domingo, 12 de junho de 2011

Jo 20, 1-23 - "Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós: Recebei o Espírito Santo"

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos».
Segunda-feira

Meditação:
Se nós fossemos como os discípulos como reagiriamos?
Será que estaríamos também reunidos de portas fechadas com medo das autoridades?
Será que querer seguir Cristo, querer imitar Cristo é um motivo para despertar em nós medo, é motivo para nos escondermos?
Até onde vai a nossa cobardia?

Oração:
Senhor, ajuda-me a não ter medo de gritar bem alto que sou cristão e Te quero seguir.

Acção:
Hoje terei coragem e numa ocasião propícia não terei medo nem vergonha de anunciar Jesus Cristo.


Terça-feira

Meditação:
Depois de ler a Palavra sou levado(a) a imaginar a seguinte situação: se Jesus entrasse na minha casa e falasse comigo qual seria a minha reacção?
Provavelmente nem notaria que era Jesus, talvez O mandasse embora porque era um estranho. Mas e se fosse um famoso?
Certamente que lhe daria o melhor lugar no sofá, prepararia a melhor refeição e no dia seguinte contaria a todos quem tinha estado lá em casa.
Nós realmente somos seres muito estranhos - Jesus pede-nos apenas que nos amemos, quer apenas dar-nos a paz e nós o que fazemos?
Trancamos-Lhe a porta do nosso coração, mandando-o embora…

Oração:
Senhor, que a Tua luz me ilumine para eu agir de forma correcta, que o meu coração se encha de Ti e não de coisas desnecessárias.

Acção:
Hoje vou tentar servir alguém assim como Jesus faria, dando-lhe a paz de Deus através do meu acto.


Quarta-feira

Meditação:
“ Eles alegraram-se muito por verem o Senhor”… Quando vejo o Senhor fico alegre ou fico triste?
Saber que me vou juntar a Cristo na eucaristia dominical é para mim um momento de alegria ou uma obrigação?
Deus ama-nos, não quer guerras em seu nome, não nos quer ver sofrer.
Deus criou-nos por amor e não porque não gosta de nós, Ele quer que nós sejamos felizes.
Mas nós só seremos verdadeiramente felizes quando não tivermos medo de seguir Jesus.
Oração:
Deus, Tu que nos amas tanto, como é possível que Te tratemos tão mal, como é possível que neguemos o Teu amor?
Que a Tua luz ilumine a minha vida e a Tua chama me encha de amor.

Acção:
Hoje vou tentar seguir Deus através das pistas que Ele me dá ao longo do dia.
Hoje vou deixar de lado as coisas insignificantes e ser feliz.


Quinta-feira

Meditação:
Jesus envia-nos para que sejamos seus discípulos, para que a sua Palavra não seja esquecida.
Jesus confia em nós e pede-nos apenas que anunciemos o Seu Pai.
Mas nós, mesquinhos, não conseguimos compreender o valor dessa confiança, e que fazemos?
Falamos mal da Igreja no café, falamos mal de Deus, dizemos que Deus castiga, que manda as pessoas más para o inferno.
Será isto anunciar Deus?
Oração:
Senhor, ajuda-me a ser uma pessoa melhor, ajuda-me a estar sempre pronto(a) ajudar o próximo e a honrar o Teu nome e a Tua morte.

Acção:
Hoje vou tentar ajudar quem precisa sem humilhar os mais fracos que eu.
Vou tentar mudar a minha atitude de pessoa superior e ajudar alguém sem criticar, sem segundas intenções, assim como Jesus faria.


Sexta-feira

Meditação:
Receber o Espírito Santo não é como receber um chocolate, é algo que não é visível nem palpável, é algo que se sente, que se vive…
Mas para isso tenho que tentar estar de coração aberto ao amor e de braços abertos a Jesus.
Tenho que desligar o botão do ódio, da maledicência e da inveja, tenho que mandar embora o Diabo que às vezes habita em mim.
Serei capaz?

Oração:
Senhor, que o dom do Espírito Santo encha a minha vida de alegria e de paz.
Que este seja um motivo para celebrar e anunciar Deus.

Acção:
Hoje vou tentar sentir o Espírito Santo e vê-lo presente nas mais pequeninas coisas que deviam ser a razão da minha felicidade e que eu ignoro tantas vezes: nos meus pais, nos meus filhos, na vida, no respirar, naqueles que me amam…

Sábado

Meditação:
Para mim o pecado mora ao lado - mora com a vizinha, porque na minha casa não entra disso. Pecados? Eu não os tenho, acho sempre que nunca faço nada…
Mas se nós não fazemos mesmo nada já devíamos ser santos… e não somos… Então algo se passa… Se calhar é porque pecamos mesmo, todos sem excepção.
Pecar é tudo aquilo que me torna infeliz, pecado não é só a luxúria, a avareza e a gula.
Pecar é matar a alegria do meu irmão(a), pecar é roubar a felicidade a alguém, pecar é falar mal da vida alheia.

Oração:
Senhor, eu sei que Tu me amas mesmo sendo pecador, e sei que, independentemente do meu pecado, em Ti encontrarei sempre um perdão.
Que se faça em mim a Tua vontade e não a minha, para não tornar a pecar.

Acção:
Hoje vou tentar imitar Cristo, ajudar o outro sem censuras e tentar não pecar.