domingo, 24 de junho de 2012

Lc 1, 57-66.80 - "O seu nome é João"

O Evangelho deste Domingo chama-nos a atenção para o facto de o nome ser algo muito importante na vida de cada um de nós. O nome é visto como uma questão de identidade, e nós, cristãos, baptizados, temos a obrigação de ser como Zacarias - de "abrir a boca" e anunciar o Messias que é Jesus Cristo, mesmo sabendo que quem nos possa estar a ouvir não nos entenderá.
Ninguém percebeu porque é que Zacarias quis colocar ao seu filho, acabado de nascer, o nome de João... mas Zacarias teve a coragem de falar, mesmo sabendo que não o entenderiam.
Seremos corajosos a esse ponto?

Segunda-feira
Naquele tempo, chegou a altura de Isabel ser mãe e deu à luz um filho. Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe tinha feito tão grande benefício e congratularam-se com ela.

No texto, o evangelista salienta o nascimento de João Baptista, o precursor do Messias.

Meditação
A presença de Deus, cheia de misericórdia, vida e alegria, não recai sobre uma pessoa em particular, alcança a totalidade do povo. A alegria aumenta e é verdadeira se é vivida e partilhada com os outros. Se prestarmos atenção à nossa vida comprovaremos que se dão continuamente nela pequenos e/ou grandes milagres. Alegro-me e partilho as alegrias dos que me rodeiam?

Oração
Senhor, concede-me a Luz do Teu Espirito para discernir os caminhos e os meios que me conduzem a Ti, aos Teus projectos, às Tuas propostas de vida! Senhor, ensina-me estar atento (a) aos sinais que Tu nos envias.

Acção
Que milagres concretos, que gestos, grandes ou simples, posso realizar hoje, que sejam verdadeiramente sinais da minha fé como cristão, da minha adesão ao Evangelho de Jesus?


Terça-feira
Oito dias depois, vieram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai Zacarias. Mas a mãe interveio e disse: «Não, Ele vai chamar-se João». Disseram-lhe: «Não há ninguém da tua família que tenha esse nome».

Por tradição o nome era importante, indicava a pessoa, as qualidades… Era reservado ao pai o direito de indicar o nome.

Meditação
O projecto de Deus, no qual todos participam, não se realiza atuando por rotina, por costume, “como sempre se fez”. Jesus rompeu moldes de mentalidade e de estilo de vida. É assim que Deus age. Deus pensa em tudo para nós. Até, mesmo, o nosso nome é sugerido por Deus para designar a nossa missão. Foi o que aconteceu com João Baptista e seus pais e é o que acontece com todos nós se formos capazes de detetar os sinais que nos são dirigidos.

Oração
Senhor permite que o Espirito Santo visite o nosso ser e que sejamos capazes de perceber o que o Senhor quer de nós.

Acção
Vamos estar atentos(as) a todos os sinais que nos são dirigidos e a ter sabedoria necessária para acolhê-los e, se necessário a transmitir aos outros.


Quarta-feira
Perguntaram então ao pai, por meio de sinais, como queria que o menino se chamasse. O pai pediu uma tábua e escreveu: «O seu nome é João».

A imposição do nome, reservado ao pai, é expressão da sua autoridade sobre o filho. Zacarias renuncia a este direito. O nome foi sugerido por Deus.

Meditação
Zacarias confirmou o nome de João que Isabel escolhera, simplesmente porque o seu filho era um dom de Deus. Com a atitude de Zacarias podemos aprender o processo de conversão e de mudança. A passagem da dúvida à fé. Não ser obstáculo ao projecto de Deus.
Confiar em Deus supõe romper esquemas e costumes que se consideram seguros e inamovíveis. Estamos nós dispostos a confiar em Deus?

Oração
Senhor, liberta-me de tudo o que me cega ao Teu amor, à Tua proposta, à Tua vontade!
Senhor, ajuda-me a ter a docilidade de escutar e acolher o Teu chamamento.

