domingo, 18 de dezembro de 2011

Lc 1, 26-38 - "Conceberás e darás à luz um Filho"

Hoje deparamo-nos com o projecto que Deus propôs a Maria. Que projecto tão difícil e tão arriscado! Mas Maria, apesar de algumas hesitações, confiou e, num acto de fé, demonstrou total disponibilidade para aceitá-lo.
Nos dias de hoje, em que somos desconfiados com tudo e que não aceitamos nada de ânimo leve, seríamos capazes de aceitar um projecto desta grandeza?
Aprendamos com o exemplo de Maria...

Segunda-feira
Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria.

Meditação:
Deus envio o Anjo Gabriel a uma cidade da Galileia, levava uma mensagem a uma jovem Virgem, prometida em casamento a José.
Maria fica preocupada e pede explicações, por isso fica a saber que o lhe acontecerá é obra do Espírito Santo, que será a Mãe do Filho de Deus.
Sabendo que a Deus nada é impossível, com fé faz o seu acto de disponibilidade ao projecto de Deus.

Oração:
Peço-te Senhor, que nos ajudes a transmitir com a nossa vida a mensagem de Deus.

Acção:
Quero, tal como fez Maria, aprender a perceber os sinais de Deus, a dialogar com Ele, a ouvi-Lo, a perceber a vontade de Deus e a Lhe dizer SIM.


Terça-feira
Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação.

Meditação:
O Anjo Gabriel entrou em casa de Maria e disse-lhe “Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo”.
Ao dizer estas palavras o anjo transmitiu a Maria a maior e mais importante mensagem de Deus: Maria foi escolhida entre as mulheres para a ser a Mãe de Jesus.
O Senhor estava com ela para lhe dar o maior dos Seus projectos, o Seu Filho, para salvação de todos nós.
Maria sente-se insegura e questiona se será capaz de cumprir tão grande missão.
Compreendemos o significado da missão de Maria?
Sentimos no nosso dia-a-dia que Deus está connosco? Que faz parte da nossa vida?

Oração:
Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus!
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Acção:
Senhor, ajuda-nos a sentir que estás connosco todos os dias da nossa vida, pois só assim sentiremos a verdadeira felicidade.

Quarta-feira
Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.»

O anjo do Senhor conforta Nossa Senhora, com a certeza de que aquilo que lhe pede trará resultados extraordinários, não só para ela, mas para todo o Povo.

Meditação:
Maria é a mulher do Sim, no entanto qualquer sim, deve ser reflectido e ponderado, e precisa de ser analisado aos olhos de Deus. Perante isso, Deus envia-lhe as respostas que ela precisa para poder decidir de forma consciente e livre.
Muitas vezes nós somos convidados a decidir muitas coisas nas nossas vidas. Como o fazemos? De forma leviana? Sem pensar no futuro?
Ou procuramos imitar a nossa Mãe, Maria?

Oração:
Senhor, o anjo é sinal da Tua presença e das Tuas respostas. Peço-Te perdão pelas vezes em que não estou atento e não escuto o que Me queres dizer. Que neste dia eu abra o meu coração aos anjos que Me vais enviar.
Pai-Nosso...

Acção:
Hoje não vou dizer NÃO, a nada nem a ninguém, sem antes reflectir e rezar.

Quinta-feira
Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?»

Meditação:
Maria ficou confusa… qual seria o significado de tudo aquilo?
Maria era uma jovem pura, virgem e imaculada.
Tudo aquilo era algo de extraordinário, mas Maria, confiou em Deus e entregou-se cheia de confiança e fé.
O SIM de Maria mostra confiança no projecto de Deus.
Também nós somos chamados a dar o nosso SIM. Qual será a nossa resposta? É um sim sincero e confiante?

Oração:
Roguemos à Virgem Maria para que interceda por todos nós e que nos fortaleça com fé e confiança.

Acção:
Hoje vou acolher os projectos de Deus, na minha, com fé e disponibilidade.


Sexta-feira
O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.»

Meditação:
O Anjo Gabriel diz a Maria que ela será a Mãe do filho de Deus, que será Santo.
O que parecia impossível a Maria, para Deus é possível.
O Anjo Gabriel lembra-lhe que também a sua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice, porque para Deus nada é impossível.
Acreditamos que para Deus nada é impossível?
As nossas acções mostram que confiamos em Deus?
Fazemos como Maria e pomos a nossa vida à disposição de Deus?

Oração:
Maria, ajuda-nos a ser como tu, humildes e crentes.
Maria queremos ser como tu, acreditar e concretizar as obras de Deus, para que o Seu Reino seja eterno.

Acção:
Hoje vamos agradecer a Maria a sua entrega a Deus.
Vamos acolher os mais necessitados, para que este ano o Natal seja a verdadeira celebração do nascimento de Jesus.

Sábado
Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.

Eis a resposta de Maria, só Tu Senhor sabes o que me pedes, não tenho a consciência daquilo que o futuro me reserva, mas confio em Ti. Perante esta resposta Maria já não precisa do mensageiro, apenas da graça de Deus.

Meditação:
Quantas vezes fujo de Deus, prefiro seguir o “meu” caminho! Maria apresenta-nos uma forma diferente de ver a vida: o meu projecto é o de Deus! Esta é uma atitude que requer muita intimidade com Deus e um sentido de amor ao próximo extraordinário.
Maria é por isso um exemplo para nós, pois nunca pensou em si, mas sim e sempre em Deus e, por essa via, nos outros.
Qual é a minha atitude de vida? Qual a hierarquia dos meus valores? Procuro descobrir o que Deus tem para mim?

Oração:
Hoje roga a Nossa Senhora, que junto do seu filho muito amado, peça por mim e pelas minhas comunidades, para que saibamos sempre dizer sim a Deus, mesmo quando parece absurdo o projecto de Deus a nosso respeito.
Ajuda-me minha e nossa Mãe a imitar-te!

Acção:
Neste dia em que me preparo para acolher o menino Deus, vou procurar dizer SIM, a todos os apelos que Deus me lançar, sem hesitar.