domingo, 26 de janeiro de 2014

Mt 4, 12-23 - "Foi para Cafarnaum, a fim de se cumprir o que anunciara o profeta Isaías"

Segunda–feira
Quando Jesus ouviu dizer que João Baptista fora preso, retirou-Se para a Galileia. Deixou Nazaré e foi habitar em Cafarnaum, terra à beira-mar, no território de Zabulão e Neftali.

Meditação
Jesus começa a sua actividade na Galileia, região distante do centro económico, político e religioso do seu País, Nazaré e decide ir viver para Cafarnaum. Quando soube que João Batista tinha sido preso pelo facto de ter criticado Herodes, por este viver com a mulher de seu irmão Filipe, infringindo assim a lei Judaica, Jesus reage e diz-nos que não devemos pactuar com injustiças e privilégios de minorias. 

Oração
Vem Senhor Jesus precisamos de Ti para nos ajudares a sair da mentira, da falsidade, da hipocrisia....

Acção
Em todos os dias, mas muito especialmente neste esforçar-me-ei por deixar que Cristo seja o SOL da minha vida.


Terça-feira
Assim se cumpria o que o profeta Isaías anunciara, ao dizer:
«Terra de Zabulão e terra de Neftali, caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios: o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam na sombria região da morte, uma luz se levantou».

Meditação
Naquele tempo a maioria da população de Zabulão e de Neftali era composta por povo não judeu “gentios”, por isso Jesus ao escolher esta região para começar o seu ministério, dá-nos um sinal claro da sua missão. Ser cristão é acima de tudo seguir Jesus Cristo, é viver o seu estilo de vida.

 Oração
Senhor, creio em Ti, torna mais forte a minha fé.

Acção
Tentarei mostrar por palavras e acções que sou cristão.


Quarta–feira
Desde então, Jesus começou a pregar:
«Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos Céus»

Meditação
Jesus não fazia apenas anúncios, mas sim, provocações para desinstalar os injustos e ao mesmo tempo consciencializar os pobres que os seus direitos não estavam a ser respeitados. Nos nossos dias as coisas não são muio diferentes. E nós? O que fazemos para imitar Cristo? 

Oração
Rezemos: Creio no Espírito Santo na santa Igreja Católica; na comunhão dos Santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amen.

Acção
Neste dia procurarei aproximar-me dos mais desprotegidos e perceber a forma de os poder ajudar.


Quinta–feira
Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos:
Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde e segui-Me, e farei de vós pescadores de homens»

Meditação
Jesus caminha ao longo das praias do Mar da Galileia e vê dois irmãos, Simão e André na faina do mar e diz-lhes “Vinde e Segui-Me”. Estes deixam as redes, as barcas e seguem-No de imediato, assim começa o movimento dos seguidores de Jesus e logo se manifesta pela primeira vez a reacção que devemos manter sempre viva entre Jesus e aqueles que Nele acreditam. Ser cristão, acreditar em Jesus Cristo, é viver o seu estilo de vida, animados pelo seu Espírito e segui-LO sem reservas, libertando-nos das covardias que nos impedem de caminhar e aproveitando para denunciar situações injustas e incorrectas.

Oração
Que o Espírito Santo faça de mim um verdadeiro cristão e  sua   testemunha viva

Acção
Neste dia tentarei contribuir para despertar o ânimo daqueles que estão acomodados no seu sofrimento.


Sexta-feira
Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O. Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco, na companhia de seu pai Zebedeu, a consertar as redes. Jesus chamou-os, e eles, deixando o barco e o pai, seguiram-n’O.

Meditação
Jesus continua a sua caminhada e consegue arrastar consigo mais dois irmãos para os ensinar para que também eles possam fazer parte do seu projecto. Mais uma vez podemos perceber o AMOR que Jesus nutre por todos nós. Jesus desce até nós, não nos obriga a nenhum projecto de vida, chama-nos a segui-Lo e partilha connosco a sua vida. Neste tempo de incertezas em que vivemos que bom seria ler ou ouvir dizer que Jesus Cristo anda por aí!

Oração
Senhor faz-me sempre Tua discípula sem receios de avançar no caminho, mesmo que desconhecido.

Acção
Tentarei meter a “mão na consciência” para perceber se estou a agir correctamente e a ser um discípulo coerente. 


Sábado
Depois começou a percorrer toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.

Meditação
Jesus, é  alguém cuja presença e mensagem arrastam os simples, os pecadores, os sedentos de Deus. Por onde passava, as multidões abandonavam os afazeres e seguiam-No. A pecadora Madalena vê-O, arrepende-se e segue-O, a samaritana, descobre Nele o Salvador e vai anuncia-Lo a toda a povoação, Zaqueu, recebeu-O em sua casa e sente necessidade de mudar de vida, enfim ... 

Oração
Eu te peço Deus e Senhor que fortaleças a minha fé, e não deixeis que nada me faça esmorecer.

Acção
Neste dia, proponho-me aprofundar os meus conhecimentos através da Tua palavra, dedicando-me à leitura da bíblia.