domingo, 4 de dezembro de 2011

Mc 1, 1-8 - "Endireitai os caminhos do Senhor"

João Baptista esteve no deserto proclamando um baptismo de arrependimento para a remissão dos pecados.
Somos testemunhas de Cristo, recebemos a Sua graça através do baptismo, logo, temos obrigação de, diariamente, professar a nossa fé através de actos e palavras, através da nossa vida...
Segunda-feira
Principio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Está escrito no profeta Isaías:
«Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, que preparará o teu caminho. Uma voz clama no deserto: ‘preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’».

Meditação
Deus envia-nos João Baptista para que nós possamos preparar o caminho; este caminho é, nem mais nem menos, o modo como podemos ir ao encontro com Deus, através da confissão dos nossos pecados, do baptismo, da humildade… em resumo, da aproximação a Deus.

Oração
Senhor, ajuda-me nestes tempos difíceis da minha espiritualidade, a percorrer o caminho que João Baptista nos ensinou e que me aproxima de Ti.

Acção
Vou procurar seguir o caminho que João Baptista nos ensinou, mas também tentar ensinar aos outros esse mesmo caminho.

Terça – Feira
João Baptista apareceu no deserto, a pregar um baptismo de arrependimento para a remissão dos pecados.

Meditação
   Isaías, no Antigo Testamento, falava de arrependimento. São Mateus, num tempo mais próximo ao tempo de Jesus, aborda o mesmo tema, ao referir-se à pregação de João Baptista. Falar de arrependimento é falar de modificação. É dizer que a vida tem de ser levada segundo a lei de Deus e não de acordo com a vontade de cada um de nós

Oração
Senhor, ajuda-nos a entender o Teu jeito de ver as coisas. Precisamos seguir o caminho certo da dignidade, da justiça, do perdão e do amor.

Acção
Estaremos atentos ao nosso redor e prontos a varrer do nosso caminho as injúrias, o mal dizer, os ódios, tendo sempre presente que o próximo é nosso irmão em Cristo

Quarta-feira
Acorria a ele toda a gente da região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados.

Meditação
Tal como naquele tempo as pessoas acorriam a João Baptista para procurarem a salvação, também nós hoje temos necessidade de seguir esse exemplo, precisamos de preparar-nos para receber quem nos pode realmente perdoar os nossos pecados e levar-nos à salvação.

Oração
Senhor, ajuda-me a sair desta apatia em que me encontro e faz com que eu consiga ganhar coragem para me libertar das minhas incertezas e comodidades e consiga acorrer também, de coração aberto, à palavra de Deus.

Acção
Vou tentar fazer um exame de consciência, em que reconhecendo os meus pecados, de hoje em diante procurarei estar mais atento ao chamamento de João Baptista.
 
Quinta Feira
João Baptista vestia –se de peles de camelo e trazia uma correia  de couro à cintura . Alimentava-se de  gafanhotos e de mel silvestre.

Meditação
João Baptista era um homem simples. Vivia e sobrevivia no deserto. Alimentava-se do que a natureza lhe oferecia. Como homem simples foi escolhido por Deus para anunciar a vinda de Alguém importante. Fazia a sua pregação anunciando que o caminho para Deus passava pelo arrependimento e pelo perdão.

Oração
Senhor, ainda hoje as palavras de João Baptista nos são necessárias. Continuamos a ser maus seguidores dos recados que nos têm sido enviados.
Abre Senhor os nossos olhos e ouvidos e adoça o nosso coração para que caminhemos sempre na estrada do bem.

Acção
Quero ser um cristão cheio de humildade e cheio de amor para dar. Vou procurar sê-lo.

Sexta-feira
E, na sua pregação, dizia: «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias.

Meditação
João Baptista dizia: “não sou digno de me inclinar para desatar as correias das Suas sandálias”. E nós que dizemos? Estamos preparados para nos aproximarmos de Deus? Ele quer intervir nas nossas vidas e nós como nos comportamos?
Respondemos como de costume ou tentamos abrir o nosso coração e prestar mais atenção aos seus ensinamentos, praticando a humildade, a caridade, a partilha para com o outro, ou reconhecemos que continuamos a não ser dignos de nos inclinarmos para desatar as correias das Suas sandálias?

Oração
Obrigado Senhor pela tua infinita paciência para comigo, espero merecer a Tua compaixão e neste dia vou tentar ser melhor, esforçando-me por merecer que o Teu espírito me leve à salvação.

Acção
De hoje em diante vou procurar ser melhor, estar mais atento à Tua palavra.
Vou recordar os compromissos que assumi pelo baptismo, tentando abrir o meu coração à Tua humildade e  procurando receber-Te como Tu mereces.


Sábado
Eu baptizei-vos em água , mas Ele virá baptizar-vos no Espírito Santo.

Meditação
João Baptista veio preparar os homens daquela época, ansiosos  por atenção, desejosos de conhecer o Deus que os amaria e libertaria. Toda a sua postura, o seu modo de viver sem  ostentações, eram exemplos claros do que pregava.
Pregava sem medo que era necessário mudar de mentalidade e de atitudes para esperar o Messias. O baptismo de água simbolizava a limpeza de maneiras e pensamentos. O Messias que baptizaria em Espírito, que os iluminaria nas suas decisões em relação ao merecimento do Reino de Deus.

Oração
Fazei Senhor que o nosso baptismo tenha servido para nos confrontar com a necessidade de estarmos atentos à Tua voz, que decerto nos pede qualquer serviço.

Acção
Nesta 2º semana do Advento vou preparar o meu coração para festejar, com muito amor ao próximo, a vinda do Messias.