Acção
Hoje, procurarei um tempo, na minha caminhada, para encontrar-me com Deus e interrogar-me: Quem sou eu? Quem é Deus para mim?


Quinta-feira
Todos ficaram admirados. Imediatamente se lhe abriu a boca e se lhe soltou a língua e começou a falar, bendizendo a Deus.

Zacarias louvou ao Senhor porque o filho era um dom de Deus.

Meditação
Zacarias emudeceu com tão grande responsabilidade que Deus lhe confiou. Mas ao confirmar que era João o nome que queriam pôr à criança, logo se lhe abriu a boca e se lhe soltou a língua ecomeçou a falar, simplesmente porque o seu filho era um maravilhoso dom de Deus e Zacarias exultava de alegria.
Seremos nós capazes de bendizer o Senhor, nos pequenos ou grandes acontecimentos da nossa vida?

Oração
Eu vos louvo e exalto, meu Deus! Hei-de bendizer-vos para sempre;
Continuamente invocarei o vosso nome, grande e digno de louvor!
Anunciarei as vossas proezas, e publicarei as vossas maravilhas, os vossos prodígios e a vossa imensa bondade!
(Sl 145,1-7)

Acção
Vamos estar atentos(as) a todos os chamamentos do Senhor e a bendizê-l’O em cada momento das nossas vidas.


Sexta-feira
Todos os vizinhos se encheram de temor e por toda a região montanhosa da Judeia se divulgaram estes factos. Quantos os ouviam contar guardavam-nos em seu coração e diziam: «Quem virá a ser este menino?»

As pessoas surpreendiam-se com a misericórdia de Deus para com Zacarias e Isabel e interrogavam-se “Quem virá a ser este menino?”.

Meditação
João Baptista faz parte do projecto de Deus. Foi o enviado de Deus, uma testemunha fiel da Luz, aquele que anunciou Cristo e o apresentou ao mundo. Percursor imediato de Cristo: vai à Sua frente, apontando, com a sua palavra e com o exemplo da sua vida, as condições necessárias para se conseguir a salvação.
Deus tem também um plano para cada um de nós. Tal como João Batista, também nós somos importantes para o reino de Deus! Peçamos ao Senhor força e coragem para darmos testemunho de Seu Filho, com o ardor, o desinteresse e a generosidade de João Baptista.

Oração
Senhor, Tu me sondas e me conheces. Tu conheces o meu sentar e o meu levantar, de longe penetras o meu pensamento. Examinas o meu andar e o meu deitar, todos os meus caminhos Te são familiares. A palavra ainda não me chegou à língua e Tu, Senhor, conhece-la perfeitamente. Tu me envolves por detrás e pela frente, e sobre mim colocas a Tua mão. É um saber maravilhoso que me ultrapassa, é alto de mais: não posso atingi-lo!
(Sl 139, 1-6)

Acção
Procuremos, como João Baptista, ser um enviado(a) de Deus através das nossas palavras e atitudes: um olhar atento, um sorriso no momento de tristeza, uma mão estendida para as necessidades dos irmãos.


Sábado
Na verdade, a mão de Senhor estava com ele. O menino ia crescendo e o seu espírito fortalecia-se. E foi habitar no deserto até ao dia em que se manifestou a Israel.

A mão do Senhor guia o menino preparando o caminho.

Meditação
A mão de Deus estava com João Baptista e está connosco. Sentir a mão de Deus não significa não ter nada para fazer, ou ter tudo claro, mas sim caminhar com Ele, na busca contínua de crescimento, na fortaleza e na paz interior. Deus é o autor de todo o crescimento, sinal de vida e de bênção.

Oração
Senhor, com confiança, pedimos-Te que a Tua mão esteja sempre sobre nós e nos guie para que façamos exactamente o que Tu preparaste para nós.

Acção
Senhor, com tantas ocupações, nem sempre me deixo acompanhar por Jesus. Hoje, faço um esforço por abandonar-me nas suas mãos e aos seus cuidados.