terça-feira, 13 de setembro de 2011

Terço - Intenção: pelas famílas de todo o mundo, em especial pelas famílias das nossas paróquias

Passam hoje 94 anos desde a época em que Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos em Fátima. E neste mês de Setembro estamos a encerrar um ano pastoral, em que a família era um dos temas abordados, com o lema “Família orante caminha para a Santidade”.
Rezemos hoje pelas famílias de todo o mundo, especialmente por aquelas que, por razões várias andam desavindas e afastadas. Rezemos também pelas famílias das nossas paróquias, para que Nossa Senhora as ajude a encontrar a paz e a felicidade, sempre com a presença do amor de Deus.
1º Mistério - A agonia de Jesus no Horto

Meditação
Foram terríveis e agonizantes os momentos que Jesus passou no Horto das Oliveiras, ao saber que se estava a aproximar a Sua hora e sabendo que teria que cumprir o que estava escrito nas Escrituras.
Jesus, embora fosse filho de Deus Pai, também era humano, por isso é natural que tivesse sentido medo naquela altura, e ao mesmo tempo deve ter sentido angústia e tristeza por partir, sabendo que teria que deixar a sua família - tanto a família de “sangue” como os apóstolos.
É normal que nós por vezes também passemos por momentos de tristeza e angústia, ao saber que temos que nos afastar temporariamente daqueles de quem gostamos. Mas com a ajuda de Deus e fé na nossa oração conseguimos sempre colocar um sorriso no rosto.

Oração
Senhor, em todas as famílias tem que haver separações: jovens que vão estudar para longe de casa, filhos que casam e vão viver noutro local e outras circunstâncias várias da vida que levam a que por vezes a distância física seja difícil de suportar. Ajuda-nos a que nunca nos esqueçamos de rezar por aqueles que estão longe de nós, mantendo sempre acesa no nosso coração a chama do amor.


2º mistério - Jesus é flagelado


Meditação
Os soldados, mesmo vendo que Jesus já estava fisicamente muito fraco, ainda fizeram questão de flagelá-lo, para fazer valer a sua vingança e maldade. E quantas vezes nós não somos maus no seio das nossas famílias, atingindo aqueles que são mais fracos do que nós e que têm menos hipóteses de se defender?
Cada vez que damos uma má resposta a um familiar estamos a ir contra aquilo que Deus nos pediu…. Cada vez que viramos as costas a um familiar que precisa de nós, estamos a fazer prevalecer a nossa maldade e egoísmo.

Oração
Nossa Senhora de Fátima, ajuda-nos a ser sempre uma semente de amor no seio das nossas famílias, fazendo com que o nosso coração esteja sempre repleto de bons sentimentos em relação ao próximo, especialmente daqueles que convivem connosco diariamente.


 
3º mistério - Jesus é coroado de espinhos


Meditação
A colocação da coroa de espinhos em Jesus foi mais uma forma de humilhá-Lo e fazê-Lo sofrer, pois os espinhos cravados na sua carne deixariam marcas dolorosas.
Também nós por vezes colocamos “coroas de espinhos” nos outros, particularmente nos nossos familiares - quando falamos mal deles pelas costas, quando não os escutamos e não os tentamos compreender, quando não os apoiamos nos seus momentos difíceis…
Que o Senhor nos ajude a retirar e abolir as “coroas de espinhos” que estão cravadas nos seios das famílias.

 
Oração
Jesus, nosso Salvador, Tu que sentiste na carne a dor de ser coroado com espinhos, ajuda-nos a sermos pessoas melhores e mais compreensivas com os nossos familiares, abre-nos os ouvidos para que possamos escutar os problemas dos outros;
abre-nos os olhos para que possamos ver as dificuldades do próximo,
abre-nos o coração para que possamos ser misericordiosos para com quem mais precisa;
abre-nos a mente para que possamos ser inundados pela Tua Palavra.



4º Mistério - Jesus a caminho do Calvário

Meditação
Como deve ter sido difícil e penoso para Jesus a caminhada até ao Calvário, já esgotado fisicamente, a sangrar e carregando uma pesada cruz. Mas Jesus tudo aguentou sem se queixar, sem proferir um único lamento, sem reclamar de nada.
Por vezes também é difícil a nossa caminhada como família: há diferenças de opiniões entre as pessoas, os mais velhos acham que eles é que sabem tudo, os mais novos acham que os mais idosos não sabem nada e são antiquados… e em vez de respeitarem a opinião uns dos outros, geram-se discussões, levando por vezes à ruptura dos laços familiares.
Sempre que tivermos a tentação de responder e desrespeitar a opinião dos outros, façamos como Jesus fez - façamos silêncio.


Oração
Senhor Jesus, Tu que soubeste fazer silêncio nos momentos certos, ajuda-nos a ser como Tu, a respeitar as ideias dos outros, e, mesmo que não concordemos com elas, ajuda-nos a acolhê-las e entendê-las no silêncio da nossa oração.


5º Mistério - Jesus é crucificado e morre na cruz

Meditação
Nada deve ser mais duro do que uma mãe ver morrer o filho, tal como aconteceu com Nossa Senhora. Mas Ela a tudo assistiu sem protestar, pois desde o momento em que gerou o Seu filho sabia que tal iria acontecer.
A morte é um facto comum a todas as famílias, todos nós já perdemos alguém de quem gostávamos muito: pais, filhos, avôs ou até parentes mais afastados.
E a morte de um familiar, tenha ele a idade que tiver, é sempre difícil de suportar, pois parece que é uma parte de nós que se vai.
Que Deus nos ajude a aceitar a morte como uma passagem para o paraíso, tendo sempre presente a esperança na vida eterna.

Oração
Nossa Senhora de Fátima, tal como aceitaste a morte do Teu Filho Jesus com sabedoria e confiança, ajuda-nos a enfrentar os momentos difíceis da morte dos nossos familiares e intercede junto de Deus por todos os que já partiram.