terça-feira, 7 de junho de 2011

Jesuína & Bernardete em vacaciones


No passado Sábado, dia 04 de Junho, os habitantes das RVBS Paróquias tiveram oportunidade de assistir a um magnífico espectáculo de teatro, protagonizado por jovens da paróquia de Vila do Bispo, dos 8º e 10º ano de catequese.

A "saga" de Jesuína & Bernardete, que tinha tido início no ano passado, teve agora a sua continuação. Personagens representadas por Beatriz Soares (Jesuína) e Carla Martins (Bernardete), duas senhoras residentes em Vila do Bispo, que embora se digam muito religiosas, têm o hábito de falar e criticar a vida alheia.
Com cerca de 2 horas de duração, a peça narrou as "vacaciones" destas duas engraçadas personagens, na viagem que fizeram à volta do mundo (o seu cruzeiro aéreo). O espectáculo teve forte inspiração na revista portuguesa, desenvolvendo alguma sátira política, religiosa e popular, mas tudo sem ofender ninguém...

Há que dar valor a este grupo de jovens que, embora tenham muitas outras actividades (música, desporto, catequese, etc) e salientando que todos eles são estudantes (e só a escola já toma bastante tempo a esta juventude) decidiram "dar" algum do seu tempo a escrever e ensaiar esta peça, que provocou boas gargalhadas em todos os presentes.
Aqui está a prova que ser cristão é sinónimo de alegria, que a Igreja e a religião não são apenas para os mais velhos e que na catequese não se aprende apenas a rezar, também se podem fazer actividades muito engraçadas e produtivas.
Para além da diversão que estes momentos proporcionam aos actores e ao público, uma das razões desta iniciativa foi a angariação de fundos para a catequese paroquial, por isso para assistir ao espectáculo havia que pagar a simbólica quantia de 2€. As receitas reverteram exclusivamente para a catequese.
Com jovens assim as RVBS Paróquias, e o seu pároco, Pe. Joel Teixeira, têm muitas razões para estar orgulhosos. É bom ver juventude motivada na Igreja. Os jovens são o futuro e com jovens como estes com certeza que as RVBS Paróquias estão em boas mãos.
Muita alegria e muita vontade para dar continuidade a projectos destes.
Aguardamos no próximo ano o desenrolar das aventuras de Jesuína & Bernardete...
Elenco: Beatriz Soares, Carla Martins, Cátia Dias, Inês Rio, Miguel Oliveira, Luis Picão, Rafaela Fernandes, Catarina Machado, Celina, Nuno Lucas, Neuza Protásio, Joana Pedro, Beatriz Pacheco e Rafael Soares

Encenação & Direcção Técnica: Cláudia Carrilho