domingo, 10 de fevereiro de 2013

Lc 5, 1-11 - "Deixaram tudo e seguiram Jesus"



Segunda-feira
Naquele tempo, estava a multidão aglomerada em volta de Jesus, para ouvir a palavra de Deus. Ele encontrava-Se na margem do lago de Genesaré e viu dois barcos estacionados no lago. Os pescadores tinham deixado os barcos e estavam a lavar as redes.

Meditação:
A multidão estava reunida à volta de Jesus para ouvir a palavra de Deus, enquanto outros no lago, lavavam as redes como se nada se passasse…
Tal como estes pescadores, também eu ando distraído (a) e corro o risco de perder uma pesca milagrosa a troco de poucos peixes. Estou sujeito (a) a perder a Palavra de Deus, por não me juntar à multidão à volta de Jesus. Estou sujeito (a) a viver de um lago que, sem a Palavra de Deus, não me dá o peixe suficiente para saciar a minha fome.

Oração:
Senhor, quantas vezes não me apercebi da Tua presença no meu lago por estar ocupado (a) com as minhas lamentações.
Vem Senhor, e sobe à minha barca. Serve-Te dela e de mim para ensinares a multidão que Te segue.

Acção:
Hoje vou imaginar-me um verdadeiro pescador e tentar levar a palavra de Deus a todos aqueles com quem me cruzar. Não deixarei a minha barca estacionada, pois um pescador que deixa a sua barca estacionada, nada irá pescar.
Vou convidar Jesus a entrar na minha embarcação para me ajudar numa pesca milagrosa.

Terça-feira
Jesus subiu para um barco, que era de Simão, e pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra. Depois sentou-Se e do barco pôs-Se a ensinar a multidão. Quando acabou de falar, disse a Simão: «Faz-te ao largo e lançai as redes para a pesca».

Meditação:
Ser cristão é estar com Jesus “no mesmo barco”. É desse barco que a Palavra de Jesus nos é dirigida.
Ser cristão é escutar a proposta de Jesus, fazer o que Ele nos diz, cumprir as Suas indicações, lançar as redes ao mar.
Às vezes as propostas de Jesus podem parecer absurdas, mas é preciso confiar incondicionalmente, entregar-se nas mãos d’Ele e cumprir à risca as Suas indicações.
Ser cristão é deixar tudo e seguir Jesus.

Oração:
Jesus, também eu quero ser pescador e lançar as minhas redes para que possa servir-Te e aceitar as Tuas propostas na minha vida.
Agradeço as vezes que lançaste as redes e me deste de comer.
Creio em Ti, mas diz-me o que devo fazer para seguir-Te…

Acção:
Hoje vou rezar o credo para matar a minha fome de Deus.

Quarta-feira
Respondeu-Lhe Simão: «Mestre, andámos na faina toda a noite e não apanhámos nada. Mas, já que o dizes, lançarei as redes». Eles assim fizeram e apanharam tão grande quantidade de peixes que as redes começavam a romper-se.

Meditação:
Todos andavam desanimados e descrentes com os acontecimentos que se tinham passado: João Baptista tinha sido preso e morto; Jesus, que se dizia o Messias, perdia a popularidade, ganhava inimigos e cada vez tinha mais gente contra Si. E, como se não bastasse tudo isto, a pescaria da noite, que lhes poderia trazer o rendimento suficiente para alguns dias, tinha sido um verdadeiro fracasso. Todos estavam desanimados, por isso foi com alguma desconfiança e incredulidade que se dignaram lançar novamente as redes ao mar.
Mas no meio de tanto desânimo resolveram acatar a missão para a qual Jesus os desafiou: lançaram novamente as redes ao mar e, este gesto de fé e confiança, foi recompensado com uma abundante pescaria.
Como somos nós quando estamos desiludidos e desanimados? Ficamos no nosso canto a carpir as nossas mágoas?
Ou temos a coragem de lançar “as nossas redes ao mar”, confiando que Jesus está sempre connosco?

Oração:
Jesus, muitas vezes sou fraco e deixo-me ir abaixo com grande facilidade. Quando as coisas não correm da maneira que planeei, ou seja, quando a “minha pescaria” não é produtiva, fico arreliado, desanimado… amuo, fico triste e nem consigo ouvir o que Tu tens para me dizer. Ajuda-me a ser mais forte, a não desanimar logo à primeira, para que possa estar atento sempre que me estenderes a Tua mão.

