “homem novo”, a viver marcado pelo espírito desse momento.

Acção:
Hoje vou recordar que, a partir do meu baptismo, fiquei marcado e comprometido com Deus.

Sexta-feira
e, enquanto orava, o céu abriu-se e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corporal, como uma pomba.

Meditação:
Enquanto Jesus reza, a glória de Deus manifesta-se mais visivelmente, o céu abre-se e o Espírito Santo desce em forma de pomba.
A comunhão entre Jesus e o Espírito torna-se aqui mais que evidente, Jesus confia-Se a Deus para conhecer a Sua missão e como realizá-la.
Sentimos a presença do Espírito Santo na Eucaristia e na Reconciliação? Temos consciência que o Espírito Santo está presente em todos nós?

Oração:
Senhor, ajuda-me a viver nos dons do Espírito Santo, na sapiência, no entendimento, no conselho, na fortaleza, na ciência, na piedade e no temor a Deus e também nos seus frutos, na caridade, na alegria, na paz, na paciência, na benignidade, na bondade, na longanimidade, na mansidão, na fé, na modéstia, na continência e na castidade.

Acção:
Hoje, ao longo do dia, vou procurar viver com gestos e dons do Espírito Santo.

Sábado
E do céu fez-se ouvir uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado: em Ti pus toda a minha complacência».

O céu é a referência à habitação de Deus. A voz é a presença de Deus. Jesus é o filho amado e em quem Deus põe a Sua complacência, toda a Sua confiança.

Meditação:
Nesta passagem aparece a Trindade de uma forma excelente - Jesus, o Filho. O Espírito Santo e Deus Pai.
Eu acredito verdadeiramente que Deus é trino?
Neste ano da Fé sou convidado a purificar e amadurecer a minha fé. Ser cristão é acreditar que Deus é uno e trino, que existem três pessoas numa mesma natureza.
Onde está o Pai, aí está o Espírito Santo e o Filho, assim como onde está o Filho, estão o Pai e o Espírito Santo, não conseguimos dissociar um dos outros.

Oração:
Trindade, ajuda-me a acreditar cada vez mais em Ti, como meu Deus.

Acção:
Sou convidado a fazer esta pequena oração em cada hora do dia