domingo, 13 de novembro de 2011

Mt 25, 14-30 - "Foste fiel em coisas pequenas: vem tomar parte na alegria do teu Senhor"

Hoje, mais uma vez, somos confrontados com uma parábola, que devemos tentar escutar e entender perfeitamente, para que a possamos interiorizar na nossa vida: o Senhor Nosso Deus, antes de entregar aos seus servos (que somos todos nós) grandes responsabilidades, coloca-os à prova, de modo a ver quem está ou não preparado para dar o passo seguinte...
Estaremos nós preparados para esta prova?
Segunda-feira

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos a seguinte parábola: «Um homem, ao partir de viagem, chamou os seus servos e confiou-lhes os seus bens. A um entregou cinco talentos, a outro dois e a outro um, conforme a capacidade de cada qual; e depois partiu.

Mais uma vez a Palavra de Deus é nos revelada através de uma simples história. Jesus conta que um homem, antes de viajar, entrega aos seus servidores os seus bens para administrar.

Meditação
Deus tem uma confiança ilimitada em nós. Ele entrega a cada um de nós os seus talentos. É nossa responsabilidade pô-los a render. É necessário que sejamos bons administradores dos dons e recursos que Deus nos confiou. Deus antes de nos pedir seja o que for, dá-nos muito mais. Seremos nós capazes de partilhar com os outros os dons que o Senhor nos confiou?

Oração
Senhor, ajuda-nos a fazer render os dons que Tu nos confiaste.
Ajuda-nos, em cada dia, sair de nós mesmos para nos darmos aos outros.

Acção
Hoje vamos vencer a nossa preguiça e comodismo e colocar-nos ao serviço dos irmãos.

Terça-feira

O que tinha recebido cinco talentos fê-los render e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebera dois talentos ganhou outros dois. Mas o que recebera um só talento foi escavar na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. Muito tempo depois, chegou o senhor daqueles servos e foi ajustar contas com eles.

Nesta parábola Deus compara os talentos que o proprietário entregou aos seus servos com os dons que dotou os seus filhos.

Meditação
Através desta parábola o Senhor orienta-nos como fazer para que o Reino possa crescer. E aqui os talentos referem-se às qualidades, isto é, aos dons que a cada um de nós Ele confiou. Ora, esses dons que podem ser focados numa comunhão de consciências e corações, que faz de nós comunidades vivas e irradiantes, onde se poderão abrigar todos os que buscam a partilha do conhecimento do Reino de Deus.
Será que somos capazes de pôr os nossos dons ao serviço dos outros, mesmo que tenhamos que nos sacrificar para isso, ou nos acomodamos e não os fazemos “render” em favor dos outros?

Oração
Senhor, ajuda-nos a partilhar os dons que nos concedeste numa vida que se cumpre e realize na justa medida em que se faz missão e partilha.

Acção
Vamos estar atentos e partilhar com os outros o que há de melhor em nós.



Quarta-feira

O que recebera cinco talentos aproximou-se e apresentou outros cinco, dizendo: ‘Senhor, confiaste-me cinco talentos: aqui estão outros cinco que eu ganhei’. Respondeu-lhe o senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel. Porque foste fiel em coisas pequenas, confiar-te-ei as grandes. Vem tomar parte na alegria do teu senhor’. Aproximou-se também o que recebera dois talentos e disse: ‘Senhor, confiaste-me dois talentos: aqui estão outros dois que eu ganhei’. Respondeu-lhe o senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel. Porque foste fiel em coisas pequenas, confiar-te-ei as grandes. Vem tomar parte na alegria do teu senhor’.

O Senhor diz a estes dois servos que são bons. Eles fizeram render o dom que lhes foi confiado segundo a sua capacidade e por isso convida-os a tomar parte na alegria do Senhor.

Meditação
Tal como o homem da parábola regressou e pediu contas dos talentos entregues aos seus servos, também nós havemos de prestar contas pelos dons que Deus nos concedeu. Cada um tem de fazer render o que recebeu de acordo com a sua capacidade. O que importa é que este dom seja colocado ao serviço dos outros, dar tudo pelos irmãos, empenharmo-nos pelo bem do próximo. Só assim seremos convidados para entrar na alegria do Senhor.

Oração
Senhor, obrigado, pelos dons que nos confiaste. Ajuda-nos a que façamos render o que nos deste, de acordo com as nossas capacidades para que quando voltares possamos ouvir “vem tomar parte na alegria do Senhor”.

Acção
Hoje, vamos tentar multiplicar os “dons” que o Senhor nos confiou.



Quinta-feira

Aproximou-se também o que recebera um só talento e disse: ‘Senhor, eu sabia que és um homem severo, que colhes onde não semeaste e recolhes onde nada lançaste. Por isso, tive medo e escondi o teu talento na terra. Aqui tens o que te pertence’.

O servo que recebeu um talento, teve medo, guardou-o e não o pôs a render.

Meditação
Tal como este servo que só recebeu um talento e não o negociou por medo, assim somos nós também por não ocuparmos as nossas mãos e os nossos corações em cuidar dos “dons” que recebemos de Deus, não os pondo a render em benefício dos outros e de nós próprios, fechados no nosso egoísmo e na nossa concha.

Oração
Senhor, perdoa-nos por todas as vezes que enterramos bem fundo o dom do amor que nos concedeste e não fomos capazes de o multiplicar e partilhar com os nossos irmãos.

Acção
Não vamos mais esconder o tesouro que Deus nos deu, mas sim partilhar com os outros.

Sexta-feira

O senhor respondeu-lhe: ‘Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei e recolho onde nada lancei; devias, portanto, depositar no banco o meu dinheiro e eu teria, ao voltar, recebido com juro o que era meu. Tirai-lhe então o talento e dai-o àquele que tem dez.

O Senhor responde ao servo e condena-o por não ter posto o talento a render.

Meditação
Este servo representa aqueles que recebem o dom de Deus e não o põem ao serviço dos outros. Não compreendem a lógica do Amor. Fecham-se ao Amor e recusam amar os outros. Quem assim faz não pode participar na alegria do Senhor.
Seremos nós como este servo que cruzou os braços diante do dom recebido?

Oração
Perdoa Senhor, por todas as vezes em que nos fechamos ao amor e tornamos a nossa vida inútil.

Acção
Procuremos em cada dia dar uma resposta ao amor que Deus nos dá.


Sábado

Porque, a todo aquele que tem, dar-se-á mais e terá em abundância; mas, àquele que não tem, até o pouco que tem lhe será tirado. Quanto ao servo inútil, lançai-o às trevas exteriores. Aí haverá choro e ranger de dentes’».

Quem não quer correr riscos, perde o Reino.

Meditação
Aqui mais uma vez se evidencia o grande dom que é o Amor. Quem ama, quem partilha, quem se doa, está sempre em condições de receber e dar muito mais de uma forma gratuita. Quem não ama destrói-se a si próprio e aos que o rodeiam, não podendo assim participar na alegria do Senhor. Cada um de nós é responsável por tornar a sua vida um dom de amor, uma resposta ao amor que Deus nos dá em cada dia, quando assim não acontece ficamos nas “trevas” ou seja, sem vida.

Oração
Senhor, não queremos comportar-nos como servos inúteis, ajuda-nos a multiplicar os dons que nos confiaste, quer sejam muitos ou apenas um.

Acção
Mesmo que sintamos que “fomos colocados fora” e lançados às trevas por não termos sabido partilhar e aumentar os nossos dons, vamos rezar para que o Pai que é Amor modifique a nossa maneira de agir.