domingo, 27 de novembro de 2011

Mc 13, 33-37 - "Vigiai, porque não sabeis quando virá o dono da casa"

Hoje celebra-se o primeiro Domingo do Advento, em que se inicia a preparação para a chegada do Messias, que veio para nos libertar do pecado e conduzir à felicidade.
O convite de hoje é simples - somos convidados a estar vigilantes, a ser cuidadosos e atentos, para quando chegar a hora da chegada do Salvador não estarmos adormecidos...
Segunda-feira
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Acautelai-vos e vigiai, porque não sabeis quando chegará o momento.

Meditação
Nos dias de hoje vigiamos diversas coisas… Vigiamos sobretudo coisas materiais, colocamos seguros nos telemóveis, nos computadores, alarmes nas casas, nos carros... Vigiamos tudo aquilo que para nós é importante e que temos medo de perder. Mas será que vigiamos assim tão bem a nossa vida? Com tanta preocupação? Será que estamos atentos e vigiamos os sinais que nos rodeiam como um aproximar do momento? É melhor que prevaleçamos vigilantes, pois não saberemos quando chegará o momento.

Oração
Senhor, ajuda-me a estar mais vigilante ao Teu Filho que há de vir, a estar mais atento ao Messias que se mostra através de outras formas, em vez de estar atenta a tudo aquilo que me desconcentra de Ti.

Acção
Hoje vou tentar estar menos vigilante ao telemóvel, aos emails, ao correio, à televisão e a todas as coisas do mundo, e concentrar-me mais nas coisas de Deus e no próprio Deus.

Terça-feira
Será como um homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, deu plenos poderes aos seus servos, atribuindo a cada um a sua tarefa, e mandou ao porteiro que vigiasse.

Meditação
Nos nossos dias, enquanto servos, será que respeitamos e cumprimos com dever a responsabilidade que nos foi dada? Será que se Deus viesse para perto de mim, iria ficar satisfeito com o que eu tenho feito para cuidar da Sua casa? Muitas vezes não pensamos muito nisso... Cada um de nós tem o seu trabalho, a sua profissão, mas será que faz o melhor que consegue ou só faz para “desenrascar”? Enquanto servos do nosso Deus, devíamos pensar que devemos fazer o melhor que conseguimos, para que a nossa entrega e dedicação tragam frutos adocicados para o nosso futuro.

Oração
Meu  Deus, sei que me posso esforçar muito mais na tarefa que me foi entregue. Se assim foi é porque Tu sabes que eu sou capaz de fazer o bem através da minha tarefa. Obrigado pela confiança e perdoa-me pelas vezes que Te desapontei e não fui capaz de cumprir o projecto que escolheste para mim.

Acção
Hoje, vou corrigir alguns dos erros que cometo durante o meu dia. Quando não me apetece tanto ouvir um colega de trabalho, em vez de mandá-lo calar, vou escutá-lo e tentar tirar proveito para o sucesso de ambos. Na escola, não vou cruzar os braços e ficar à espera que o meu professor diga como tenho de fazer o exercício. Vou tentar ser mais compreensivo e paciente com a minha família.


Quarta-feira

Vigiai, portanto, visto que não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite,

Meditação
Quando nos é dito para vigiar, devemos mesmo estar atentos, pois Jesus a qualquer momento dá-nos os sinais, sinais estes que muitas vezes, nos podem ajudar a tomarmos decisões naquele instante ou a seguir outro caminho. Mas muitas vezes buscamos respostas quando Deus nos manda respostas constantes, e nós não conseguimos vê-las. Deus sabe o que precisamos como ninguém.

Oração
Jesus, ajuda-nos a estar sempre atentos aos Teus sinais e a sabê-los interpretar cada vez melhor, tentando aplicar o que aprendo com eles no nosso dia a dia.

Acção
Hoje verei os Teus sinais com muita atenção, pois sei que eles me ajudarão no decorrer do meu dia.

Quinta-feira
“se ao cantar o galo, se de manhãzinha;” 

Meditação
Quando não vigiamos, quando não estamos atentos, corremos o risco de não estar preparados para receber o dono da casa. O dono que é Deus, e a nossa casa que é o mundo e o nosso coração. Se eu não estiver vigilante Deus pode chegar tanto ao cantar do galo, como de manhã, como de noite, que eu não vou estar preparada para recebê-Lo. Quando temos visitas muito importantes em nossa casa, arrumos a casa, vestimos a melhor roupa, compramos da melhor comida, tudo para agradar a nossa visita. E Deus? Não será a visita mais importante que eu deveria esperar constantemente? Se eu não vigio, se eu não estou constantemente à espera, corro o risco de a qualquer momento Deus chegar e encontrar a porta fechada.

Oração
Senhor, ajuda-me a saber gerir melhor o meu tempo, de forma a consiga estar sempre vigilante e sempre atenta à Tua chegada, para poder receber-Te da melhor forma em minha casa, e para que possas encontrar sempre uma porta aberta no meu coração, pois Tu visitas-me todos os dias, eu é que nem sempre estou preparada pare receber-Te.

Acção
Hoje vou tentar estar vigilante e preparado na Tua vinda e quando estiver a perder a força vou pensar nesta frase “Deixa Deus entrar na sua própria casa, deixa-lhe tocar com a sua graça.” 

Sexta-feira
“não seja que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir.”

Meditação
Diariamente ouvimos falar muito da crise económica, dos cortes que vão fazer aos trabalhadores, de greves, manifestações, entre outras coisas. E muitas das vezes, dizemos que isto está muito mal, que não fazem nada, mas será que EU faço alguma coisa? O problema, muitas vezes, é que quando alguém tenta fazer alguma coisa, não há o apoio dos outros e são os que não ajudam os que mais criticam… De certo modo, não devemos desistir, devemos continuar a insistir no que realmente acreditamos e queremos mudar. Andar a resmungar, de braços cruzados, a dormir, à espera que os outros façam, não será a melhor opção. 

Oração
Que as criticas destrutivas não sejam motivo para a minha desmotivação, mas sim que me dêem ainda mais força para continuar. Senhor, ajuda-me a ter mais força e determinação nas minhas decisões.

Acção
Hoje, em vez de desmotivar, vou incentivar o que se encontra ao meu lado. Quando encontrar alguém que anda “a dormir em pé” vou acordá-lo e dizer-lhe que ele é uma peça importante na vida de alguém.

Sábado
“O que vos digo a vós, digo a todos: vigiai!”

Meditação
Todos temos de ser vigilantes. Pois muitas vezes nós próprios somos o espelho de Jesus para os outros, que nos dá sinais para os transmitirmos ao nosso próximo. Só se tivermos atentos é que podemos receber e perceber aquilo que Deus tem para nós, pois, só assim, conseguiremos passar a mensagem do que Jesus nos pediu àqueles que nos rodeiam.

Oração
Jesus, peço-Te que me guies sempre no caminho que me leva até a Ti, para que possa ser um espelho dos Teus sinais aos outros.

Acção
Hoje vou ser o Teu espelho, ajudando uma pessoa que precisa.