domingo, 12 de agosto de 2012

Jo 6, 41-51 - "Eu sou o pão vivo que desceu do Céu"

Jesus faz-Se presente na Eucaristia através do Seu Corpo que nos é dado no momento da sagrada comunhão. É um alimento para o nosso espírito, fonte de força e energia para a nossa vida cristã.
Quanto mais nos fortalecermos com este alimento, mais fácil será anunciar ao mundo a Palavra de Cristo Salvador e mais simples será ajudarmos quem de nós necessita...
Segunda-feira
Naquele tempo, os judeus murmuravam de Jesus, por Ele ter dito: «Eu sou o pão que desceu do Céu». E diziam: «Não é Ele Jesus, o filho de José? Não conhecemos o seu pai e a sua mãe? Como é que Ele diz agora: ‘Eu desci do Céu’?».

Meditação
Os Judeus não queriam acreditar no que Jesus dizia. É sabido que ainda hoje assim é - como diz o ditado «santos da terra não fazem milagres».
Eles conheciam Jesus e todo o seu percurso de vida. Filho de gente pobre e modesta,  carpinteiro, humilde… Era para os judeus quase ofensivo dizer –Se descido do céu.

Oração
Bom Deus, que não sejamos nunca tão desconfiados como os judeus. Aumenta a nossa fé em Ti.

Acção
Olhar os outros pelas atitudes e não por quem são.

Terça-feira
Jesus respondeu-lhes: «Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a Mim, se o Pai, que Me enviou, não o trouxer; e Eu ressuscitá-lo-ei no último dia. Está escrito no livro dos Profetas: ‘Serão todos instruídos por Deus’.

Meditação
Os judeus julgavam-se completos, daí o murmurar entre eles. Mas nós sabemos que só o Pai do Céu nos chama e nos acolhe.

Oração
Vinde Senhor em nosso auxílio. Vinde salvar-nos. Dá-nos colo, dá-nos o Teu calor.

Acção
As escrituras não são fáceis de entender. Procuraremos ler a Bíblia para nos sentirmos mais elucidados.

Quarta-feira
Todo aquele que ouve o Pai e recebe o seu ensino vem a Mim. Não porque alguém tenha visto o Pai; só Aquele que vem de junto de Deus viu o Pai.

Meditação
Todo aquele que acredita tem Jesus por perto. É uma questão de fé. Não precisamos de ver para crer.
A fé fortalece o nosso sentir.

Oração
Senhor, nós acreditamos, mas faz-nos fortes, e iluminados para defendermos as causas de Deus.

Acção
Sejamos firmes quando nos dizemos cristãos.

Quinta-feira
Em verdade, em verdade vos digo: Quem acredita tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida.

Meditação
Acreditar é aderir á vida que Jesus nos propõe.
É segui-Lo no caminho do amor, da entrega total aos irmãos.
Seremos nós capazes de tanto desprendimento das coisas terrenas?

Oração
Obrigada Senhor por toda a vida. Obrigada pelo Teu tão grande amor.
Dá-nos força para Te demonstrarmos o nosso amor com acções.

Acção
O nosso próximo está doente. Vamos consolá-lo.


Sexta-feira
No deserto, os vossos pais comeram o maná e morreram. Mas este pão é o que desce do Céu, para que não morra quem dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente.

Meditação
Tudo mudou… Hoje Jesus oferece-Se a Ele próprio.
Nosso alimento que nos garante a vida eterna. Deus apenas nos pede para acreditarmos, e seguirmos as Suas regras.

Oração
Senhor, ajuda-nos a seguir os Teus ensinamentos. Por vezes parecendo fácil, é muito difícil.
A vida é um desafio à desobediência. As tentações são bastantes e a força de vencê-las é pouca. Só com a Tua ajuda conseguiremos.

Acção
Hoje vamos dedicar o dia à oração. Só a oração nos aproximará de Deus

Sábado
E o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, que Eu darei pela vida do mundo».

Meditação
Grande é a oferta de Jesus. Dá-nos a Sua carne e o Seu sangue, o chamado Pão da Vida. E pouco nos pede em troca.
Apenas que amemos e saibamos perdoar seguindo o Seu exemplo.

Oração
Bom Pai do Céu, fazei-nos dignos de entrar na morada Santa.

Acção
Nada nos perturbará hoje. É dia de perdão.