domingo, 2 de dezembro de 2012

Lc 21, 25-28.34-36 - "A vossa libertação está próxima"



Segunda-feira
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas e, na terra, angústia entre as nações, aterradas com o rugido e a agitação do mar.

Meditação
Neste tempo que liturgicamente iremos celebrar, que se chama Advento, Jesus, pelas palavras de São Lucas, alerta-nos para os males do mundo. Alerta-nos para que estejamos atentos aos sinais. E os sinais vão aparecendo.
O Mundo está em constante descontentamento, o universo não é respeitado, o ambiente está um caos por descuido e comodismo dos homens, e nem perante um cenário assim se dá mais valor ao que é importante: a vontade do Pai.

Oração
Senhor Nosso Deus e nosso Pai, alerta os sentidos dos Teus filhos, para que vejam e oiçam o que se passa, e mudem se atitudes em relação ao próximo e ao mundo em que vivem.

Acção
Vou rezar pela paz no mundo.


Terça-feira
Os homens morrerão de pavor, na expectativa do que vai suceder ao universo, pois as forças celestes serão abaladas.

Meditação
Os tempos eram de desânimo e de grande medo do desconhecido. Era o anuncio de transformação.
O pavor vem da falta de confiança nas forças do Bem. Vem da falta de fé num Deus que ama.
Quantos de nós, nos momentos mais conturbados das nossas vidas, não fomos invadidos por esse mesmo pavor ?

Oração
Deus do amor, dá-me um coração confiante e honesto, limpo de desconfianças e dúvidas.

Acção
Vou, durante o meu dia, rezar o Credo, as vezes que me conseguir concentrar.


Quarta-feira
Então, hão-de ver o Filho do homem vir numa nuvem com grande poder e glória.

Meditação
Eis a Boa Nova. O Filho do homem virá com grande poder e glória.
É Jesus que virá para ensinar novos valores, que nos levarão a uma vida sem medos.

Oração
Creio em Deus Pai todo poderoso, creio em Jesus que veio ao mundo para nos ensinar os caminhos da salvação.

Acção
Neste tempo de Advento vou preparar o meu coração para um amor sem limites, gratuito e sem chantagens.
Vou fazer como São Francisco: onde houver ódio que eu leve a paz…


Quinta-feira
Quando estas coisas começarem a acontecer, erguei-vos e levantai a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.

Meditação
São palavras de esperança. Esperança na chegada do Salvador. Chegada de alguém que Deus colocou na terra, para viver junto dos outros homens.
Que brincou enquanto criança, cresceu, fez-se adulto, trabalhou, sentiu o peso da vida e espalhou a paz por onde andou.

Oração
Senhor, é chegado o tempo de preparar o Teu aniversário de passagem pela terra.
Ilumina o meu caminho, limpa o meu coração de maldade, e permite que eu celebre este dia com grande alegria em pertencer à Tua família, portando-me com um cristão com letra maiúscula.

Acção
Vou rezar a oração do Pai-Nosso e seguir o que nela rezo.

Sexta-feira
Tende cuidado convosco, não suceda que os vossos corações se tornem pesados pela devassidão, a embriagues e as preocupações da vida, e esse dia não vos surpreenda subitamente como uma armadilha, pois ele sobrevirá sobre todos os que habitam a terra inteira.

Meditação:
Ser cristão é ter presente em todos os momentos da nossa vida os recados que a liturgia nos dá em cada dia que passa.
È viver com justiça, com caridade, com lealdade e sobretudo com respeito pelos outros, sem esquecer que os outros são nossos irmãos em Cristo.

Oração
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio agora e sempre. Amén.

Acção
Estar atento… Se achar necessário ajudar alguém, tentarei fazê-lo sem que me peçam.


Sábado
Portanto, vigiai e orai em todo o tempo, para terdes a força de vos livrar de tudo o que vai acontecer e poderdes estar firmes na presença do Filho do homem.”

Meditação:
Se rezarmos com atenção a oração do Pai Nosso e meditarmos sobre cada frase, e fizermos o que proclamamos, teremos mais facilidade de nos aproximarmos do Pai no momento final.

Oração
Senhor, eu creio em Vós, mas aumentai a minha fé.
Senhor livrai-me de todo o mal.
Senhor acolhe-me no Teu colo nas horas de maior fraqueza.

Acção
Vou rezar o Credo.