domingo, 21 de outubro de 2012

Mc 10, 35-45 - "O Filho do homem veio para dar a vida pela redenção de todos"




Segunda-feira
Naquele tempo, Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e disseram-Lhe: «Mestre, nós queremos que nos faças o que Te vamos pedir».

Meditação:
Nós queremos que faças o que Te vamos pedir”.
Será esta a melhor maneira de chegar a Jesus? Pedindo? Exigindo?
Tiago e João de nada lhes serviu andarem com Jesus, pois pensaram, talvez como nós, que pelo fato de seguirem Jesus lhes dava o direito de exigir fosse o que fosse.
E na maioria das vezes não é o que nós fazemos nas nossas orações?
Queremos, exigimos que Deus faça aquilo que nós achamos que é bom para nós. Felizmente Ele cumpre as suas promessas de amor e não os nossos desejos egoístas.

Oração:
Senhor, hoje venho mais uma vez fazer-Te um pedido, mas um pedido de perdão.
Peço-Te que perdoes o meu egoísmo, que me afasta de Ti, perdoa a minha incompreensão que não deixa que me entregue a Ti por inteiro.
Perdoa-me Senhor, porque hoje só pensei em mim…
Amém

Acção:
Quantas vezes a minha oração é feita com base no egoísmo?
Hoje ao longo do meu dia, no trabalho, no carro…vou repetir as vezes que forem possíveis a oração do Pai Nosso e pedir a Deus que se faça em mim a Sua vontade e não a minha, porque só a vontade de Deus é boa para mim.


Terça-feira
Jesus respondeu-lhes: «Que quereis que vos faça?». Eles responderam: «Concede-nos que, na tua glória, nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda».

Meditação:
A tentação dos discípulos é recorrente: quem é o maior? Eles pedem a Jesus para se sentarem um à direita e outro à esquerda na sua glória! A glória de Jesus, para Tiago e João, só podia ser a glória temporal do Messias. Eles pedem-Lhe para lhes dar os melhores ministérios.
Jesus mostra que a única coisa importante para o discípulo é seguir o Seu exemplo: servir e não ser servido, a autoridade não é exercício de poder, mas a qualificação para serviço que se exprime na entrega de si mesmo para o bem comum.

Oração:
Senhor, às vezes quero que Tu faças aquilo que Te peço, não sou melhor que Tiago e João.
Hoje, como eles, escuto o Teu ensinamento, pois quero servir e não ser servido.
Creio em um só Senhor e ele é Jesus Cristo, que veio para nossa salvação…

Acção:
Procuro ao longo do dia servir aqueles que mais precisam e necessitam de um ombro amigo, mesmo que seja apenas com um sorriso.


Quarta-feira
Disse-lhes Jesus: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu vou beber e receber o baptismo com que Eu vou ser baptizado?». Eles responderam-Lhe: «Podemos».

Meditação:
Jesus diz, “não sabeis o que pedis.” Certamente não estava a falar por falar, sabia que tipo de lugar eles queriam…mas Jesus também lhes diz como… e se eles estiverem atentos à Sua palavra e atitude, vão perceber como servir e não ser servido é a formula mais linda para reinar e subir ao trono, não do poder do dinheiro de mandar em tudo e todos…
O que Jesus nos diz com o Seu exemplo? Diz que a fórmula mais linda de reinar é servindo no trono do amor, que não se descreve não tem cadeiras de ouro…mas tem muitas crianças, jovens, adultos, idosos no seu reinado e que não é muito importante onde se senta mas quem se senta e como se senta a escolha essa não cabe a Ele mas a Deus, e a cada um de nós pois somos livres de escolher que reinado será melhor para a humanidade, guerra, ou paz? Poder ou amor?

Oração:
Obrigado, meu bom, Deus, por todos os tronos de amor que pões ao nosso serviço. Certamente a escolha não será de quem quer mas de quem pode e é escolhido. Peço que estendas a Tua mão com carinho sobre eles nos momentos mais difíceis do seu reinado (serviço).

Acção:
Vou tentar ser mais voluntário no serviço que presto ao meu semelhante.


Quinta-feira
Então Jesus disse-lhes: «Bebereis o cálice que Eu vou beber e sereis baptizados com o baptismo com que Eu vou ser baptizado. Mas sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não Me pertence a Mim concedê-lo; é para aqueles a quem está reservado».

Meditação:
É consoladora a promessa de Jesus, aceita o desejo de estarem com Ele, mesmo que ignorem o que isso significa. No entanto Deus Pai não assegura a vida eterna a quem não esteja disposto a dar a sua própria vida.
Assim, não deveriam as minhas orações ser mais cuidadosas? Em vez de serem uma infindável “lista” de pedidos…se Deus não ouve quando penso insistentemente, se Se atrasa em responder-me, não será porque só Lhe peço favores egoístas e já não importa a Sua vontade?

Oração:
Fortalece Senhor a minha fé.
Ajuda-me a aceitar a minha cruz e a transformá-la em doação de amor àqueles que estão em meu redor  todos os dias como aprendi conTigo.
Concede-me Senhor a fortaleza e a convicção no meu testemunho cristão para aceitar viver o meu baptismo  como Teu filho.
Ajuda-me a aceitar o Teu projecto para mim, a Tua vontade, para que possa levar outros tantos e estar junto de Ti no Teu reino.

Acção:
“Beber o cálice” é doloroso, mas torna-nos semelhantes a Deus.
Hoje vou vencer o meu orgulho, o meu egoísmo e tentar ajustar o aspecto que for mais importante para a minha vida à vontade do Deus.  


Sexta-feira
Os outros dez, ouvindo isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João. Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os que são considerados como chefes das nações exercem domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder. Não deve ser assim entre vós: quem entre vós quiser tornar-se grande, será vosso servo, e quem quiser entre vós ser o primeiro, será escravo de todos;

Meditação:
Nós, os cristãos, que queremos imitar o Cristo, temos que nos dispor a fazer da vida um serviço alegre a Deus e aos outros, sem esperar nada em troca; temos que nos dispor a servir mesmo aos que não agradecem o serviço que lhes prestarmos.
Haverá ocasiões em que muitos não entenderão esta atitude de disponibilidade… bastar-nos-á então saber que Cristo a entende e nos acolhe como verdadeiros discípulos.

Oração:
É da oração que obteremos as forças e a humildade necessárias para fazermos da vida um serviço.
Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor e vos servir de todo coração.Amém

Acção:
Hoje vou rezar o credo e meditar sobre o que ele me diz…


Sábado
porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos».

Meditação:
Quando penso no tamanho do coração de Deus só me ocorre uma unidade de medida, o Amor, não me consigo imaginar a doar um filho ao sofrimento pela redenção do mundo.
Sentimentos, vários nos ocorrem quando somos confrontados com ser ou não ser…muitas vezes pensa-mos que temos o futuro dos nossos filhos nas nossas mãos…mas será que temos?
Será que somos responsáveis por todas as escolhas, certas ou erradas que eles fazem…provavelmente Deus não pensou em mostrar o amor de uma forma simples com tudo cor-de-rosa, mas sim com muita dor e espinhos…e nós sabemos o que é o amor? Será que o amor se explica?

Oração:
Olá Jesus, hoje apetece-me fazer-te umas perguntas muito infantis.  
Ficaste zangado com o Teu Pai?
Será que o Teu Pai foi um bom pai?
Enquanto escrevo esta oração/pergunta…já me respondeste…

Acção:
Hoje vou tentar perceber e rezar a Oração do Pai-Nosso.