domingo, 19 de junho de 2011

Jo 3, 16-18 - "Deus enviou o seu Filho ao mundo, para que o mundo seja salvo por Ele"

Que não restem dúvidas do amor que Deus teve (e continua a ter) por toda a Humanidade, pois só alguém que ama de forma incondicional, como Deus ama, seria capaz de entregar o seu próprio filho para salvação dos outros...

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito, para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem acredita n’Ele não é condenado, mas quem não acredita n'Ele já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho Unigénito de Deus».

Segunda-feira
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito…”
Já experimentamos a ir ao dicionário ver o significado da palavra “amor”?
Segundo o dicionário, uma das definições de amor é “afeição ilimitada, que até torna doce o amargor do sacrifício que reclama”.

Meditação:
Parece uma frase muito poética, mas na realidade foi este o amor que Deus teve pelo mundo, foi este o sentimento forte que O levou a entregar o Seu Filho para nossa salvação.
Estará o nosso coração sensibilizado para compreender a grandeza deste gesto?
Nós, que pensamos sempre primeiro nos nossos interesses e só depois é que pensamos nos outros, damos realmente valor ao gesto que Deus fez por nós?

Oração:
Meus Deus, eu sei que Tu és o meu melhor amigo e que tudo fizeste porque me amas.
Quero aprender conTigo a ser amigo(a) de toda a gente, a amar o próximo e a ser uma pessoa melhor.

Acção:
Tendo por base a palavra “amor” vou demonstrar que amo os que estão à minha volta, através de um gesto, de um abraço, de um beijo ou de uma palavra simpática.

Terça-feira
“…para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Nós, que semanalmente “batemos com a mão no peito” como arrependimento dos nossos pecados, se nos perguntarem se acreditamos em Cristo dizemos sem hesitar “SIM”!
Mas e na vida eterna? Acreditamos nós realmente na vida eterna? Ou achamos que isso é apenas conversa da Bíblia?

Meditação:
Quantas vezes já ouvimos cristãos dizer “como é que eu posso acreditar, se ainda ninguém veio cá dizer se realmente a vida eterna existe?”
E quantas vezes nós, nas nossas crises de fé, também já pensamos da mesma forma?
Nunca duvidemos das promessas que Deus nos fez através do Seu Filho… Deus não mente, Deus não engana. Se está proclamado no Evangelho a vida eterna, é nisso que deveremos acreditar, mesmo que por vezes não o consigamos compreender.

Oração:
Jesus, estou tão contente por sentir o Teu amor na minha vida. Agradeço-Te tudo o que tens feito por mim.
Ajuda-me a ser missionário(a) da Tua Palavra para poder levar aos outros o amor que sentes por todos nós.
Ajuda-me a acreditar na vida eterna e perdoa-me se por vezes duvido daquilo que não consigo ver.

Acção:
A vida eterna fará confusão a muitas pessoas (e por vezes também a mim) porque é algo que não se vê e que não se consegue explicar muito bem… ao longo desta semana vou pensar no assunto e, se me surgirem dúvidas, dirigir-me-ei ao meu pároco para que me esclareça.

Quarta-feira
“Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo…”
Aqui está uma chamada de atenção para a forma como, por vezes, ainda vemos Deus.
Quantas vezes pensamos na figura de Deus como uma figura castigadora?
Quantas vezes, quando nos acontece alguma coisa menos boa, pensamos “Foi castigo de Deus”??

Meditação:
Se repararmos, na primeira frase do Evangelho desta semana, é mencionado que Deus amou o mundo… e claroq eu todos nós já sabemos isso, já o ouvimos muitas vezes.
Então porque é que continuamos a pensar que Deus, ou o Seu Filho Jesus, nos quer castigar?
Jesus mostra-nos o caminho a seguir, o caminho da felicidade… nós é que, não sabendo usar a liberdade que nos é dada, muitas vezes seguimos caminhos errados, e depois ao sofrer as consequências das nossas escolhas, achamos que é castigo de Deus.
Deus não castiga - Deus ama-nos. Nunca nos esqueçamos disso…

Oração:
Senhor Deus Pai, há quem pense que Tu és um Deus castigador, que condena quem erra.
Mas é a própria Humanidade que se condena a ela mesma por não crer na Tua Palavra e não seguir os Teus caminhos.
Ajuda-nos a todos a nunca perder de vista o Teu amor e os Teus ensinamentos.

Acção:
Esta semana vou analisar tudo o que me correu menos bem, e vou pensar bem se esses factos não teriam sido fruto de caminhos errados que segui...
Depois rezarei a Deus, pedindo que me guie sempre pelos melhores caminhos.


Quinta-feira
“ Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele.”
Na última parte deste versículo do Evangelho de S. João, está muito claro que Jesus é o Salvador que veio ao mundo para nos salvar.

Meditação:
Como é grande a atitude de Deus. Que pai faria isto? Para Deus era a hora e a atitude certa…
Olhemos para o Evangelho: Jesus é para ti o que salva?
Como demonstramos isso nas nossas vidas?

Oração:
Deus Pai, obrigado por nos teres enviado Jesus.
Perdoa-nos pelas vezes em que não conseguimos entender bem a dimensão do Teu amor.

Acção:
Vou ser misericordioso nos meus pensamentos em relação ao próximo.

Sexta-feira
“Quem acredita n’Ele não é condenado…”
Frase pequena, que de tão pequena dá que pensar…
Deus Pai mandou ao Mundo o Seu Filho, não escolheu o sítio ideal.
Jesus foi enviado para o meio dos homens comuns, que pecam, são egoístas e que vêem apenas os seus interesses.

Meditação:
Ao enviar Jesus para o Mundo comum, Deus estava a enviar-nos um exemplo de vida, em amor, em ternura, em misericórdia, em perdão.
Jesus fez as Suas obras, deixou a Sua marca. Os cristãos deviam ser a demonstração dessa marca.
Será que temos consciência disso? Seremos no mundo exemplo de vida cristã?

Oração:
Deus, na Tua bondade enche-nos de amor.
Divino Espírito Santo, enche-nos de sabedoria para transmitir bons valores.

Acção:
Na Igreja vou esforçar-me por ver nos outros um pequeno Cristo.

Sábado
“mas quem não acredita n'Ele já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho Unigénito de Deus”.
Deus fez-nos livres nas nossas escolhas. Deus deu-nos duas hipóteses: crer ou não crer.

Meditação:
Crer é acreditar em Deus que é amor, num Deus que salva, num Deus que é proposta de salvação.
Não crer é não acreditar, não querer seguir os mandamentos que Deus entregou a Moisés e que Jesus, na Sua vida terrena, pôs em prática com as Suas obras e o Seu exemplo de vida.
A oferta de Deus não tem prazo de validade. Está sempre válida!
Seremos nós conscientes para escolher o melhor que Deus nos oferece?

Oração:
Dá-nos Senhor uma consciência limpa para podermos escolher o plano de salvação.
Ilumina os que se afastam e recusam ouvir a Tua Palavra.
Dá-nos, meu Deus, a vida eterna, encaminhando as nossas acções no bom sentido.

Acção:
Não custa amar. Não custa sorrir. Não custa perdoar. Não custa escutar.
Hoje vou ser ouvidos, coração, boca… e ser um exemplo a seguir.