domingo, 19 de janeiro de 2014

Jo 1, 29-34 - "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo"



Segunda-feira
Naquele tempo, João Baptista viu Jesus, que vinha ao seu encontro, e exclamou:
«Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo

Meditação:
João Baptista anuncia aos homens a chegada do Salvador, aquele que vem para salvar todos os homens dos males do mundo e para perdoar os pecados. Havia quem acolhesse as palavras de João e ficasse feliz por estar para breve a chegada do Messias. Mas também havia quem achasse que era “conversa fiada” e que não acreditasse na vinda do Salvador.
Como somos nós hoje em dia? Acreditamos na vinda do Salvador? Acolhemos a chegada do Messias de coração aberto, prontos para nos redimirmos dos nossos pecados?
Ou achamos que isto não passa de uma bonita história que está contada na Bíblia?

Oração:
Por todas as vezes em que se fez anunciar a Tua chegada e eu não acolhi a Boa-Nova de coração aberto, perdão Senhor…

Acção:
Durante esta semana vou rezar a Deus todas as manhãs, agradecendo o facto de nos ter enviado o Seu Filho amado para nos salvar.


Terça–feira
É d’Ele que eu dizia:
‘Depois de mim vem um homem, que passou à minha frente, porque era antes de mim’

Meditação:
João era um homem humilde… embora tivesse muita gente à sua volta a escutá-lo, não se tentava engrandecer nem vangloriar, pois sabia que O que estava para vir era superior a ele.
A humildade é uma das características do verdadeiro cristão. Há quem pense que ser humilde é humilhar-se, por isso se calhar muitos de nós não sabemos (ou não queremos) ser humildes.
Ser humilde é reconhecer que não somos superiores a ninguém, que aos olhos de Deus somos todos iguais, com as nossas qualidades e defeitos. A Igreja precisa de todos nós, todos chamados a ser pedras vivas no Templo de Jesus. Encaremos a humildade de João como um exemplo a seguir para a vida.

Oração:
Meus Deus, ajuda-me a ser humilde tal como João Baptista e a reconhecer que não sou mais que os outros, pois aos Teus olhos todos temos o mesmo valor.

Acção:
Deixar de lado as atitudes de orgulho e prepotência.


Quarta–feira
Eu não O conhecia, mas foi para Ele Se manifestar a Israel que eu vim baptizar na água»”

Meditação:
O facto de não conhecer Jesus mas mesmo assim aceitar o batismo na água, representa para todos nós, uma imagem extraordinária de confiança.
O verbo batizar define-se como imergir, mergulhar, para isto, é absolutamente necessário um contacto total entre a água e o sujeito, que requer segurança e certeza.

Oração:
Senhor, ajuda-me a confiar mais em Ti.

Acção:
Pedir perdão ao Senhor por todas as vezes que não confiei.


Quinta-feira
João deu mais este testemunho:
«Eu vi o Espírito Santo descer do Céu como uma pomba e permanecer sobre Ele.

Meditação:
A pomba como sinal do Espírito Santo é das imagens mais bonitas que encontramos na Bíblia Sagrada. A pomba branca é um animal que representa a pureza e a paz.
Significa que se não estivermos em verdadeira harmonia com Deus e em paz connosco mesmos não estamos aptos a receber o Espírito Santo.
Se o nosso coração não estiver puro não podemos interiorizar plenamente a palavra de Deus.
Da mesma forma que não devemos vestir uma roupa limpa sobre um corpo sujo, não devemos ter o coração impuro e “sujo” para receber o Espírito Santo.

Oração:
Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho!
Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar, aquilo que devo dizer, como eu devo dizê-lo, aquilo que devo calar, aquilo que devo escrever, como eu devo agir, aquilo que devo fazer, para procurar a Vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação.

Acção:
Purificar o coração através da oração diária, para que possamos estar em paz connosco e com os outros.

  
Sexta–feira
Eu não O conhecia, mas quem me enviou a baptizar na água é que me disse:
‘Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo’

Meditação:
João, mesmo sem conhecer, fez como lhe foi pedido. Uma prova de confiança e de acolhimento da Palavra que lhe tinha sido transmitida.
Através deste texto João faz um apelo a todos nós: confiemos!!! Confiemos plenamente em Deus, que nos enviou Jesus para nos salvar.
Façamos do caminho de João o nosso caminho, para encontrarmos Jesus e atingirmos a felicidade plena!

Oração:
Obrigado meu Deus por nos teres enviado o Teu filho Jesus para nossa salvação. Ninguém nos ama como Tu.

Acção:
Amar de igual forma todos os que nos rodeiam, especialmente aqueles de quem não gostamos tanto.


Sábado
Ora, eu vi e dou testemunho
de que Ele é o Filho de Deus».”

Meditação:
Dar testemunho é confirmar, certificar quem é Jesus.
Eu dou testemunho de Jesus? Ou, prefiro não manifestar a minha fé, não falar de Deus aos que me rodeiam profissionalmente e socialmente.

Oração:
Senhor, perdoa-me por aqueles momentos que não Te testemunhei.

Acção:
No dia de hoje, vou dar testemunho de Jesus a alguém que me é próximo e que não frequenta a igreja.