domingo, 3 de fevereiro de 2013

Lc 4, 21-30 - "Como Elias e Eliseu, Jesus não é enviado somente aos judeus"



Segunda-feira
Naquele tempo, Jesus começou a falar na sinagoga de Nazaré, dizendo: «Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir».

Continua o texto do Evangelho do passado domingo. Jesus anuncia que vai realizar a missão de todos os profetas.

Meditação
Jesus anuncia a Boa Nova: a libertação aos pobres e oprimidos de todos os povos. A Boa Nova de Jesus é falar-nos de um Deus que vem ao nosso encontro para nos aliviar dos fardos, curar as nossas feridas e nos libertar do cativeiro e de tudo aquilo que nos escraviza e aprisiona, abrir os nossos olhos da cegueira do egoísmo e oferecer-nos caminhos de paz. Dar a Boa Nova aos pobres era a missão de Jesus. Como se cumpre esta passagem da Escritura na nossa vida?

Oração
Senhor, ajuda-nos a ser humildes e aumenta a nossa fé para que possamos reconhecer que estás sempre connosco, que nos amas, que nos perdoas e que nos curas.

Acção
Fiquemos atentos e tentemos compreender os sinais que nos levam aos encontros que Deus quer fazer com cada um de nós.


Terça-feira
Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam das palavras cheias de graça que saíam da sua boca. E perguntavam: «Não é este o filho de José?».

Todos se maravilhavam com a sua palavra.

Meditação
Todos se maravilhavam com as palavras de Jesus, mas alguém levantou a voz para dizer “Não é este o Filho de José?”. Começaram então a recusar a Sua mensagem. Os conhecidos de Jesus julgam conhecê-l’O, mas não O conhecem em absoluto. É a atitude dos que julgam saber tudo. Atitude que, além de equivocada, impede a abertura à novidade, à proposta de Jesus. Tentamos conhecer mais e melhor Jesus ou conformámo-nos e limitámo-nos à ideia que temos d’Ele?

Oração
Senhor, deixa-nos sentir o Teu abraço de amor para que nunca duvidemos da Tua Palavra.

Acção
Hoje, vamos fazer o possível para falar do desejo de Deus e da vida verdadeira, essa Vida que não tem fim.


Quarta-feira
Jesus disse-lhes: «Por certo Me citareis o ditado: ‘Médico, cura-te a ti mesmo’. Faz também aqui na tua terra o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum».

Para os conhecidos de Jesus não basta a “Palavra”, é preciso “fazer prova”, prodígios, milagres.

Meditação
A proximidade e a familiaridade impedem os habitantes de Nazaré a aceitar a Boa Nova proposta por Jesus. Esperavam por um Messias milagreiro que realizasse as suas vontades. Também como os habitantes de Nazaré, podemos cair na tentação de tentar fazer um Deus à nossa medida que se subordine às nossas expectativas, interesses ambições e que mostre a sua existência e o seu poder mediante milagres e prodígios. Queremos nós este Deus? Ou pelo contrário, queremos seguir o caminho proposto por Jesus?

Oração
Senhor, não permitas que pronunciemos as palavras “Ver para crer” e ajuda-nos com o todo o amor que nos deste a ser sinal da Tua presença neste mundo.

Acção
Procuremos curar-nos dos nossos egoísmos e dúvidas e transmitir ao próximo o sinal da nossa fé.

Quinta-feira
E acrescentou: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra. Em verdade vos digo que havia em Israel muitas viúvas no tempo do profeta Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a terra; contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas a uma viúva de Sarepta, na região da Sidónia.

Onde não impera o amor a Deus, a familiaridade redunda, quase sempre em desprezo, por isso Jesus está consciente da recusa dos seus “conhecidos” em não reconhecerem as suas qualidades.

Meditação
A mensagem de Jesus, de vida, amor, verdade, alegria, paz não é destinada a uma raça ou uma nação. É universal, rompe fronteiras. Abre a todos o seu projeto de libertação para as pessoas empobrecidas, excluídas, rejeitadas… E nos anima a anunciar boas novas, acreditar nelas, praticá-las, torná-las realidade e vida. O Evangelho não é alheio a nenhuma situação do ser humano. Em todas as situações é, tem que ser Boa Nova. De nós depende que o seja.

Oração
Faz, Senhor, que nos demos conta que, embora nos tenhas trazido o Evangelho ao nosso mundo e o conheçamos, custa-nos passa-lo à vida.

Acção
Nos encontros de hoje, tentemos anunciar a mensagem de Jesus.

Sexta-feira
Havia em Israel muitos leprosos no tempo do profeta Eliseu; contudo, nenhum deles foi curado, mas apenas o sírio Naamã». Ao ouvirem estas palavras, todos ficaram furiosos na sinagoga.

Ninguém tem o monopólio de Deus. Ele é de TODOS, especialmente dos mais pequenos, mais explorados.

Meditação
Jesus fala de um leproso pagão, não pertencente ao “povo escolhido”. Os seus ouvintes não querem perceber que o Reino, a mensagem de Jesus chega a partir da marginalidade. Quando uma pessoa se põe ao lado daqueles que Jesus Se pôs, quando anuncia e vive o evangelho, joga-se a vida, molesta e indigna os que se julgam em posse da verdade e com direito a julgar e condenar.

Oração
Renovemos a nossa fé, repetindo as palavras do Mestre:
Pai nosso……

Acção
Procuremos reconhecer Jesus através de cada pessoa que passa pelas nossas ruas, mas que os nossos olhos não estão acostumados a reconhecer—l’O.


Sábado
Levantaram-se, expulsaram Jesus da cidade e levaram-n’O até ao cimo da colina sobre a qual a cidade estava edificada, a fim de O precipitarem dali abaixo. Mas Jesus, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho.

Os conterrâneos de Jesus recusaram a Sua mensagem e expulsaram-n’O da sinagoga.

Meditação
Os habitantes de Nazaré rejeitam Jesus, tentando precipita-l’O do monte, mas Jesus sai desse ambiente e dessas pessoas, segue outro caminho, continua a sua mensagem de vida e libertação. A sua Palavra transmite segurança, profunda humildade e gozo interior, audácia espiritual. Jesus chama-nos a percorrer o Seu caminho, a transformar o presente de acordo com o sonho de Deus, e assim tornar presente o futuro de Deus na realidade actual e quotidiano. Temos a coragem de seguir este caminho?

Oração
Senhor, ajuda-nos a não rejeitar ninguém e ter a sabedoria necessária para colocar os dons e os talentos, que Deus nos deu, ao serviço do próximo.

Acção
Com a ajuda do Senhor e com todo o discernimento, ajuda-nos hoje e sempre a sermos seguidores de Jesus.