domingo, 25 de novembro de 2012

Jo 18, 33b-37 - "É como dizes: sou Rei"

Segunda-feira
Naquele tempo, disse Pilatos a Jesus: «Tu és o Rei dos Judeus?».

Meditação:
Celebramos este Domingo a solenidade de Cristo Rei que encerra o Ano litúrgico.
Naquele dia, naquele palácio, estava o procurador Pilatos, representante do Império Romano, interrogando um humilde judeu, filho do carpinteiro:
“Tu és o Rei dos Judeus?”
O poder que Jesus reivindica não está assente em esquemas de ambição, de poder, de autoridade, de violência, como acontece na nossa sociedade. A missão de Jesus é dar testemunho de verdade que se concretiza no amor, no serviço, no perdão, na partilha, no dom da vida….

Oração:
Peço-Te Senhor que me ajudes, para que eu possa ajudar a construir um reino de paz e concórdia, comunhão e união.

Acção:
Rezemos a oração de S. Francisco:
Senhor! Fazei de mim um instrumento da Tua paz;
Onde há ódio, fazei que eu leve o amor; Onde há ofensa, que eu leve o perdão; Onde há discórdia, que eu leve a união;
Onde há dúvidas, que eu leve a fé; Onde há erros, que eu leve a verdade; Onde há desespero, que eu leve a esperança;
Onde há tristeza, que eu leve a alegria; Onde há trevas, que eu leve a luz!
Ó Mestre! Fazei que eu procure menos ser consolado, do que consolar; Ser compreendido, do que compreender; Ser amado, do que amar...

Terça-feira
Jesus respondeu-lhe: «É por ti que o dizes, ou foram outros que to disseram de Mim?».

Meditação:
Apesar de estar a ser julgado, Jesus antes de responder, interroga Pilatos “É por ti que o dizes, ou foram outros que to disseram de Mim?”
Jesus tenta que Pilatos ponha a mão na consciência e não se deixe levar pelo poder político.

Oração:
Senhor, Rei dos justos, faz com que nas minhas atitudes se note que eu ponho a minha consciência no exame que faço das pessoas.
Faz com que Jesus me oriente no bom sentido, como quis fazer com Pilatos.

Acção:
Não julgarei para não ser julgado.

Quarta-feira
Disse-Lhe Pilatos: «Porventura eu sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes é que Te entregaram a mim. Que fizeste?».

Meditação:
Pilatos não quer assumir responsabilidades e passa-as para o povo judeu e seus chefes. Jesus não responde.
Cristo não nos força a nada, não nos obriga a aceitar o Seu reino, apenas nos convida. O reinado de Deus nada tem a ver com o dos poderosos deste mundo É um reinado de serviço e não um reinado de ser servido. É um reinado de bondade, de paz, de amor, justiça, humildade.
Recordemos o facto de Jesus ter lavado e beijado os pés dos seus discípulos.

Oração:
Senhor Jesus faz com que eu sempre obedeça às Tuas regras e aceita-me como membro do Teu Reino.

Acção:
Neste dia vou rezar o Pai-Nosso sempre que consiga um momento apropriado para me concentrar.

Quinta-feira
Jesus respondeu: «O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que Eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui».

Meditação:
PODER E VERDADE, são realidades que raramente andam juntas. Todas as verdades deveriam ser orientadas para a Verdade de Deus, verdade que nos liberta plenamente. Ele que nos enviou o Seu Filho, feito homem para salvar toda a Humanidade, pelo Seu sacrifício e que essa salvação está em nós, pelas nossas acções, pela nossa fé.
Como vivemos nós “a verdade” em nossas vidas?

Oração:
Eu Te peço Senhor que nos ensines a darmo-nos a todos os que de nós precisam, para que todos sejamos felizes.

Acção:
Hoje vou ser profundamente generosa nas minhas atitudes. Vou ouvir, vou sorrir, vou perdoar…

Sexta-feira
Disse-Lhe Pilatos: «Então, Tu és Rei?».

Meditação:
Pilatos insiste e quer uma resposta clara, e Jesus respondeu-lhe sem medo –“ O meu Reino não é daqui, se o fosse estariam aqui os soldados”.
A pessoa de Jesus não se enquadra na justiça do tempo.

Oração:
Eu gosto de Ti Jesus, que deste a Tua vida por toda a humanidade. Perdoa se por vezes me esqueço desta realidade.

Acção:
Vou fazer um exame de consciência e prometer emendar-me.


Sábado
Jesus respondeu-lhe: «É como dizes: sou Rei. Para isso nasci e vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz».

Meditação:
O evangelho deste Domingo chama-nos atenção para a verdade de que nos fala Jesus. Ele que veio ao mundo para nos dar o Seu testemunho, que ofereceu a Sua própria vida, que morreu por nós… e é pelo Seu sacrifício que acontece a salvação do mundo inteiro, que tem como centro os mais desprotegidos, que faz com que os cegos vejam, os paralíticos andem, os surdos ouçam.
Entreguemo-nos verdadeiramente para que sejamos capazes de escutar em profundidade e entender a mensagem do Senhor. 

Oração:
Senhor, eu creio em Vós, mas aumentai a minha fé.
Que o espírito de Deus interceda sobre nós e nos faça cristãos mais audazes e mais anunciadores do Evangelho.

Acção:
Vou com toda a fé rezar o Credo:
Creio em um só Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos; Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele falou pelos profetas.
Creio na Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica. Professo um só baptismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e vida do mundo que há de vir.  
Amém.