domingo, 23 de dezembro de 2012

Lc 1, 39-45 - "Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?"



Segunda-feira
Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.

Meditação:
Nesta pequena passagem temos duas partes: “Maria põe-se a caminho” e “Entra em casa de Zacarias”.
Pôr-se a caminho significa que Maria não era uma mulher resignada ou conformada com o seu “destino”. E muito menos egoísta, pois “precisou” de partilhar esta alegria com a sua prima.
Entrar na casa é entrar na intimidade, é tomar parte na vida do outro e deixar o outro entrar na nossa.
Neste tempo de felicidade e alegria como é o meu agir: conformo-me à minha realidade ou procuro ir mais além?
Deixo Deus entrar na minha vida ou fica à porta?

Oração:
Maria, hoje rezo a Ti, para que me ajudes a deixar de ser comodista e preguiçosa. Ajuda-me a ser como Tu: disponível, atenta e activa.

Acção:
Hoje, véspera de Natal, vou procurar visitar alguém, não para dar ou oferecer coisas, mas para dizer e partilhar a minha alegria de ser cristã e que amanhã é um grande Dia.


Terça-feira
Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio.

Meditação:
Maria gerou no seu ventre o nosso Salvador. A sua ternura, as suas acções e a sua maneira de falar docilmente reflectiam a imagem de Deus.
O menino exultou-lhe no seio, mexeu-se dentro da barriga de Maria alegremente como louvor.
Ele estava feliz e Maria sentiu, pois é nela que se encontra todo o amor de Deus.

Oração:
Senhor Jesus, entrego-me a Ti hoje, deposito em Ti toda a minha confiança, para que o meu amanhã seja um dia melhor do que foi hoje. Ajuda-me a ultrapassar os obstáculos que aparecem em cada momento do meu dia com a Tua luz.

Acção:
Hoje vou dedicar-me à Palavra de Deus.

Quarta-feira
Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.

Meditação:
Tantos sinais nos são dados e tão poucos recebidos pelos nossos sentidos. Recebemos estímulos e estímulos vindos do Pai, mas são tão poucos aqueles que se transformam em acções. Pois só se conseguem transformar em acções se forem percebidos e na sua maioria não os percebemos.
Para Isabel bastou apenas um sinal para que esta percebesse que Deus estava presente, sem dúvidas afirmou que Maria era uma mulher cheia de Graça, e que o fruto do Seu ventre era vindo de Deus. Esta só conseguiu afirmá-lo porque era uma mulher com imensa fé no coração, pois apenas quem tem fé, consegue decifrar todos os sinais, estímulos, que nos são dados por Deus, demonstrando a sua presença.


Oração:
Senhor quero caminhar de olhos e coração abertos aos Teus estímulos, para que consiga crescer na minha fé.

Acção:
Fazer das minhas acções verdadeiros estímulos de fé para todos os que se cruzam comigo.


Quinta-feira
Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?

Meditação:
Isabel fica surpreendida com a visita de Maria, não pela visita em si, mas por aquilo que a visita significa. Isabel reconhece que a sua prima foi escolhida por Deus.
Eu também fui escolhida por Deus no dia do meu Baptismo para ser FELIZ. Como tenho exprimido essa missão? Estou triste por não ter recebido os presentes que sonhei? Estou triste por não ter estado com as pessoas que desejei?
Não deveria estar feliz por Jesus me ter escolhido? Por contar comigo para fazer deste mundo um mundo melhor?
Se há tantos e bons motivos para estar feliz, porque insistimos em ficar amarrados aos problemas?

Oração:
Senhor, ajuda-me a vencer a corrente dominante de pessimismo e infelicidade que reina por estes dias. Faz de mim instrumento da Tua alegria. Eu creio em Ti.

Acção:
Hoje, na minha oração pessoal, vou dar graças por tudo o que de bom acontece na minha e por ser Barro na mão do oleiro.
Hoje vou fazer duas coisas: a primeira será dizer a alguém que estou feliz; a segunda será ir ao Cemitério depositar uma flor numa pessoa que amo e está a olhar por mim junto de Deus.

Sexta-feira
Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio.

Meditação:
O menino exultou de alegria com a saudação de Isabel, pois ela reconheceu a figura de Maria como a mãe do salvador. Maria é a figura da ternura e do amor que Deus tem por nós e o seu filho, Jesus, é gerado no seu ventre, no seu coração meigo e doce.
Toda esta alegria é sentida pelo menino no seio da sua mãe.

Oração:
Senhor, dou graças pela vida. Dou graças por tudo o que me rodeia. Obrigado, Senhor!

Acção:
Hoje vou estar atento aos Teus sinais.

Sábado
Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor.”

Meditação:
Quando sentimos os sinais do Pai, quando ouvimos o que Ele nos diz; quando seguimos os Seus conselhos, proclamamos a nossa fé, e somos o que Deus nos pede -  conseguimos ser pessoas felizes. Uma felicidade pura e verdadeira em si mesma.
Pois se formos o que o Pai nos pedir, alcançaremos mais facilmente a santidade, que é um dos objectivos mais esperados pelos verdadeiros Cristãos.

Oração:
Senhor, ajuda-me a ser o que Tu me pedes, para ser santo.

Acção:
Hoje vou rezar a um santo que eu goste particularmente.