domingo, 19 de agosto de 2012

Jo 6, 51-58 - «A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida»



Segunda-feira

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que Eu hei-de dar é minha carne, que Eu darei pela vida do mundo».

Jesus convida-nos a comer e a beber o seu corpo e sangue.

Meditação
Jesus afirma que este pão, que Ele vai oferecer, é a sua carne. Jesus é esse alimento único que sacia a nossa fome de uma vida de eternidade
Em Jesus, Deus tornou-Se carne humana que, por nós, passou pela morte, e que, porque nos é dada sob o sinal do pão e do vinho, sacia a nossa fome e sede. Permanecemos n’Ele, se O deixamos  permanecer em nós. E, com Ele em nós, daremos fruto, como os ramos unidos à videira.

Oração
«Saboreai e vede como o Senhor é bom» (salmo 34,9)
«Que bom é o pão que Tu nos dás, oferta do Teu amor, Senhor! Que bom é o pão que Tu nos dás, o pão saboroso que és Tu».

Acção
Imitemos os gestos de Jesus e a sua doação, oferecendo as orações pelos doentes e visitar um doente nosso conhecido.

Terça-feira
Os judeus discutiam entre si: «Como pode Ele dar-nos a sua carne a comer?». E Jesus disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós.»

Os judeus consideram incompreensível e inaceitável a afirmação de Jesus. Interrogando-se: como pode dar-nos a comer a Sua carne? Jesus não Se preocupa com a admiração deles e acrescenta-lhes uma exigência: sem Cristo, não haverá “nova vida”.

Meditação
“Comer a carne” e “beber o sangue” é ficar em união íntima, em comunhão de vida com Jesus, é comprometermo-nos com o Seu projeto, é interiorizarmo-nos com a Sua proposta e identificarmo-nos com Ele. É aceitarmos acolher e assimilar uma vida de amor e entrega.

Oração
Senhor faz com que vivamos em função de Ti. Faz com que coloquemos tudo em Tuas mãos, porque Tu és o Senhor que nos salva e o sentido do nosso existir.


Acção
Ao longo do dia vou ter o meu pensamento em Jesus, vou estar em união com Ele e dizer-Lhe: “Jesus, eu amo-Te. Obrigada pelo Teu amor”.

Quarta-feira
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia. A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.

Jesus dá-Se-nos a comer e a beber do Seu sangue na Eucaristia, a fim de estar connosco e dentro de nós, como alimento, para que imitemos os seus gestos e a sua doação.

Meditação
Comer a Sua carne e beber do Seu sangue na Eucaristia é participar num banquete de amizade: «Felizes os convidados para a mesa do Senhor». É à mesa da Eucaristia que Jesus quer dialogar connosco, transmitindo-nos uma realidade nova: ter a vida eterna.
E nós será que procuramos essa vida?

Oração
Senhor Jesus, dá-nos a graça de sermos solidários com todos os irmãos necessitados e de nos alimentarmos, cada dia, do Teu Corpo e Sangue, para que a vida seja para nós de ressurreição.

Acção
A vida é um dom que nos foi concedido. Vivamo-la como tal! Alegremo-nos por tudo o que nos rodeia, pelos nossos irmãos,  pela natureza … Evitemos tudo o que a possa deteriorar. Preparemo-nos para alcançar o paraíso que Jesus nos prometeu.

Quinta-feira
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele.

Jesus é insistente: Não para de repetir que devemos comer a Sua carne e beber o Seu Sangue.

Meditação
Em cada Eucaristia Jesus Cristo vem morar em nós para viver em nós. É isso a comunhão, esta união total. “Este mistério é grande”… porque nunca deixaremos de nos maravilhar e de dar graças. Se Cristo vem habitar em nós, é para que nós habitemos n’Ele

Oração
Senhor dá-nos a graça de nos alimentarmos, cada dia, do Teu Corpo e Sangue e que possamos também, levar aos irmãos os alimentos que eles precisam.

Acção
Vamos descobrir nas pequenas coisas do nosso dia de hoje a bondade que Jesus tem por nós.

Sexta-feira
Assim como o Pai, que vive, Me enviou e Eu vivo pelo Pai, também aquele que Me come viverá por Mim.

Jesus, enviado do Pai, apresenta-Se como alimento de uma vida que não tem fim.

Meditação
O Pai que enviou Jesus é fonte de vida. Vida que se torna vida em Jesus Cristo e toda a vida daquele que se alimenta d’Ele ganha um novo viver, uma nova identidade.

Oração
Senhor Jesus, fonte de sabedoria e amor que Vos fizeste nosso alimento pela Palavra e pelo Teu pão, para podermos caminhar nesta vida, indo ao encontro daqueles que nos rodeiam, dá-nos força de vontade e espírito de fé para sermos testemunhas do Teu amor.

Acção
Procuremos neste dia fazer algum gesto de generosidade e de amor, com paciência, sobretudo para aqueles que nos são mais próximos.

Sábado
Este é o pão que desceu do Céu; não é como o dos vossos pais, que o comeram e morreram: quem comer deste pão viverá eternamente».

Jesus é o pão que desceu do céu, por isso quem come deste pão vive para sempre.

Meditação
Com Cristo “a experiência do deserto”, o “antigo testamento das nossas vidas” tudo se transforma, porque Ele é o entusiasmo de uma vida feita de abundância, que quer permanecer connosco, que nos quer dar o seu alimento que é vida nova. Comer o Seu pão, é atravessar, já agora, o umbral da VIDA. Porque nos agarramos tanto aos bens com data de caducidade?

Oração
Peçamos ao Senhor por todos os cristãos para que reunidos na celebração da Eucaristia sejam fortalecidos com a Palavra e o pão de vida que é Jesus.

Acção
Que a nossa vida seja um pouco de pão oferecido, para que a vida em Jesus, seja de abundância para todos.