domingo, 14 de outubro de 2012

Mc 10, 17-27b - "Vende o que tens e segue-Me"



Segunda-feira
Naquele tempo, ia Jesus pôr-Se a caminho, quando um homem se aproximou correndo, ajoelhou diante d’Ele e perguntou-Lhe: «Bom Mestre, que hei-de fazer para alcançar a vida eterna?». Jesus respondeu: «Porque Me chamas bom? Ninguém é bom senão Deus.

O Evangelho apresenta-nos um homem que quer conhecer o caminho para alcançar a vida eterna.

Meditação
Jesus deixa bem claro nesta passagem do Evangelho que Ele é realmente bom porque é Deus e só Deus é totalmente bom. Deus amou de tal modo o mundo que lhe enviou o Seu único Filho, Jesus Cristo, e ensina-nos o que devemos fazer neste mundo, para conseguirmos a vida eterna. Também hoje nós interrogamos Jesus sobre o que devemos fazer para alcançar a vida eterna? Sabemos quem é Cristo? O símbolo da fé diz-nos que é o ” Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos”. Nós cremos em Jesus Cristo?

Oração
Símbolo dos Apóstolos
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, Seu único Filho, Nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há-de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa Igreja Católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amen.

Acção
Hoje vou aprofundar o conhecimento de Deus, tal como Ele se revelou em Jesus Cristo, lendo o Evangelho de João 14, 9-12.


Terça-feira
Tu sabes os mandamentos: ‘Não mates; não cometas adultério; não roubes; não levantes falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe’».

Jesus recorda a bondade de Deus, por isso enumera alguns mandamentos.

Meditação
Quando estamos dispostos a viver segundo os preceitos de Deus, realizando a sua vontade, pondo em prática os seus mandamentos, começamos já, aqui na terra, a vida em plenitude. Eu cumpro ou não os mandamentos da Lei de Deus?


Oração
Senhor, dá-nos a Sabedoria nas atitudes que nos levem a ser verdadeiros filhos de Deus e a dizer com a fé que professamos no Credo “Creio em um só Deus”.

Acção
Vamos viver este dia em harmonia com a vontade de Deus, tendo em mente os seus mandamentos.


Quarta-feira
O homem disse a Jesus: «Mestre, tudo isso tenho eu cumprido desde a juventude». Jesus olhou para ele com simpatia e respondeu: «Falta-te uma coisa: vai vender o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-Me».

Jesus convida o homem a renunciar às riquezas e a escolher o “caminho do Reino”

Meditação
Jesus convida o homem a renunciar às riquezas: vender tudo o que tem, dar esse dinheiro aos pobres e segui-Lo – caminho de partilha, de solidariedade, de doação, de amor. O convite é para todos e se repete em cada dia. Jesus convida ao desprendimento das nossas “riquezas”, a relacionarmo-nos com Ele, e segui-l’O - é um convite a deixar tudo por Jesus para servir os irmãos. A lógica do Reino não é amealhar ou possuir, mas sim partilhar. Aceitamos seguir Jesus ou persistimos no apego às riquezas ou mesmo ao pouco que temos?

Oração
Senhor ensina-nos os Teus caminhos e ajuda-nos a acolher o Teu convite em seguir-Te liberto das amarras às nossas “riquezas”, e permite que a fé se torne viva em cada um de nós e possamos dizer de todo o coração “Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.”

Acção
Tentemos desinstalar o materialismo das nossas vidas e dar lugar ao desapego, para melhor seguirmos Jesus Cristo.


Quinta-feira
Ouvindo estas palavras, anuviou-se-lhe o semblante e retirou-se pesaroso, porque era muito rico. Então Jesus, olhando à sua volta, disse aos discípulos: «Como será difícil para os que têm riquezas entrar no reino de Deus!». Os discípulos ficaram admirados com estas palavras.

Jesus diz que será muito difícil entrar no Reino de Deus os que estão apegados à riqueza.

Meditação
Quando estamos apegados às riquezas sejam de que espécie for não nos lembramos que Deus nos dá tudo, até nos deu o Seu Filho. Algo nos falta na nossa vida cristã quando somos capazes de viver desfrutando e possuindo coisas supérfluas, sem sentirmos interpelados pela mensagem de Jesus e das necessidades das pessoas que não têm o necessário. Fica difícil entrar no Reino de Deus se não vivermos segundo os ensinamentos de Jesus.

Oração
Senhor, agradecemos-Te tudo o que temos e livra-nos do apego às riquezas, de tudo o que nos amarra e nos impede de caminhar, de sermos pessoas solidárias e generosas e ser assim mais livres e mais felizes

Acção
Vamos ser conscientes e procurar partilhar as “nossas riquezas” ou o pouco que temos com os outros.


Sexta-feira
Mas Jesus afirmou-lhes de novo: «Meus filhos, como é difícil entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus». Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: «Quem pode então salvar-se?».

Meditação
Jesus diz que é muito difícil para alguém que possua muitos bens entrar no reino de Deus. O que está em causa não são as riquezas, mas sim o apego que estas podem causar, e como podem ser limitadoras da nossa liberdade. Mesmo quem não tem grandes riquezas vive apegado ao pouco que tem. O desafio de Jesus é que sejamos capazes de nos desapegarmos das coisas para podermos acolher e viver de forma plena a sua mensagem.

Oração
Senhor, com a Tua Sabedoria, ilumina-nos o caminho para que o materialismo desocupe o lugar cimeiro das nossas vidas e dê lugar ao desapego para melhor Te seguirmos, porque só Tu és o Caminho, a Verdade e a Vida.

Acção
Acolhemos cada um de nós o convite de Jesus, tentando libertarmo-nos do apego dos bens terrenos e caminhar com retidão e lealdade.


Sábado
Fitando neles os olhos, Jesus respondeu: «Aos homens é impossível, mas não a Deus, porque a Deus tudo é possível».

À interrogação dos discípulos, Jesus deixa-os com uma esperança: “Aos homens é impossível, mas não a Deus”

Meditação
Jesus apresenta a salvação como um dom de Deus. Ninguém pode salvar a si mesmo: para os homens isso é impossível” porém não o é para Deus. Deus é quem nos salva. Que devemos fazer para ter a vida eterna? Para entrar no reino, temos de nos fazer humildes e pequeninos. Deus enviou o seu Filho que Se fez criança e diz-nos para nos tornarmos crianças a fim de entrar no seu Reino. Com Ele tudo é possível. Ele é a nossa alegria, a nossa força e nosso guia.

Oração
Senhor, nós  cremos em Vós, mas aumenta a nossa fé.
Senhor, conheces as nossas fraquezas, ajuda-nos a escutar-Te cada vez mais, a viver segundo os Teus ensinamentos para no final desta viagem, no faças entrar no Teu Reino.

Acção
Senhor, conscientes da RECOMPENSA que nos dás, vamos partilhar o amor fraterno com os necessitados porque é a única forma que faz avançar decisivamente a humanidade para obter a salvação.