domingo, 5 de janeiro de 2014

Mt 2, 1-12 - "Viemos do Oriente adorar o Rei"



Segunda-feira
Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. «Onde está – perguntaram eles – o rei dos judeus que acaba de nascer?
Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O».

Meditação :
Jesus não nasce num sítio qualquer, nem num tempo indefinido. Belém terra do rei David e no tempo do Rei Herodes. A manifestação de Deus, dá-se sempre num sítio e tempo concreto, não há acasos na história de Jesus, tal como na nossa vida, não há acasos, Deus continua a falar-nos no nosso tempo e através de nós. Há sinais, como a estrela na nossa vida, mas nós vemo-la? Estamos atentos, como os magos estiveram, ou vivemos absorvidos pelas preocupações do mundo que acabam por nos cegar?

Oração:
Senhor, que durante esta semana eu posso seguir o caminho da estrela que me guia até ti e confiar mais nos planos que Deus tem para mim e para a minha vida.

Acção:
Durante esta semana irei levar a boa nova do nascimento de Jesus para minha casa, escola e trabalho.



Terça-feira
Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo
e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam:
«Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo Profeta:
‘Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo’»

Meditação:
Belém foi a terra escolhida pelos profetas para o nascimento de Jesus. Agora, Jesus nasceu e a sua morada é o nosso coração. Mas será que nós deixamos o deixamos habitar nele apenas durante todo o ano ou so no Natal? Antes do nascimento do nosso salvador, durante o tempo de espera mentalizamo-nos para termos atitudes corretas uns com os outros, confessamo-nos, fazemos parte de ações de voluntariado, analisamos as nossas atitudes a fim de melhorá-las, somos tolerantes, menos orgulhos, menos teimosos, entre outros, mas depois? Como somos? Será que mantemos esse modo de viver durante o resto do ano? Pensemos que Jesus nasceu porque nos ama! Ele quer habitar no nosso coração. O que temos de fazer? Apenas escutá-lo, confiar no seu plano para cada um de nós e amar o próximo tal como Ele nos amou.

Oração:
Jesus, peço perdão pelas vezes em que não abri a porta do meu coração para ti. Perdão pelas vezes em que o meu egoísmo e orgulho foram maiores do que a felicidade. Ajuda-me a afastar estes sentimentos negativos e a focar toda a minha energia no amor e em Ti.

Acção:
Hoje, quando me sentir triste, revoltado, angustiado, vou parar e rezar. Vou pedir ao Pai que me ilumine.




Quarta-feira
Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela.
Depois enviou-os a Belém e disse-lhes:
«Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino;
e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l’O».

Meditação:
Muitas vezes na nossa vida não agimos da melhor forma, somos movidos por outros interesses que não o bem, que não nos levam para o caminho de Deus. Herodes enganou os Magos de modo a conseguir atingir o seu objetivo, dizendo que queria adorar Jesus... Também nós na nossa vida, escolhemos por vezes esse caminho, mentindo e enganando os outros e até a nós próprios, para satisfazer as nossas ambições e interesses. Tal ação está errada aos nossos olhos mas também aos de Deus, afastando-nos dele. Nenhuma vida deve ser vivida na base do engano e da mentira, devemos ser Verdadeiros connosco e com os outros, pois só assim podemos verdadeiramente ter Deus na nossa vida.

Oração:
Senhor, quero viver na base da verdade, para caminhar em direção a Ti. Ajuda-me a afastar do meu coração a mentira e o engano que Nele habite.

Acção:
Hoje na minha oração vou rezar pela humanidade, para que no coração de todos os Homens possa habitar a verdade.


Quinta-feira
Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino.
Ao ver a estrela, sentiram grande alegria.

Meditação:
Nos dias de hoje, muitos são convidados a seguir a luz, porém, nem todos conseguem percorrer esse caminho e nem sempre essa luz é verdadeira. Como distinguimos a luz falsa do mundo da Luz verdadeira de Cristo? Esta é por vezes uma tarefa difícil, pois, muitas vezes somos deslumbrados com a luz mais forte a do facilitismo mas que depois no final não nos leva a lado nenhum. Pelo contrario a luz de Cristo leva-nos até ao seu encontro, fazendo-nos abrir as portas do nosso coração a Deus, e isto só é possível quando estamos disponíveis para ouvi-lo e seguir as pistas que ele nos envia diariamente.

Oração:
Senhor, que eu siga o exemplo dos sábios e magos, em busca de Luz de cristo e que nunca me desvie desse caminho, para que eu possa também ser um orientador, para os demais, para que se encontrem com a Luz de Cristo.

Acção:
Hoje, vou estar com mais atenção para tentar perceber quais os sinais que Deus me envia.


Sexta-feira
Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra.

Meditação:
No Natal, há muitas pessoas que se sentem tristes, deprimidas, incompetentes por não conseguirem oferecer muitos presentes ou um bom presente com um preço bastante elevado. É mesmo isso que importa? Natal é família, adoração, escutar, partilhar e não o “ter”, o querer ter, o querer ter mais presentes do que o outro. O melhor presente que nós podemos oferecer é dar um pouco de nós a quem entra na nossa vida.

Oração:
Senhor, obrigado pelo dom da vida! Esse sim, é o melhor que alguém pode ter. Obrigado por estares sempre comigo e nunca desistires de mim, mesmo quando fico muito tempo sem me alimentar de ti. Obrigado, Senhor!

Acção:
Hoje vou dar importância às pessoas. Vou tentar perceber o que elas sentem e tentar ajudá-las a serem pessoas mais felizes. Vou falar de ti a um amigo, colega, empregado, vizinho, que não te conhece.


Sábado
E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.

Meditação:
Os Magos escutaram e obedeceram ao aviso que lhes foi dado. E nós na nossa vida, escutamos os outros? Escutamos Deus e seguimos os seus conselhos ? Ou apenas ouvimos o nosso ego e o seguimos, apenas confiando em nós? Muitas vezes é isto que nos acontece... Apenas nos escutamos a nós e não prestamos atenção ao que Deus e os Outros nos querem transmitir. Deus dá-nos sempre conselhos acerca da nossa vida, nós muitas vezes é que não o queremos escutar, pois andamos demasiado ocupados ou não confiamos nele o suficiente, apenas confiamos em nós próprios e nas nossas decisões. É necessário que o Cristão deposite a sua confiança em Deus, para que Ele possa habitar verdadeiramente no nosso coração e assim possamos como os magos seguir o caminho certo.

Oração:
Senhor, tal como os Magos quero Confiar em ti, podendo seguir o caminho mais acertado nas decisões a tomar ao longo da minha vida.

Acção:
Hoje vou falar com um amigo ou vizinho com quem já não converso há algum tempo, escutando-o.