domingo, 12 de janeiro de 2014

Mt 3, 13- 17 - "Depois de ter sido baptizado, Jesus viu o Espírito de Deus descer sobre S"

Segunda–feira
Naquele tempo, Jesus chegou da Galileia e veio ter com João Baptista ao Jordão, para ser baptizado por ele.

Meditação
João anunciava a conversão a Deus, conversão essa que transformava a própria existência das pessoas, reconhecendo e comprometendo-se publicamente a mudar de conduta e de vida, ou seja seguindo a vontade do Pai.
Jesus ao querer ser baptizado por João não queria ficar de fora, era a vontade do Pai e ao mesmo tempo, como era seu hábito, queria dar o exemplo ao povo.

Oração
Meu Deus ajuda-me a reconhecer a necessidade da minha conversão a Ti, para que eu não possa esquecer o exemplo do Teu Filho.

Acção
Hoje vou, durante todo o dia, tentar perceber, procurando na Bíblia, perceber a conversão e atitude de Jesus ao querer ser baptizado por João Batista.


Terça–feira
Mas João opunha-se, dizendo:
«Eu é que preciso de ser baptizado por Ti, e Tu vens ter comigo?»

Meditação
Jesus sujeita-se aos rituais do Seu povo. Como homem que era quis que a
Sua vida pública fosse igual à dos outros homens. João achou estranho mas Jesus sabia que tinha de ser assim…

Oração
Senhor faz-me humilde de coração e atitudes tal como Tu o demonstraste nas margens do rio Jordão.

Acção
Nesta semana em que recordamos o batismo do Senhor, lembremos que também nós um dia fomos batizados, fazendo parte da Igreja. Tentemos saber o que podemos fazer para melhor dignificar a nossa condição de cristãos


Quarta–feira
Jesus respondeu-lhe:
«Deixa por agora; convém que assim cumpramos toda a justiça»

Meditação
Jesus diz a João para que o batize, não por necessidade, mas para que se manifeste a presença de Deus na Santíssima Trindade que Ele veio revelar. O cumprimento de toda a justiça, aqui, significa aceitar a vontade de Deus incondicionalmente.

Oração
Senhor peço-vos que me ilumineis nos meus pensamentos, palavras e obras para que eu consiga também “cumprir toda a justiça”.

Acção
Hoje vou procurar seguir o exemplo de Jesus, tentar cumprir toda a justiça de Deus, cumprindo assim a Sua vontade na caridade, na humildade, no amor e sobretudo na Sua Palavra.


Quinta–feira
João deixou então que Ele Se aproximasse.
Logo que Jesus foi baptizado, saiu da água.

Meditação
Estava cumprida a vontade de Deus. Jesus mostra-nos nesta atitude que é a vontade de Deus que tem que conduzir as nossas vidas e não a nossa vontade.

Oração
Deus Pai
Dá-nos a força necessária para resistirmos às nossas tentações. Que a Tua vontade seja o farol das nossas atitudes.

Acção
Servir a Deus é servir o irmão. Não deixemos que à nossa volta alguém necessite de uma palavra amiga. Estaremos atentos.


Sexta–feira
Então, abriram-se os céus e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre Ele.

Meditação
A descida do Espírito Santo sob a forma de uma pomba sobre Jesus dá outro significado ao baptismo, que se realiza pela acção de Deus Trindade, (em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo). Será uma nova vida! Uma porta aberta para a salvação.

Oração
Espírito Santo ilumina-me, purifica-me, torna-me mais humilde, ensina-me a rezar e a compreender melhor a Palavra do Senhor.

Acção
Vou recordar o dia do meu baptismo como um dia de festa, um dia em que o Espírito Santo iluminou a minha vida, me fez nascer novamente para Deus. Vou rezar o credo como prova da minha fé.


Sábado
 E uma voz vinda do Céu dizia:
«Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência».

Meditação
É Deus quem fala. Nós só temos que saber ouvir, e acreditar.

Oração
Senhor Deus do universo, nós cremos em Vós, mas aumentai a nossa fé.
Se nos sentires vacilar acolhe-nos no Teu colo e coloca-nos no caminho certo.

Acção
Todo o cristão alicerça a sua fé na oração. Rezemos confiantes o Pai Nosso e meditemos no seu significado.