domingo, 11 de setembro de 2011

Mt 18, 21-35 - "Não te digo que perdoes até sete vezes, mas até setenta vezes sete"

Perdoar não é fácil mas é necessário.
Muitas vezes, ao longo da nossa vida, em diversas ocasiões e perante diferentes pessoas e situações, sentimos a necessidade de pedir e obter o perdão. Mas muitas vezes deixamo-nos vencer pelo orgulho, não querendo reconhecer os nossos erros.
Há que saber ser humilde e pedir perdão, na mesma medida em que há que saber ser solidário e sincero para perdoar o próximo.

Segunda-feira

Pedro aproximou-se de Jesus e fez-lhe esta pergunta: «Senhor, quantas vezes devo perdoar o irmão, se ele continuar a ofender-me? Até sete vezes? Jesus respondeu-lhe: Não até sete, mas até setenta vezes sete!

Meditação
Pedro tinha Jesus como o Mestre dos mestres. Sabendo ele quanto fácil é pecar e como é difícil perdoar, pediu a Jesus o esclarecimento, ao que Jesus, Mestre do perdão lhe disse que deveria perdoar setenta vezes sete vezes, o que quer dizer tantas quantas forem necessárias.
Teremos nós essa capacidade?
Não seremos nós daqueles que dizem que perdoam mas não esquecem, o que não é mesmo nada daquilo que Jesus nos ensinou.

Oração
Senhor, sei que por vezes perdoar não é nada fácil. Mas também sei que por vezes me ofendo por coisas poucas.
Preciso de um coração piedoso. Ajuda-me a ver o lado positivo das atitudes dos outros e ajuda as outras pessoas a fazer o mesmo em relação a mim.
Enche, Senhor, o meu coração de paz e o perdão virá em abundância.

Acção
Todos somos bons e maus cristãos dependendo das circunstâncias.
Vou tentar ver nos outros o lado bom.

Terça-feira

Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um rei que decidiu arrumar as contas com os seus administradores. Quando começou a conferir as dívidas trouxeram-lhe um que lhe devia uma grande quantia. Como este não tinha com que restituir, o rei deu ordens para que ele, a mulher e os filhos e tudo quanto tinha fossem vendidos para pagar a dívida. O tal homem pôs-se de joelhos diante do rei e pediu: Tem paciência comigo que eu vou retribuir tudo. O rei teve tanta pena dele que lhe perdoou a dívida e o deixou sair em liberdade.

Meditação
Jesus contava muitas vezes parábolas para que melhor fosse entendido. Nesta parábola são salientadas duas qualidades – a humildade e o perdão.
O administrador que devia foi humilde ao ponto de se ajoelhar, num acto de desespero e humildade perante o rei.
O rei foi sensível ao gesto e perdoou. Teria este homem o sentido de humildade ou, como nos acontece a nós, teria aqui sido confundido humildade com medo?

Oração
Meu Deus e Meu Pai, que eu seja sempre sincero nas minhas manifestações. Que o meu coração seja sempre um coração puro, que não “venda” mel que saiba depois a vinagre.

Acção
Tentarei ser eu próprio (a). Não fazer aos outros o que não gostaria para mim.

Quarta-feira

Mas quando este mesmo homem ia a sair encontrou um colega que lhe devia algumas moedas, deitou-lhe as mãos ao pescoço, começou a sufocá-lo e dizia: paga-me o que me deves! O companheiro lançou-se-lhe aos pés e suplicou: Tem paciência comigo que eu vou restituir tudo. Mas o outro não quis esperar, pelo contrário, mandou meter o companheiro na cadeia até pagar a dívida.

Meditação
Como esta parábola se encaixa perfeitamente na vida de cada um de nós.
Quando toca a favorecer-nos, o nosso modo de agir é a nosso favor, mudando de imediato se forem os outros a ter de ser favorecidos.
Que maldade! Como é feia a ingratidão.

Oração
Bom Deus, os nossos corações precisam ser educados. Faz Senhor que pensemos no bem dos outros como se fosse o nosso bem. Ensina-nos, ó Deus, a perdoar para sermos perdoados.

Acção
Esta semana vou cultivar o perdão, a começar pelos pequenos desatinos e amuos do dia-a-dia.

Quinta-feira

Quando os colegas viram o que se tinha passado, ficaram muito tristes e foram contar tudo ao rei seu senhor. Então o rei mandou chamar o administrador e disse-lhe: Servo malvado! Eu perdoei-te a dívida toda, porque mo pediste. Não devias tu ser compreensivo para com o teu companheiro como eu fui compreensivo para contigo?

Meditação
A atitude certa seria a do perdão. Até porque o administrador tinha sentido na pele a aflição de não conseguir pagar a dívida e o alívio de lhe ser perdoada essa mesma dívida.
Mas a verdade é que nós temos memória curta e os ensinamentos passam-nos por vezes ao lado, e são sempre para aplicar aos outros e nunca a nós mesmos.

Oração
Senhor, sabedor e Mestre, quantas vezes as minhas atitudes são comparáveis às que lemos na parábola de Jesus.
Mas é necessário mudar e passar a reflectir antes de actuar e a valorizar o poder do perdão. Só perdoando encontraremos a paz, e só tendo paz poderemos viver em paz com o mundo.

Acção
Evitar a frase: “PERDOO MAS NÃO ESQUEÇO”. Essa não é a paz que Jesus anunciou e praticou.

Sexta-feira

E o rei ficou tão zangado com aquele servo que o meteu na prisão para ser castigado até restituir tudo quanto devia.

Meditação
O rei ficou realmente decepcionado com o servo. Que maneira tão egoísta que o servo tinha de pensar e actuar. E que representaria para ele o perdão que acabara de lhe ser concedido? Que sentimento tão baixo que teve para com o seu colega...
Quantas vezes nós actuamos de igual modo?

Oração
Senhor, não deixes que eu seja como o primeiro servo do rei.
Faz com que eu tenha sempre presente o mandamento - «ama o próximo, como a ti mesmo».

Acção
Vou rezar todos os dias da semana a oração do Pai-Nosso.

Sábado

Assim também vos há-de tratar o meu Pai do Céu, se cada um de vocês não perdoar de boa mente ao seu irmão.

Meditação
Jesus nas suas parábolas é tão claro que só não entende quem não quer.
Que nos quis dizer Jesus acerca da natureza de Deus?
Será que nós entendemos que Deus é perdão e que perdoar é amar?

Oração
Bom Deus, Tu que és o maior defensor do perdão, não permitas nunca que eu deixe para amanhã o que posso perdoar hoje.
Faz-me Senhor um bom exemplo de vida simples como a de Jesus, onde não existiam maus pensamentos e onde todas as atitudes se regiam em função do Bem.

Acção
Vou ter presente a oração de S. Francisco, onde tudo nos conduz a uma paz interior, sinónimo de boa convivência e atitudes correctas.