Acção:
Reflectir na seguinte frase: “Por vezes nem tudo corre como desejamos, mas Deus não nos dá o que queremos, mas sim o que precisamos!”

Quinta-feira
Fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para os virem ajudar; eles vieram e encheram ambos os barcos, de tal modo que quase se afundavam. Ao ver o sucedido, Simão Pedro lançou-se aos pés de Jesus e disse-Lhe: «Senhor, afasta-Te de mim, que sou um homem pecador».

Meditação:
Apesar das dúvidas, Pedro obedeceu a Jesus e presenciou o milagre, que não imaginava que acontecesse.
E se eu obedecesse como Pedro? Com a mesma confiança?
Afinal quem vive e age segundo a palavra de Jesus verá grandes milagres.
Tal como Pedro, reconheço que sou pecador (a), o meu esforço é importante mas só a confiança incondicional em Jesus é que fará que os milagres em minha vida aconteçam.

Oração:
Senhor,
Peço-Te perdão, pelo meu egoísmo em insistir na minha pesca solitária.
Perdoa-me se por vezes duvido das Tuas ordens.
Ajuda-me a que a minha pesca faça sentido, usa a minha barca e as minhas redes e faz de mim um bom pescador.
Eu creio nos Teus milagres, mas peço-Te que aumentes a minha fé.

Acção:
Hoje ao longo do meu dia irei estar ligado(a) a Deus. Onde quer que esteja, em casa, no trabalho, no desporto, onde quer que vá, vou repetir em forma de oração: “Senhor eu creio, mas aumenta a minha fé!”  


Sexta-feira
Na verdade, o temor tinha-se apoderado dele e de todos os seus companheiros, por causa da pesca realizada. Isto mesmo sucedeu a Tiago e a João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão.


Meditação:
O resultado é surpreendente. A pesca é abundante. Ninguém consegue ser completo, sozinho.
A experiência da força da Palavra de Jesus deixou Simão e os seus companheiros cheio de medo, e ao mesmo tempo sentem-se atraídos. Jesus afasta o medo…
E nós? Também temos medo de Jesus? Por vezes parece que sim.
Deixemos os nossos medos e sigamos Jesus…

Oração:
Senhor Jesus, tantas vezes o medo é meu companheiro e na minha fragilidade deixo-me guiar por ele, peço-Te que me ajudes a entender a Tua palavra, a aumentar a minha fé, a confiar mais em Ti.
Entrego a minha vida nas Tuas mãos com confiança e todo o meu amor.

Acção:
Hoje vou ao encontro de Jesus acendendo uma vela e rezando-Lhe uma oração.

Sábado
Jesus disse a Simão: «Não temas. Daqui em diante serás pescador de homens». Tendo conduzido os barcos para terra, eles deixaram tudo e seguiram Jesus.

Meditação:
Jesus conseguiu, através das Suas palavras e actos, arrancar o desânimo dos corações destes homens, reforçou-lhes a sua fé, que estava a ficar abalada.
Deu a Simão Pedro uma importante missão: “ser pescador de homens”, que afinal deveria ser a missão de todos nós, cristãos, que vamos todas as semanas à Eucaristia, que batemos com a mão no peito, que nos dizemos muito crentes, que nos achamos melhores cristãos do que o “vizinho do lado”.
Estamos dispostos a ser “pescadores de homens”? Ou assumimos esse compromisso na Igreja, em frente ao pároco mas depois, no nosso dia-a-dia e na nossa vida, até escondemos que somos cristãos ou, pior ainda, ficamos envergonhados em assumir que somos seguidores de Jesus Cristo?
Ser “pescador de homens” não é uma missão fácil… ser cristão também não é uma missão fácil… mas quem ama Jesus e acredita na Sua palavra encontra a força e a motivação necessária para nunca baixar os braços e fazer uma “pesca diária”.

Oração:
Senhor, queres que eu seja “pescador de homens” e eu aceito o Teu desafio.
Que o Teu amor seja a barca que me transporta nesta viagem, que a Tua palavra seja a rede para a minha pesca e que os Teus ensinamentos sejam o alimento para os “peixes” que hei-de pescar.

Acção:
De manhã e ao deitar farei uma oração especialmente dedicada a S. Pedro, padroeiro dos pescadores, pedindo que me ajude a ser “pescador de homens” e pedindo também que vele pelos pescadores da nossa paróquia, para que regressem sempre sãos e salvos da sua faina.