domingo, 11 de dezembro de 2011

Jo 1, 6-8. 19-28 - "No meio de vós está Alguém que não conheceis"

João Baptista não era a Luz, mas veio para anunciar a Luz.
Não se fez passar por Cristo nem pelo Messias... Limitou-se a anunciar de todo o coração Aquele que há-de vir para nos salvar e que anda sempre junto de nós... e por vezes nós, cegos, não damos pela Sua presença.
Segunda-feira
Apareceu um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este vinha como testemunha, para dar testemunho da Luz e todos crerem por meio dele. Ele não era a Luz, mas vinha para dar testemunho da Luz.

Em todos os lugares em que Jesus iria passar era normal que enviasse à Sua frente discípulos para anunciar a Sua chegada. Este exemplo já vinha de Deus, que também enviou João Baptista para dar testemunho da chegada de Jesus, de modo a que as pessoas daquele lugar se preparassem para algo importante que estaria para acontecer.

Meditação:
Anunciar algo de novo não é fácil. Por vezes é quase como que tentar abrir caminho num terreno com altos e baixos, cheio de pedras e obstáculos.
Ainda hoje anunciar a Palavra de Jesus não é uma tarefa fácil. Há sempre quem duvide, quem não acredite, quem coloque pedras no caminho, quem levante muros para não deixar passar os ensinamentos do Senhor.
Seremos nós verdadeiros discípulos de Jesus, prontos a enfrentar todas as dificuldades que se apresentam diante de nós?
Ou desistiremos ao encontrar o primeiro obstáculo?

Oração:
Senhor, dá-me sabedoria para olhar os obstáculos como um desafio e poder ultrapassá-los sem medo, anunciando a Tua Palavra e o Teu Amor por toda a Humanidade.

Acção:
Vou perdoar todos aqueles que tentam colocar “pedras” no meu caminho, olhando as contrariedades da vida como desafios que merecem ser ultrapassados.

Terça-feira
Este foi o testemunho de João, quando as autoridades judaicas lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: «Tu quem és?» Então ele confessou a verdade e não a negou, afirmando: «Eu não sou o Messias.»

Meditação:
Era assim JoãoBaptista .Um homem puro, humilde e consciente do sua missão de mensageiro.
Ele sabia que apenas vinha preparar o caminho.

Oração:
Senhor Deus, que o exemplo de vida de S. João Baptista sirva de modelo de vida para nós.
Faz-nos francos, leais e verdadeiros para com a nossa comunidade.

Acção:
Ajudar quem, de algum modo, mostrar que necessita da nossa atenção.


Quarta-feira
E perguntaram-lhe: «Quem és, então? És tu Elias?» Ele disse: «Não sou.» «És tu o profeta?» Respondeu: «Não.» Disseram-lhe, por fim: «Quem és tu, para podermos dar uma resposta aos que nos enviaram? Que dizes de ti mesmo?» Ele declarou:

Meditação:
É feita a primeira pergunta a João, se ele é Elias. Elias é um dos grandes profetas da Bíblia no Antigo Testamento, que compõe a primeira grande parte da Bíblia.
Voltam a questionar pela segunda vez, se é o profeta. Profeta, no cristianismo, é aquele que fala por Deus.
Por fim colocam-lhe a terceira questão, “Que dizes de ti mesmo?”
Sabemos que o número três tem a simbologia da totalidade, e estas três questões colocadas a João, também servem para cada um de nós.
Que testemunho sou eu? Que digo de mim mesmo?
Exerço em pleno a missão de cristão?
Dou a conhecer Cristo com as minhas palavras e com a minha maneira de proceder?


Oração:
Senhor, peço-te perdão por todas as vezes que não me assumi como Teu discípulo. Ajuda-me hoje e sempre a ser testemunho vivo de Ti.

Acção:
Nesta quadra de Natal, e principalmente no dia de hoje, vou questionar-me acerca das minhas atitudes como cristão. Pedir perdão pelas acções mais incorrectas. 



Quinta-feira
«Eu sou a voz
de quem grita no deserto:
'Rectificai o caminho do Senhor'
,
como disse o profeta Isaías.»

João Baptista não tem medo de anunciar a sua missão. Veio para aplanar o caminho dos corações dos fiéis, de modo a que ficassem preparados para a chegada do Salvador.

Meditação:
Era difícil a missão que Deus tinha confiado a João Baptista, pois o povo da altura não estava preparado para a chegada de Jesus, chegando mesmo a pensar que seria João o Messias de quem tanto se falava.
Ainda hoje, por vezes, não estamos preparados para receber Jesus nas nossas vidas, pois os caminhos para os nossos corações por vezes estão”entupidos” de culpas, preconceitos, raivas, ressentimentos, orgulhos…
Se o caminho para o nosso coração estiver obstruído com todas estas coisas, estaremos limitados e não conseguiremos absorver plenamente a Palavra de Deus.

Oração:
Jesus, ajuda-me a limpar o meu coração:
que eu não condene o próximo;
que não seja preconceituoso em relação ao meu semelhante;
que não me deixe cegar pela raiva e por sentimentos de vingança;
que não me deixe aprisionar nas minhas culpas
que possa ter uma mente limpa e um coração aberto à Tua Palavra.
Amén

Acção:
Esta semana vou ter a coragem de admitir as minhas fragilidades, os meus erros e os meus pecados. Reconhecendo os meus erros diante de Deus terei uma voz muito mais forte para anunciar o Seu Reino.



Sexta-feira
Ora, havia enviados dos fariseus que lhe perguntaram: «Então porque baptizas, se tu não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?» João respondeu-lhes: «Eu baptizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis.

Meditação:
Naturalmente que João Baptista se referia a Jesus, que estava no meio deles, na multidão anónima sem se identificar.
Estava na beira do Jordão para ser baptizado por João, como um deles. 
Quantas vezes nós, no nosso dia atribulado de tarefas, não nos damos conta da presença de Deus no nosso lado?

Oração:
Senhor, a mensagem destas palavras é fácil de entender, mas por vezes muito difícil de praticar. Este mundo está cheio de ciladas que só o Teu olhar atento consegue distinguir.
Precisamos desse olhar e da Tua protecção. Confiamos em Ti.

Acção:
Com o nosso baptismo tornámo-nos irmãos em Cristo. Tentemos mostrar isso no dia a dia.

Sábado
É aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias.» Isto passou-se em Betânia, na margem além do Jordão, onde João estava a baptizar.


Meditação:
“A quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias.” Esta frase demonstra toda a humildade de João Baptista.
Nesta época natalícia, sejamos seguidores de João, tenhamos a humildade . f.
de reconhecer os nossos próprios erros, defeitos ou limitações.
Deixemos de lado a arrogância, o orgulho, a altivez e a ostentação. Com modéstia e simplicidade partilhemos o amor, a amizade e até o pão com quem mais precisa.

Oração:
Pai, olha por todos aqueles meus irmãos que precisam de Ti, neste Natal, ajuda-os.
Se Tu partilhares com eles estás-me a fazer feliz.

Acção:
Hoje vou partilhar (sentimentos ou alimentos) com alguém que eu sei que deles necessita.