domingo, 10 de junho de 2012

Mc 3, 20-35 - "Satanás está perdido"

Jesus está sempre disposto a acolher e ouvir a multidão que teima em segui-Lo, por isso não hesita em "abrir o seu coração" a quem quer escutá-Lo.
Jesus explica quem considera membro da Sua família - quem faz a vontade de Deus Pai é família de Jesus, quem toma os Seus ensinamentos no coração, é membro da Sua família.
Estaremos nós preparados para fazer parte da família de Jesus? Aceitemos a mão que Jesus nos estende e deixemo-nos guiar por Ele...

Segunda-feira
Naquele tempo, Jesus chegou a casa com os seus discípulos. E de novo acorreu tanta gente, que eles nem sequer podiam comer.

Meditação
Jesus continua a missão salvífica. A Sua fama espalha-se por toda a cidade e a admiração da multidão que o segue é tamanha que nem lhe dão descanso. Para além da oração era confrontado com os Doutores, Doutores esses que não admitiam as suas falhas e como já o tinham rejeitado era extremamente humilhante recebé-Lo como o Messias – não o podiam calar .

Oração
Dá-nos Senhor um coração puro para que também nós possamos seguir e praticar os Teus ensinamentos.

Acção
Farei com que à minha volta reine a harmonia.


Terça-feira
Ao saberem disto, os parentes de Jesus puseram-se a caminho para O deter, pois diziam: “Está fora de Si.” Os escribas que tinha descido de Jerusalém diziam “Está possesso de Belzebu.”, e ainda: “É pelo chefe dos demónios que Ele expulsa os demónios.”

Meditação
Não querendo ver a verdade nem tão pouco reconhecer seus erros, tentaram contestar os ensinamentos do Salvador e fizeram-No passar por louco. Maria, sua mãe e seus familiares ficaram incomodados ao ver seu Filho a desafiar os poderosos e  a ser por eles acusado de blasfémia e para que não sofresse tentaram detê-Lo, mas Jesus tinha  a confiança de seus Apóstolos e o apoio de seus Discípulos e uma missão para cumprir e não desiste.

Oração
Senhor, ilumina-nos com Teu poder para que saibamos colocar a Tua vontade, acima de tudo.

Acção
Não deixarei que em meu redor se troce de Jesus nem de nenhum cristão praticante.


Quarta-feira
Mas Jesus chamou-os e começou a falar-lhes em parábolas: “Como pode Satanás expulsar Satanás? Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não poderá aguentar-se. E se uma casa estiver dividida contra si mesma, essa casa não pode durar.

Meditação
Jesus fala ao seu povo, chama-o à razão e apela-o à conversão. Este, apesar de se sentir atraído pelo Salvador, pois seu coração já tinha sido tocado pelo Espírito, era demasiado orgulhoso para reconhecer os seus erros e contestava violentamente os Seus ensinamentos, distorcendo-lhe o Seu poder e as Suas palavras. 

Oração
Senhor, amolece o nosso coração para que possamos seguir e praticar os Teus ensinamentos.

Acção
Vou rezar muito para que Deus fortaleça a minha fé.
Procurarei, esta semana abrir o meu coração à Tua palavra e ser justa para com os que me rodeiam.


Quinta-feira
Portanto, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não pode subsistir: está perdido. Ninguém pode entrar em casa de um homem forte e roubar-lhe os bens, sem primeiro o amarrar: só então poderá saquear a casa.

Meditação
“Como pode Satanás expulsar Satanás?” Quando se mente compulsivamente, a certa altura a mentira cai sobre nós e chegará o dia em que seremos confrontados com a realidade e obrigados a reconhecer o nosso erro. Nesta parábola Jesus diz-nos que nunca poderemos chegar a bom termo por meio do mal, com calúnias, com difamações...

Oração                                                           
Que o Espírito Santo me ilumine e me ensine a falar de Jesus Cristo.

Acção
No meu ambiente de trabalho não irei consentir que alguém diga ou alimente a má-língua, seja qual for o assunto,


Sexta-feira
Em verdade vos digo: Tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfémias que tiverem proferido; mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: será seu réu de pecado para sempre.” Referia-Se aos que diziam: “Está possesso dum espírito impuro.”

Meditação
Deus perdoa e quer que perdoemos. Perdoar pode parecer difícil, mas quem experimenta o perdão sabe que é uma experiência recompensadora. Se Deus nos perdoa de todos os nossos pecados, porque não fazermos nós um esforço para perdoar os outros? O perdão reveste-se de sentimentos bons, e os sentimentos bons e puros são benéficos para a saúde do nosso corpo e, acima de tudo, da nossa alma.

Oração
Rezemos o Pai- Nosso, pedindo que Deus nos ajude a ser mais condescendentes com o próximo e que nos dê a capacidade de perdoar sempre que for necessário.

Acção
A caminhada da nossa fé está marcada por pessoas especiais que nos ajudaram a crescer e a amadurecer como discípulos de Jesus. Hoje vou ter um gesto de gratidão para com todas essas pessoas. 


Sábado
Entretanto, chegaram sua Mãe e seus irmãos que, ficando fora, O mandaram chamar. A multidão estava sentada em volta d’Ele, quando Lhe disseram: “Tua Mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura.” Mas Jesus respondeu-lhes: “Quem é minha Mãe e meus irmãos?” E, olhando para aqueles que estavam à sua volta, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Quem fizer a vontade de Deus esse é meu irmão, minha irmã e minha Mãe.” 

Meditação
“Quem é minha Mãe e meus Irmãos” Os que estão fora são os que se opõem a Jesus. Aparentemente, Sua família natural estava contra Ele. Então, Jesus estabelece um conceito de Família dizendo:”Quem fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha imã e minha Mãe”.
È uma exigência da “Fé” colocar Deus nas nossas famílias. Sabemos que nem sempre isso é possível, resultando muitas vezes na divisão das mesmas. A Família de Jesus não aceitava que Ele fizesse frente aos fariseus reprovando os seus comportamentos e desafiando a sua autoridade, pois temiam pela Sua vida, porém esqueciam a responsabilidade que sobre Ele caía, pelo bem da humanidade.    

Oração
Ajuda-nos Senhor a pensar sempre em ti como um membro principal da nossa família, pois uma família onde Tu não estejas presente é com certeza uma família infeliz. Obrigado Jesus por fazeres parte da nossa família.

Acção
No meu dia a dia vou vou mostrar-me uma verdadeira cristã, cultivando a alegria e o perdão.